Problema 2: Flashcards
Explique como ocorreu a adaptação da circulação de Clara do ambiente intra para o extra uterino:
Para que ocorra a transição é necessário que se fechem os 3 desvios da circulação fetal -
1) o ducto venoso ( ao clampear o cordão); 2) com o aumento da resistência vascular sistêmica e diminuição da ressiteência vascular pulmonar cocorre a inversão do fluxo e o fechamento do forame oval; 3) com o aumento da Sat02 ocorre o fechamento do canal arterial
Ana, 16 anos, foi levada pela mãe, na data de hoje, à consulta médica com queixas de: náusea, cansaço e modificações no corpo da menor observadas há cerca de 5 meses. Quando perguntada sobre a data da última menstruação Ana lembrava que tinha sido na época das férias de Julho de 2022, nos dias 16 a 20. Durante o exame físico, além de alterações características de gravidez em andamento foram observados hipertensão arterial e palidez cutâneo mucosa sugestiva de anemia
Ainda na história clínica quando perguntada sobre o uso de medicações ou outras substâncias Ana negou uso de medicações e vitaminas, mas referiu tabagismo.
Diante do caso clínico e do seu conhecimento sobre a fisiologia e anatomia placentária assinale a alterativa correta.
A)O sangue chega da placenta alravés da veia umblical e passa através do ducto venoso para veia cava inferior. O sangue que chega no átrio direito e é direcionado através do forame oval para o átrio esquerdo. O ducto arterial comunica a artéria
pulmonar com a artéria aorta ascendente.
B) O sangue chega da placenta através da artéria umbilical e passa através do ducto arterial para veia cava inferior. O sangue que chega no átrio direito e é direcionado pulmonar com a artéria aorta ascendente.
C) O sangue chega da placenta através da veia umbilical e passa através do ducto arterial para veia cava inferior. O sangue que chega no átrio direito e é direcionado através do forame oval para o átrio esquerdo. O ducto venoso comunica a artéria pulmonar com a artéria aorta ascendente.
D) O sanque chega da placenta através da veia umbilical e passa através do ducto venoso para veia cava inferior. O sangue que chega no ventrículo direito e é direcionado através do forame oval para o ventrículo esquerdo. O ducto arterial comunica a artéria pulmonar com a artéria aorta ascendente.
Letra: A
Ana agora já com 36 semanas, dá entrada na maternidade do HIMIB em franco trabalho de parto e nasce a pequena Eliz com choro forte, bons reflexos, cianose de extremidades, tônus presente, mas diminuido, frequência cardíaca > 100 batimentos por minuto. A recém-nascida foi atendida, examinada as medidas antropométricas da sala de parto foram: Peso Nascimento: 2,8 kg. Comprimento: 46 cm e PC: 33 cm
Diante do seu conhecimento sobre circulação fetal, explique as adaptações que a pequena Eliz precisou fazer do ponto de vista do desenvolvimento cardiopulmonar para fazer a transição do ambiente intrauterino para extrauterino.
Para que a essa transição ocorra de maneira adequada é necessário o desenvolvimento do pulmão de maneira adequada com produção de surfactante a partir da fase sacular e que ocorra o fechamento dos 3 desvios: 1) ao cortar o cordão umbilical ocorre o fechamento do ducto venoso que se transforma no ligamento venoso; 2) com a diminuição da resistência vascular do pulmão ao nascimento, combinada com aumento da resistência vascular periférica ocorre inversão do fluxo gerando maior pressão da esquerda para a direita e o fechamento da forame oval e 3) o canal arterial se contrai sob a influência das prostagiandinas em interação com a crescente tensão de 02 do sangue que circula através dele. Isso normalmente começa em toro de 4 a 12 horas após o nascimento e se completa em torno de 24 horas de vida
Ana agora já com 36 semanas, dá entrada na maternidade do HMIB em franco trabalho de parto e nasce a pequena Eliz com choro forte, bons reflexos, cianose de extremidades, tônus presente, mas diminuido, frequência cardíaca › 100 batimentos por minuto. A recém-nascida foi atendida, examinada as medidas antropométricas da sala de parto foram: Peso Nascimento: 2,8 kg. Comprimento: 46 cm e PC: 33 cm.
Diante das condições de nascimento descritas, descreva como calcular o Apgar e qual o Apgar do recém- nascido e cite quais as 3 perguntas básicas que determinam a sequência da assistência dentro da sala de parto levando em consideração o minuto de ouro:
.Apgar= 8 (FC: 2, RESP: 2, Tônus: 1, reflexos: 2, Cianose)
.Gestação a termo? Respirando ou chorando? Tônus muscular em flexão?
Depois de alguns meses desse atendimento na UBS, você está acompanhando a Dra Fabiana em um plantão no Hospital Regional da Ceilândia quando dá entrada a paciente Antônia agora já em franco trabalho de parto. Dra Fabiana pede sua ajuda porque o colega Pediatra estava atendendo um prematuro de 30 semanas na outra sala. Antônia dá à luz à pequena Paula com tônus irregular mas choro forte, rosada, que dá alguns espirros, com frequência cardíaca › 100 batimentos por minuto. Logo ao ser colocada em contato com a mãe a pequena procura o seio materno, o cordão foi clampeado após 2 minutos e após um tempo da recém-nascida no colo da mãe você realiza as medidas antropométricas e anota na caderneta da criança: peso de nascimento 2,350 kg, comprimento 48 cm e perimetro cefálico 33 cm. Pelo Método de Capurro foi possível estimar a idade gestacional em 37 sem + 2 dias.
Levando em consideração os dados do nascimento de Paula, calcule o Apgar registrando os parâmetros e a pontuação que levaram ao resultado:
FC > 100 bpm = 2 + Respiração com choro = 2 + Tônus irregular = 1 + Re exos com espirro =2 +
Cor rosada = 2. Apgar =9.
Depois de alguns meses desse atendimento na UBS, você está acompanhando a Dra Fabiana em um plantão no Hospital Regional da Ceilândia quando dá
entrada a paciente Antônia agora já em franco trabalho de parto. Dra Fabiana pede sua ajuda porque o colega Pediatra estava atendendo um prematuro de 30 semanas na outra sala. Antônia da à luz à pequena Paula com tônus irregular mas choro forte, rosada, que dá alguns espirros, com frequência cardíaca › 100 batimentos por minuto. Logo ao ser colocada em contato com a mãe a pequena procura o seio materno, o cordão foi clampeado após 2 minutos e após um tempo da recém-nascida no colo da mãe você realiza as medidas antropométricas e anota na caderneta da criança: peso de nascimento 2,350 kg, comprimento 48 cm e perimetro cefálico 33 cm. Pelo método de Capurro foi possível estimar a idade gestacional em 37 sem + 2
dias.
Levando em consideração os dados do nascimento de
Paula, calcule o Apgar registrando os parâmetros e a pontuação que levaram ao resultado:
FC > 100 bpm = 2 + Respiraçao com choro = 2 + Tônus irregular = 1 + Reflexos com
espirro =2 + Cor rosada = 2. Apgar =9
Cite qual o método mais adequado para estimar a idade gestacional logo após o nascimento de Clara e quais dados são necessários para realizar essa classificação?
Capurro Somático (após o nascimento)
Forma da Orelha
Pregas Plantares
Textura da Pele
Glandula Mamária
Mamilo
um prematuro de 30 semanas na outra sala. Antônia dá à luz à pequena Paula com tônus irregular mas choro forte, rosada, que dá alguns espirros, com frequência cardíaca › 100 batimentos por minuto. Logo ao ser colocada em contato com a mãe a pequena procura o seio materno, o cordão foi clampeado após 2 minutos e após um tempo da recém-nascida no colo da mãe você realiza as medidas antropométricas e anota na caderneta da criança: peso de nascimento 2,350 kg.
comprimento 48 cm e perimetro cefálico 33 cm. Pelo Método de Capurro foi possivel estimar a idade gestacional em 37 sem + 2 dias.
Cite os parâmetros que você observou no exame físico da pequena Paula para determinar a idade:
O capurro somático leva em consideração: Formação do mamilo + textura da pele + formação da orelha + glândula mamária + sulcos plantares + 204/7.
Ana agora já com 36 semanas, dá entrada na maternidade do HMIB em franco trabalho de parto e nasce a pequena Eliz com choro forte, bons reflexos, cianose de extremidades, tônus presente, mas diminuído, frequência cardíaca > 100 batimentos por minuto. A recém-nascida foi atendida, examinada as medidas antropométricas da sala de parto foram: Peso Nascimento: 2,8 kg. Comprimento: 46 cm e PC: 33 cm.
A médica que prestou o atendimento à recém-nascida pediu que você
realizasse o Capurro e solicitasse os testes de triagem neonatal antes de liberar mãe e filha para o Alojamento Conjunto. Cite qual o método de Capurro mais adequado bem como os critérios utilizados na avaliação e quais os testes de triagem neonatal atualmente recomendados pelo Ministério da Saúde:
Capurro somático (antes de 6h de vida) sendo avaliados os 5 critérios: formação do mamilo, textura da pelo, formação da orelha, glândula mamária, sulcos plantares. Teste neonatais: olhinho, coração, orelhinha, linguinha, quadril e pezinho.
Durante a reanimação neonatal de recém-nascidos podemos afirmar que:
A) A frequência cardíaca é o ponto crítico para sucesso na reanimação.
B)O índice de apgar determina o início das manobras de reanimação neonatal.
C)Ao nascimento as perguntas mais importantes são: gestação a termo? Respirando ou chorando? Tônus muscular em flexão?
D)A determinação da frequência cardíaca deve ser feita a partir da palpação do coto umbilical.
E) A ventilação com pressão positiva bem executada é o ponto crítico para o sucesso na reanimação.
Letra: E
No mesmo dia, a Dra Lizete pede que você taça as orientações de alta, conforme recomendacoes do Ministerio da Saude e descritos na caderneta Da crianca. para a paciente
citando os teste de triagem neonatal que já foram feitos e o seguimento da pequena Paula (Neonata):
Importante reforçar a amamentação exclusiva, cuidados com umbigo, banhos de sol, fazer vacinas, seguimento com pediatra na primeira semana, 1 mês, 2 m, 4 m, 6 m, 9 m, 12m, 18 m, 24m e anuais. Testes de triagem feitos na maternidade: Tipagem sanguínea, Ortolani (quadril), orelhinha, olhinho, coração, linguinha e pezinho.