PS2 Suínos Flashcards
Brucelose Suína, Patogenia?
Após a exposição à B. suis, os suínos desenvolvem uma bacteremia que pode persistir por até 90 dias. Durante e após a bacteremia, a multiplicação pode ocorrer em vários tecidos.
Disenteria Suína (DS) ,Etiologia?
A disenteria suína (ds) é uma enfermidade bacteriana altamente contagiosa caracterizada por diarreia muco-hemorrágica e afeta principalmente leitões nas fases de recria e terminação. Abrachyspira hyodisenteriae, espiroqueta anaeróbia, é considerada o agente primário da disenteria suína.
Doença de Aujeszky, Etiologia?
A Doença de Aujeszky é causada por um herpesvírus suíno tipo I (SuHV-1), do gêneroVaricelloviruse da FamíliaHespesviridae(subfamíliaAlphaherpesvirinae). É um DNA vírus que contém em sua estrutura um envelope glicoproteico
Leptospirose em suínos, Patogenia?
As leptospiras invadem o organismo após penetrar nas membranas mucosas expostas ou pele danificada. Após um período de incubação variável (4 a 20 dias), as leptospiras circulam no sangue e se replicam em muitos tecidos, incluindo fígado, rins, pulmões, trato genital e SNC por a 7 a 10 dias.
Peste Suína Clássica, Etiologia?
O vírus da PSC é um RNA fita simples, pertencente ao GêneroPestiviruse à FamíliaFlaviviridae. Existe somente um sorotipo, mas vários genótipos e subgenótipos. O vírus é fortemente relacionado com os pestivírus encontrados em ruminantes, os quais podem causar reações sorológicas em suínos que podem ser confundidos com PSC.
Disseminação de VPSC 🐽 ?
O VPSC pode ser disseminado em fômites e pode ser transmitido por vetores mecânicos vivos, como insetos.
PSC incubação nos 🐽 outras e espécies suscetíveis?
O período de incubação da PSC pode variar de2 a 15 dias, sendo frequentemente 3 a 7 dias em casos agudos.
Infecções experimentais sem sinais clínicos foram relatadas em bovinos, ovinos, caprinos e veados, mas não há nenhuma evidência que comprove que essas espécies se tornem infectadas na natureza.
PSC congênita 🐽?
Em leitões infectados por via congênita, as lesões comuns incluem hipoplasia cerebelar, atrofia tímica, ascite e deformidades da cabeça e das pernas.
Diagnóstico PSC?
Os testes de reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase (RT–PCR), que detectam ácidos nucléicos virais, normalmente são usados para diagnóstico.
PSC alteração comum laboratórial?
Leucopenia severaé uma alteração laboratorial comum.
Testes diagnóstico PSC 🐽?
Os testes de reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase (RT–PCR), que detectam ácidos nucléicos virais, normalmente são usados para diagnóstico.
PSC características?
) As lesões da peste suína clássica são bastante variáveis. Na doença aguda, a lesão mais comum é a hemorragia.
) Devido a sua capacidade de persistir no sangue e nos tecidos após a morte do animal, o VPSC pode ser espalhado por alimentos malcozidos que contenham tecidos de suínos infectados.
) Os sinais clínicos comuns na forma aguda da doença incluem febre alta, aglomerações, fraqueza, apatia, anorexia, e conjuntivite, a qual pode causar crostas severas nas pálpebras. A constipação, com fezes endurecidas é tipicamente seguida de períodos alternados de diarreia aquosa.
(V) O baixo desempenho reprodutivo pode ser o único sinal em alguns rebanhos reprodutores infectados com cepas menos virulentas. As porcas destes rebanhos podem abortar ou parir leitões mortos, mumificados, malformados e fracos.
Não são livre da PSC?
Não são declarados livre de PSC: Pará, Alagoas, Amapá, Ceará, maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte,Roraimae o restante do Amazonas (exceto os municípios de Guajará e Boca do Acre, parte do sul do município Canutama e parte do sudoeste do município de Lábrea).
Vacina para doença de Aujeszky características?
A vacina para doença de Aujeszky aprovada pelo MAPA para uso no Brasil é a inativada deletada para glicoproteína do envelope viral gE (também chamada de G1) que permite a diferenciação entre animais infectados e vacinadosATRAVÉS DO TESTE ELISA DIFERENCIAL PARA GLICOPROTEÍNAgE (ausente na vacina).
História da D. Aujeszky?
A doença de Aujeszky (DA) ou pseudo-raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa de etiologia viral que
se constitui em um importante obstáculo à exploração e ao comércio internacional de suínos em todo o
mundo. A etiologia da doença foi determinada no início do século XX e a primeira notificação no Brasil ocorreu
em 1932.