PS1 Flashcards
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, para a manutenção da condição sanitária de país livre ou de zonas livres de febre aftosa no país, qual é o órgão que deverá executar de forma continuada controle de postos de fronteira internacional, postos fixos de fiscalização, portos, aeroportos e pistas de pouso, aduanas especiais, lojas francas, recintos alfandegados, rodoviárias e pontos de remessa postal internacional, incluindo a inspeção de bagagens de passageiros?
O Serviço Veterinário Oficial nas UF
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, a constatação de que tipo de caso de febre aftosa implica adoção de medidas sanitárias para identificação e contenção do agente etiológico, conforme previsto em manuais e planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento?
Caso provável
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, a vacinação contra a febre aftosa é de encargo do responsável legal pelos animais, que deverá conservar as vacinas de acordo com as determinações técnicas de quem até o momento da aplicação?
Do fabricante da vacina
OBS.: NÃO É DO MAPA!
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, as estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem aprimoramento do sistema de _________________________ e dos mecanismos de ________________ para a febre aftosa.
Atenção veterinária e vigilância
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, qual é o órgão responsável pela coordenação e gestão de emergências zoossanitárias de febre aftosa em seu território?
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, a critério do MAPA, a vacinação poderá ser dispensada em estabelecimentos específicos, quais são esses estabelecimentos?
Estabelecimentos de Pré-Embarque (EPE) e aqueles envolvidos nos testes de controle de qualidade de vacina, apenas para os animais participantes dos testes, devendo estes estabelecimentos seguirem normas específicas do SVO da UF
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, para a manutenção da condição sanitária de país livre ou de zonas livres de febre aftosa no país, o SVO nas UF deverá executar de forma continuada o controle de ingresso de quais tipos de animais, bem como seus produtos e subprodutos de risco?
Dos animais de susceptíveis à febre aftosa
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, o ingresso em zona livre de febre aftosa de animais susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos, oriundos de zonas não livres ou de zona livre de febre aftosa com a condição suspensa, seguirá regulamentação específica de qual órgão?
Do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, elaborada com base nas diretrizes do Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE
Considerando a literalidade da IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, para a manutenção da condição sanitária de país livre ou de zonas livres de febre aftosa no país, qual é o órgão que deverá executar de forma continuada investigação de todos casos suspeitos de doença vesicular?
O Serviço Veterinário Oficial nas UF
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, a vacinação contra a febre aftosa é de encargo do responsável legal pelos animais, que deverá administrar as vacinas pela via aprovada por qual órgão e dentro dos períodos estabelecidos por quem?
Pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo SVO
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, os critérios de produção, controle de qualidade, armazenamento e autorização de uso de antígenos e vacinas com características específicas para utilização em animais situados em áreas de risco para a febre aftosa serão estabelecidos em regulamento específico de qual órgão?
Do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, em relação aos dois testes diagnóstico de brucelose para o ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação, caso não seja possível manter os animais isolados no estabelecimento de criação de destino, os dois testes poderão ser efetuados durante os ___________________ que antecedem o embarque, num intervalo de __________________________ entre testes.
60 dias e 30 a 60 dias
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, após a suspensão temporária do certificado livre de brucelose, para retorno à condição de livre é necessário obter quanto(s) teste(s) de rebanho negativo em qual intervalo de tempo?
2 testes de rebanho negativos consecutivos com intervalo de 30 a 90 dias, com o 1º teste sendo após o abate sanitário ou eutanásia dos positivos
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, os animais reagentes ao teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) deverão ser submetidos a teste confirmatório ou, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais, serem destinados ao abate sanitário ou à eutanásia em qual prazo?
Em até 30 dias
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, o saneamento para tuberculose, em estabelecimento de criação especializado em pecuária de leite ou sem especialização (rebanho misto), termina após obter-se quanto(s) teste(s) de rebanho negativo(s)?
1 teste