Chefes de governo brasileiros 4 Flashcards
Eleito graças à aliança PSD-PTB, o que causa revolta no outro partido, a UDN, que passa a questionar o resultado das eleições e se opôs fortemente contra a posse dele.
Juscelino Kubitschek.
Apesar da popularidade, terminou o último mandato com graves problemas econômicos e com uma crise energética conhecida como Apagão (racionamento de energia).
Fernando Henrique Cardoso.
Durante o seu governo foi organizado o movimento Diretas Já, que propunham eleições diretas para presidente, mas esse presidente e seu governo não permitiram.
João Figueiredo.
Tinha como objetivo, apesar de manter a máquina repressora do Estado, realizar uma transição “lenta, gradual e segura” do poder de volta aos civis.
Geisel.
Três ministros militares de Jânio Quadros que exercem o poder de fato (contra Jango) no período em que o presidente da Câmara Ranieri Mazzilli assume a presidência do Brasil em 1961.
Junta Militar de 1961.
Conhecido pela Política Externa expansiva iniciada por FHC, mas que foi muito aprofundada durante o seu governo.
Lula.
Iniciou um processo de liberalização econômica e privatizações, que incluem o PICE (Política Industrial e de Comércio Exterior) e o PND (Plano Nacional de Desestatização).
Fernando Collor.
Primeiro presidente civil após o Regime Militar que durou 21 anos, escolhido via eleição presidencial indireta, após o Colégio Eleitoral eleger Tancredo Neves e ele como vice.
José Sarney.
Responsável pelo AI-13 (banimento) e AI-14 (pena de morte em certos casos), ou seja, o aumento da repressão.
Junta Militar de 1969.
É do seu governo a Emenda Constitucional nº 11 de 1979 que revogou o AI-5 e inaugurou o processo de abertura, como tolerância às manifestações contrárias e fim da censura aos poucos.
Geisel.
Responsável pelos primeiros Atos Institucionais (AI-1, AI-2, AI-3 e AI-4 que convocou o Congresso para uma nova Constituição).
Castelo Branco.
Aproveitou o bom momento do período (econômico e a vitória do Brasil na Copa do Mundo em 1970) para impulsionar a imagem de um Brasil em progresso.
Médici.
É do seu governo a tentativa de golpe do Atentado do Riocentro de 1981, que deu errado, mas mostrou a insatisfação dos militares linha-dura com a abertura.
João Figueiredo.
É do seu governo o PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo), de responsabilidade de Roberto Campos (Planejamento) e Otávio Gouveia Bulhões (Fazenda).
Castelo Branco.
Durante o seu governo ocorreu o Milagre Econômico, no qual o Brasil cresceu bastante, mas coincidiu com o maior momento de repressão e esse milagre não foi dividido com todas as camadas sociais.
Médici.
Último presidente militar e no seu período houve o aprofundamento da crise econômica (estagflação) e finalmente a abertura política (redemocratização).
João Figueiredo.
É do seu governo a Lei Falcão, que pretendia limitar e prejudicar a oposição nas propagandas eleitorais de 1976, o que não teve o efeito esperado.
Geisel.
É do seu governo o uso intensivo da mídia para fazer propaganda do governo, incluindo os slogans “Brasil: ame-o ou deixe-o” e “Ninguém mais segura esse país” na década de 1970.
Médici.