prova cirurgia geral Flashcards
Ambiente cirúrgico
Unidade hospitalar onde ocorrem
as intervenções cirúrgicas.
Definição de zonas do ambiente cirúrgico
ÁREAS ESPECÍFICAS DO AMBIENTE CIRÚRGICO QUE
POSSUEM DIFERENTES NÍVEIS DE CONTROLE DE CONTAMINAÇÃO E QUE SÃO UTILIZADAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO PACIENTE DURANTE O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO.
zonas do ambiente cirúrgico - Zona de proteção
a área onde é feita a lavagem e a troca de roupa cirúrgica pelos profissionais da equipe antes de entrarem nas áreas restritas do ambiente cirúrgico. É a primeira linha de defesa contra a contaminação.
Ex: Vestiários.
Zonas do ambiente cirúrgico - zona asséptica
É considerada uma zona crítica e deve ser mantida estéril, ou seja, sem a presença de microrganismos, para prevenir infecções durante a cirurgia.
Ex: sala de operação e sala de subesterilização.
Zonas do ambiente cirúrgico - zona limpa
Área ao redor da zona asséptica e da mesa cirúrgica, onde circulam os profissionais que não estão diretamente envolvidos no procedimento cirúrgico, mas que necessitam de acesso ao ambiente cirúrgico.
Ex: Sala de equipamentos, depósito.
Composição da equipe cirúrgica
Cirurgião: Responsável pela intervenção cirúrgica.
Auxiliar (primeiro assistente): Responsável por posicionar o enfermo, organizar a mesa e preparar o campo cirúrgico. Durante a intervenção auxilia o cirurgião.
Instrumentador: cuida da mesa do instrumental e auxilia ativamente o cirurgião.
conceito de assepsia
é o conjunto de medidas que visam a prevenção da contaminação por microrganismos em um determinado ambiente ou superfície. Por exemplo,
durante uma cirurgia, a assepsia é realizada para prevenir a contaminação do campo cirúrgico com microrganismos presentes no ar ou em superfícies
adjacentes.
conceito de antissepsia
é o processo de eliminação ou redução dos microrganismos presentes na pele ou em outras superfícies do corpo humano, por meio do uso de substâncias antissépticas. A antissepsia é realizada
para reduzir o risco de infecções em procedimentos invasivos, como a realização de um curativo ou a inserção de um cateter venoso.
Lavagem de mãos
quais os tempos cirúrgicos?
Diérese, hemostasia, exérese e síntese
diérese
é o procedimento de incisão ou corte realizado em tecidos ou órgãos durante uma cirurgia, com o objetivo de permitir o acesso ao local de interesse.
hemostasia
é o controle da hemorragia, ou seja, a interrupção ou redução do sangramento em uma região do corpo. A hemostasia pode ser realizada por meio de diversos métodos, como compressão manual, cauterização, ligadura ou uso de medicamentos hemostáticos.
exérese
é a cirurgia propriamente dita, o procedimento de remoção cirúrgica total ou parcial de um tecido, órgão ou lesão.
síntese
é o procedimento de fechamento das incisões ou feridas cirúrgicas por meio da aproximação e fixação dos tecidos. A síntese tem como objetivo permitir a cicatrização adequada dos tecidos e a recuperação do paciente
fio absorvivel biologico
categute simples ou cromado
fio absorvivel sintetico multifilamentar
vicryl
fio absorvivel sintetico monofilamentar
PDS e Maxon
fio inabsorvivel naturais multifilamentares
algodão, seda e linho
fio inabsorvivel sintetico multifilamentar
nylon trançado, poliéster, aço inoxidável (flexon)