Problema 6: Flashcards

1
Q

Olhando a caderneta de vacinação de Rosa você observou que ela tinha recebido todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização do
Ministério da Saúde até os 2 anos de idade mas desde então D. Rosalva não tinha mais feito seguimento no posto de saúde. Diante dessa situação como você orientaria D. Rosalva em relação ao cartão vacinal. Rosa tem 5 anos:

A

Com 4 anos a pequena Rosa teria que tomar as vacinas da Febre amarela + DTP ÷ VOP +
varicela além da campanha anual contra a Influenza/gripe pelo PNI. A recomendação é que não se vacine em vigência de quadros febris mas assim que o quadro febril se resolver o cartão deve ser atualizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual calendário vacinal do ministério da saúde e quais as recomendações da SBP:

A

● Ao nascer
○ BCG-ID: dose única, composição (bactéria viva atenuada) e previne formas graves de tuberculose, meníngea e miliar;
○ Hepatite B recombinante: dose ao nascer e composição (antígeno recombinante de superfície).

● 2 meses
○ 1ª dose Vacina pentavalente: previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b. Composição (Toxoides diérico e tetânico purificados e bactéria da coqueluche inativada. Oligossacarídeos conjugados do HiB, antígeno de superfície de HB);
○ 1ª dose VIP (vacina inativada poliomielite): composição (vírus inativado tipos 1, 2 e 3) e previne poliomielite (paralisia infantil);
○ 1ª dose VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano): previne diarreia por rotavírus, composição (vírus atenuado);
○ 1ª dose Vacina pneumocócica 10 (valente): previne doenças invasivas e otite média aguda causadas por Streptococcus pneumoniae sorotipos 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F. Composição (Polissacarídeo capsular de 10 sorotipos pneumococos).

● 3 meses
○ 1ª dose Vacina meningocócica C (conjugada): previne doenças invasivas causadas por Neisseria meningitidis do sorogrupo C e composição (polissacarídeos capsulares).

● 4 meses
○ 2ª dose pentavalente (DTP + HB + Hib);
○ 2ª dose VIP (vacina inativada poliomielite);
○ 2ª dose VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano);
○ 2ª dose pneumocócica 10 valente.

● 5 meses
○ 2ª dose meningocócica C (conjugada).

● 6 meses
○ 3ª dose pentavalente (DTP + HB + Hib);
○ 3ª dose VIP (vacina inativada poliomielite).

● 9 meses
○ 1ª dose febre amarela: composição (vírus atenuado).

● 12 meses
○ 1ª dose SRC (tríplice viral): previne sarampo, caxumba e rubéola e composição (vírus atenuados);
○ Reforço pneumocócica 10 valente;
○ Reforço meningocócica C (conjugada).

● 15 meses
○ 1º reforço VOP (vacina oral poliomielite);
○ Vacina hepatite A: dose única e composição (antígeno do vírus da hepatite A, inativada);
○ 1º reforço DTP (tríplice bacteriana):previne difteria, tétano e coqueluche;
○ SCRV (tetra viral): dose única, previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela e composição (vírus vivos atenuados).

● 4 anos
○ 2º reforço DTP (tríplice bacteriana);
○ 2º reforço VOP (vacina oral poliomielite);
○ 2ª dose varicela;
○ Reforço da febre amarela.

● 5 a 11 anos
○ DT (difteria e tétano): 3 doses (considerar doses anteriores com penta e DTP) e composição: toxoides diérico e tetânico purificados, inativada.
○ PPV 23 (pneumocócica 23-valente) - para os povos indígenas, sem comprovação da vacina PCV10: 1 dose e composição: polissacarídeo capsular de 23 sorotipos pneumococos.
○ Vacina Covid-19: 2 doses.

● HPV (meninas - 9 a 14 anos / meninos - 11 a 14 anos)
○ HPV quadrivalente: 2 doses, previne infecções pelo Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18 e composição: partícula da cápsula do vírus antígeno de superfície.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Dona Ana leva o pequeno Davi de 1 ano à consulta devido a quadro de febre moderada há 5 dias. A febre não tinha horário preferencial, melhorava com paracetamol, durou apenas 3 dias, associada a anorexia. Depois dos 3 dias, apareceram lesões cutâneas avermelhadas pruriginosas que tinham começado na face mas acometiam tronco e membros que formaram pápulas e depois evoluiram para vesículas. No momento da consulta algumas já tinham crostas mas outras ainda estavam aparecendo. Olhando o cartão vacinal a médica percebeu que as últimas vacinas da criança tinham sido aos 6 meses.

Diante do quadro clínico descrito, cite qual a principal hipótese diagnóstica, seu agente etiológico, o periodo de incubação e a forma de transmissão:

A

Varicela, agente vírus varicela-zoster, transmissão dá se pelo contato direto com saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada, ou pelo contato com o liquido do interior das vesículas. Após o contato, o período de incubação dura em média 15 dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as doenças exantemáticas mais comuns? Cite as características gerais da evolução do quadro, agente etiológico, período de incubação e tratamento:

A

-Varicela (catapora):
.Agente etiológico = Varicela-zoster
.Período de incubação = 14 a 16 dias
.Evolução = Começa com febre, mal-estar, anorexia, cefaleia e dor abdominal. Até o aparecimento de lesões no couro cabeludo face e pescoço, que começa com exantema macular e logo evolui para pápulas, vesículas claras e crostas.
.Tratamento: controle dos sintomas.
-Rubéola:
.Agente etiológico = vírus do gênero rubivirus
.Período de incubação = 2 a 3 semanas
.Evolução: A fase exantemática se inicia na face e pescoço como máculas rosadas pequenas, irregulares, coalescentes e dissemina-se para tronco e extremidades. O exantema desaparece da face à medida que desce para o corpo, dura cerca de 3 dias e desaparece sem descamação. Apresentam lesões recidivantes. À oroscopia podemos identificar as manchas de Forchheimer, que são pequenas lesões róseas ou petéquias em palato.
.Tratamento: Suporte para o controle sintomático.
-Roséola (exantema súbito):
.Agente etiológico: herpes vírus do tipo 6
.Período de incubação: 5 a 15 dias
.Evolução: A doença clínica inicia com febre alta, que pode ou não ser acompanhada de irritabilidade e anorexia, persiste por 3 a 5 dias e depois desaparece em crise. Convulsões febris podem ocorrer durante esse período em 5 a 10% das crianças. O exantema surge após o desaparecimento da febre, como lesões individualizadas pequenas, róseas e levemente elevadas (rash morbiliforme). Distribuem-se no tronco e depois se espalham para pescoço, face e extremidades.
.Tratamento: controle dos sintomas.
-Sarampo:
.Agente etiológico: Morbillivirus
.Período de incubação: 8 a 12 dias
.Evolução: A doença clínica inicia com febre alta, que pode ou não ser acompanhada de irritabilidade e anorexia, persiste por 3 a 5 dias e depois desaparece em crise. Convulsões febris podem ocorrer durante esse período em 5 a 10% das crianças. O exantema surge após o desaparecimento da febre, como lesões individualizadas pequenas, róseas e levemente elevadas (rash morbiliforme). Distribuem-se no tronco e depois se espalham para pescoço, face e extremidades
.Tratamento: controle dos sintomas
-Síndrome mão-pé-boca:
.Agente etiológico: coxsackie A16 e o enterovírus 71.
.Período de incubação: 3 a 6 dias
.Evolução:A criança evolui com um pródromo caracterizado por febre baixa, irritabilidade e anorexia. Cerca de 1 a 2 dias após o início da febre aparece a hiperemia de orofaringe, com vesículas em língua, mucosa oral, faringe posterior, palato e até lábios. Surgem também lesões maculopapulosas com vesículas ou pústulas nas mãos, nos pés e na virilha.
.Tratamento: controle dos sintomas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Levando em consideração o caso anterior:

A médica que atendeu o pequeno Davi orientou que a Sra Ana
atualizasse o cartão vacina da criança. Cite quais vacinas precisam ser feitas de acordo com o calendário vacinal do Ministério da Saúde:

A

9 meses - febre amarela
12 meses - tríplice viral + pneumo + meningo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Seu colega de visita domiciliar observou que Rosa, a criança de 4 anos, estava muito quietinha e com secreção nasal amarelada no nariz. D. Rosalva explicou que há 3 dias a pequena tinha iniciado um quadro de febre alta até 39 graus que melhora com a medicação mas voltava de 6/6horas, quando a temperatura baixava a pequena até ficava bem mas o apetite estava muito diminuido e parecia estar com dor no corpo. Ao exame físico foi possivel observar bom estado geral, olhos com lacrimejamento, obstrução nasal, coriza amarelada, ausculta pulmonar limpa, frequência respiratória de 28., ausculta cardiaca e restante do exame fisico dentro da normalidade.
Diante do quadro clínica da pequena Rosa e do seu conhecimento sobre os quadros de infecções das vias aéreas superiores
(IVAS) na criança, assinale a alternativa correta:
A)Todas as IVAS podem ser provocadas por infecção viral, mas a causa mais prevalente é por infecção bacteriana
B)As causas bacterianas de otite e sinusite são praticamente as mesmas sendo que o Staphilococcus aureus é a bactéria mais comumente encontrada nesses quadros.
C)As infecções virais são marcadas, quase sempre, por um início súbito, ao contrário das bacterianas.
D)O Streptococus pneumoniae (pneumococu) é um agente etiológico importante apenas para infecções de vias aéreas inferiores.
E) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

A

Letra E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Escolar de 7 anos, previamente hígido, apresenta quadro de febre há 3
dias e tosse produtiva com secreção amarelada. Ao exame observado frequência respiratória de 30 irpm, tiragem intercostal discreta e estertores finos em base pulmonar direita. Diante desse quadro, assinale a alternativa que apresenta a melhor alternativa:

A)Quadro de infecção de vias aéreas superiores devendo ser internado para
tratamento.
B)Quadro de infecção de vias aéreas inferiores devendo ser internado para
tratamento.
C)Quadro de infecção de vias aéreas superiores devendo ser iniciado tratamento domiciliar.
D)Quadro de infecção de vias aéreas inferiores devendo ser iniciado o tratamento domiciliar.

A

Letra: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Cecilia, 5 anos, é levada ao pronto atendimento de Pediatria com quadro 0/1 de coriza, obstrução nasal de moderada intensidade há 14 dias. Há 2 dias evoluiu com piora da tosse, apareceram febre de 39,2 graus, hiporexia e apatia. A rinoscopia evidenciou secreção purulenta. Ausculta pulmonar normal. O diagnóstico mais provável e o respectivo agente etiológico são:
A)Resfriado comum-rinovirus.
B)Faringotonsilite viral - Influenza.
C)Otite média aguda - Haemophilus influenzae.
D)Rinossinusite bacteriana - Streptococcus pneumoniae.

A

Letra:D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Sobre as doenças exantemáticas mais prevalentes na infância (..) associe as colunas relacionando as manifestações clínicas e o nome da doença e assinale a alternativa
CORRETA que apresenta a ordem de cima para baixo da associação:
1 - Febre alta + estado geral preservado +
exantema em face e tronco
2 - Linfonodomegalias + febre + rash
máculo papular róseo
3 - Febre alta + eritema puntiforme +
descamação laminar
4 - Rash morbiliforme + tosse
descamação furfurácea
5 - Exantema inicial em face + lesões
recidivantes
( ) Sarampo
( ) Escarlatina
( ) Exantema Súbito
( ) Eritema Infeccioso
( ) Rubéola

A

1-2-4-3-5

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Um lactente de 8 meses apresenta febre de até 39°C, a cada 8 horas, a 4 dias, que cede com medicação. Está em bom estado geral e sem outros sintomas. Ha 12 horas, recebeu amoxicilina pela primeira vez, por suspeita de amigdalite. Desde então não apresentou mais febre mas a mãe observou rash maculopapular que começou no tronco e migrou para os membros inferiores e superiores, sem prurido. O diagnóstico é:
A) Exantema Súbito
B) Eritema Infeccioso
C) Escarlatina
D) Reação de hipersensibilidade medicamentosa

A

Letra:A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly