Princípios Administrativos Flashcards
Os princípios da CF são de observância facultativa pela Administração, ou seja, é uma faculdade do agente público, em toda a sua atividade, pautar-se de acordo com os princípios administrativos.
FALSO.
Os princípios são de observância OBRIGATÓRA pela Administração, ou seja, NÃO é uma faculdade do agente público, em toda a sua atividade, pautar-se de acordo com os princípios administrativos e, sim, um dever.
Expressos na Constituição Federal de 1988, no art. 37, a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a quais princípios? (5x)
I – Legalidade;
II – Impessoalidade;
III – Moralidade;
IV – Publicidade;
V – Eficiência.
Os princípios da CF são de observância facultativa.
FALSO.
Os princípios da CF são de observância OBRIGATÓRIA.
A CF, art. 37, apresenta apenas os princípios constitucionais expressos. Contudo, existem artigos que não estão expressamente indicados, mas são extraídos da leitura de outros artigos. Estes são denominados de PRINCÍPIOS IMPLÍCITOS. Exemplos de princípios implícitos são:
I – Motivação;
II – Razoabilidade;
III – Proporcionalidade;
IV – Segurança jurídica;
V – Supremacia do interesse público;
VI – Continuidade dos serviços públicos, dentre outros.
Os princípios da CF são de aplicação imediata, dispensando lei formal para sua efetivação.
Verdadeiro.
Há uma hierarquia na aplicação dos princípios constitucionais.
FALSO.
Não há Hierarquia entre os Princípios. Todos têm de ser respeitados durante a atividade do agente público, sejam princípios expressos ou implícitos.
De acordo com a doutrina, os princípios da supremacia do interesse público e o da indisponibilidade do interesse público constituem a base do regime jurídico-administrativo, sem que, no entanto, estejam em nível de hierarquia superior aos demais princípios.
VERDADEIRO
Os princípios do Direito Administrativo aplicam-se a vários ramos do direito. São, portanto:
Polivalentes.
Os princípios administrativos são absolutos, pois não podem ser relativizados em quaisquer hipóteses.
FALSO.
Nenhum princípio administrativo é absoluto, pois podem ser relativizados em determinadas
hipóteses.
De acordo com a doutrina, medidas provisórias, estado de sítio e defesa seriam exceções ao princípio da legalidade.
VERDADEIRO.
A realização de concurso público pela administração pública atende a qual princípio constitucional?
Impessoalidade.
A permissão de não realização de concurso e nomeação direta de uma determinada pessoa, como a nomeação para cargos em comissão, é exceção a qual princípio da CF?
Impessoalidade.
Quais princípios fora da CF a administração pública deve seguir, previstos em lei?
(Lei n. 9.784/1999, Art. 2º)
I – Legalidade;
II – Finalidade;
III – Motivação;
IV – Razoabilidade;
V – Proporcionalidade;
VI – Moralidade;
VII – Ampla defesa;
VIII – Contraditório;
IX – Segurança jurídica;
X – Interesse público;
XI – Eficiência.
A qual princípio constitucional o agente público deve se pautar e somente pode fazer aquilo que a Lei autoriza ou determina?
Legalidade.
O princípio da legalidade significa que toda atividade administrativa está prevista na Lei.
FALSO.
Significa que o administrador deve agir dentro da legalidade.
Qual a denominação da liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei?
(que deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.)
Poder discricionário.
A legalidade para o agente público exige atuação sempre de acordo com a Lei, podendo fazer somente o que a Lei autoriza.
Para o cidadão comum, a legalidade dispõe que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão, em virtude de lei.
VERDADEIRO.
Na vida particular é lícito fazer tudo o que a lei autoriza. Na Administração
Pública só é lícito fazer aquilo que a lei não proíba.
FALSO.
Na vida particular é lícito fazer tudo o que a lei NÃO PROÍBA. Na Administração
Pública só é lícito fazer aquilo que a LEI AUTORIZA.
O entendimento inicial do princípio da legalidade tem evoluído para o conceito de juridicidade. Entende-se, portanto, que a Administração deve observar não só a Lei, mas também os princípios expressos e implícitos na Constituição e, ainda, em outras fontes normativas (exemplo: tratados internacionais). Por essa compreensão, podemos afirmar que:
O agente público deve atuar de acordo com o ordenamento jurídico.
Decorrente do princípio da legalidade, há o princípio da ____ ____ (2p), exigindo que determinados assuntos sejam tratados especificamente por meio de lei confeccionada pelo Parlamento. Dessa forma, princípio da _____ (1p) exige atuação conforme a Lei e a reserva legal veda que determinados assuntos sejam tratados por fontes normativas diversas da ___ (1p).
reserva legal;
legalidade;
Lei
Criar entidades (CF, art. 37, XIX) ou órgãos públicos (CF, art. 61, § 1º, II, “e”) são situações em que a Constituição exige, necessariamente, que a matéria resulte de lei (reserva legal).
VERDADEIRO.
Contratação temporária por prazo determinado não exige, necessariamente, que a matéria resulte de lei (reserva legal).
FALSO.
Contratação temporária por prazo determinado EXIGE, necessariamente, que a matéria
resulte de lei (reserva legal).
De acordo com a CF, situações em que estrangeiro pode ocupar cargo público exige, necessariamente, que a matéria resulte de lei (reserva legal).
VERDADEIRO.
Qual o princípio da Administração Pública que tem por objetivo evitar que o administrador pratique ato com finalidade diversa daquela determinada em lei e que o interesse público deve ser buscado com a prática do ato.
Impessoalidade.
A proibição do uso de nomes, símbolos ou imagem que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos decorre de qual princípio da Administração Pública?
Impessoalidade.
Se um determinado administrador público utilizar sua função para a promoção pessoal, violará qual princípio da administração pública?
Impessoalidade.
De acordo com a doutrina, a finalidade de impor ao administrador público a prática exclusiva do ato para o seu fim legal se equipara a qual princípio da administração pública?
Legalidade