Processo de Independência Flashcards
Qual o contexto internacional favoreceu o processo de independência do Brasil no plano teórico?
Foi um período de crise do Antigo Regime (que sustentava as monarquias) e circulação de ideias iluministas que levaram a independências em vários locais nas Américas.
Qual o contexto importante da Europa no período?
Revolução Francesa seguida do período napoleônico, que conduziu invasões a Portugal e Espanha e desestabilizou as monarquias hibéricas.
Qual o contexto de transformação interna contribuiu para o processo?
O Brasil sede do Estado Monárquico Português - a corte no Rio de Janeiro provocou mudanças que não tinha como voltar atrás mais (cargos, Brasil com status de Reino).
Constitucionalismo português.
Movimento que deu origem às constituição de Portugal de 1820 contribuiu para o nosso processo de independência por buscar mais autonomia num contexto de limitação do poder monárquico e tentativa de dominar o Brasil.
Como o Brasil como um todo via essa questão da independência?
Não havia consenso ou unidade territorial. Centro-sul era mais dualista e defendia a autonomia brasileira, enquanto que o norte (Pará) era mais unitário com relação a Portugal.
Decretos de 1821.
Juntas provisórias nas províncias, poder militar na mão de militares ligados a Portugal, extinção da Casa de Suplicação e os tribunais superiores, ordem para o regresso do príncipe Pedro (não cumprida).
Qual o objetivo e a consequência dos decretos de 1821?
O principal objetivo era recolonizar e dividir o Brasil, mas gerou revolta porque os brasileiros não queriam voltar ao status de colônia.
Dia do fico.
Ocorre em 9 de janeiro de 1822, quando Pedro responde ao pedido popular para que ficasse no Brasil, contrariando as Cortes. Tropas são enviadas para o Brasil por causa disso.
José Bonifácio.
Político importante que assumiu como Ministro do Reino e dos Negócios estrangeiros e articulou a independência.
Qual a sequência de eventos em setembro que contribuíram para a independência?
Em agosto novos decretos atentam contra Bonifácio, que se reúne com D. Leopoldina em 2 de setembro pedindo a independência ao príncipe, que recebe a carta em 7 de setembro numa viagem entre Rio e São Paulo, concordando em fazer independência antes que novas tropas chegassem.
Qual a importância do dia 12 de outubro de 1822?
É quando D. Pedro é aclamado imperador pelo povo.
Qual a resposta de Portugal frente à declaração de independência de 1822?
Organiza-se para o uso da força no Norte e Nordeste, mas falha e o Brasil continua uso, prolongando o impasse até o reconhecimento em 1825 (intermédio da Inglaterra e sem a presença de Bonifácio).
Quais as exigências feitas por Portugal para o reconhecimento da independência do Brasil?
Portugal “concedeu” a independência, proíbe outras colônias de fazerem o mesmo, anistia, indenização de 2 milhões de libras a Portugal (exemplo embarcações).
Qual o impacto do tratado de 1825?
Outros países passaram a reconhecer a independência (Os EUA já o tinham feito em 1824), e a Inglaterra pode firmar novo tratado com o Brasil em 1827.
Qual o balanço final da independência?
Nasce um país, mas não uma nação (identidade) / maior país da América do Sul (maior marinha), território ainda não definido com Cisplatina ainda pertencente.