Chefes de governo brasileiros 3 Flashcards
Último presidente do período da Segunda República. Após a sua renúncia temos o início do regime militar.
João Goulart.
Responsável pela SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), que foi um projeto de integração econômica do Nordeste ao restante do país.
Juscelino Kubitschek.
Durante o sistema parlamentarista brasileiro, assumiu como Primeiro-Ministro.
Tancredo Neves.
Responsável pela inauguração da Política Externa Independente, junto ao chanceler Afonso Arinos de Melo, pela qual condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Jânio Quadros.
Presidente que retomou a pauta nacional-desenvolvimentista, agradando a classe rica e a trabalhadora, usando sua popularidade para aprovar a maioria de suas metas frente ao Congresso.
Juscelino Kubitschek.
Estava na China comunista quando recebe a notícia de que seria presidente, o que assustava a oposição por ele ser próximo ao PTB e ao sindicalismo radical.
João Goulart.
Sem apoio dos tradicionais PSD, UDN e PTB, decide abandonar a conciliação e se vira mais à esquerda: defendia as Reformas de Base, que incluíam a reforma agrária.
João Goulart.
Responsável pelo discurso histórico do Comício da Central do Brasil, em 1964, quando prometeu as reformas e a criação da SUPRA (Superintendência da Reforma Agrária).
João Goulart.
Responsável pelo Plano de Metas, que consistia em 30 metas para os setores da energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
Juscelino Kubitschek.
Em 1963 consegue aprovação num plebiscito, com vitória avassaladora, o retorno ao sistema presidencialista - torna-se então presidente completo.
João Goulart.
Criou uma dívida pública gigantesca e disse não às prerrogativas do FMI para obtenção de um empréstimo de 300 milhões de dólares, aplaudido tanto pelos nacionalistas quanto pelos comunistas.
Juscelino Kubitschek.
A oposição tinha tanto medo desse presidente que, liderada por Tancredo Neves, conseguiu aprovar um sistema parlamentarista para que ele não tivesse plenos poderes (só Chefe de Estado).
João Goulart.
Tomou medidas muito à esquerda num período de polarização política nos anos 1960, incluindo reestabelecer relações com a URSS e cancelar concessão de exploração de empresa americana.
João Goulart.
Criou o Grupo de Coordenação do Comércio com os Países Socialistas - COLESTE - durante um período de polarização política.
João Goulart.
Responsável pela Novacap - Companhia Urbanizadora da Nova Capital, criada pela lei nº 2.874 de 1956.
Juscelino Kubitschek.