Poder Legislativo Flashcards
Em casos em que o mesmo crime envolve pessoas com prerrogativa de foro e sem prerrogativa de foro, o STF julga todo mundo ou deve desmembrar o processo?
A regra é o desmembramento, a exceção são aqueles casos em que os fatos relevantes estejam de tal forma relacionados que o julgamento separado possa causar prejuízo à prestação jurisdiscional (Inquérito 3515 do STF). É o que aconteceu na AP 470, Mensalão.
A imunidade material dos parlamentares também é conhecida como:
“inviolabilidade” ou freedom of speech (= liberdade de discurso)
Qual a diferença entre a imunidade parlamentar material:
a) dentro do Parlamento
b) fora do Parlamento
a) dentro do Parlamento: as palavras, opiniões e votos proferidas dentro do Parlamento independem de conexão com a atividade parlamentar para serem protegidas pela imunidade material, ou seja, é como se as opiniões, palavras e votos manifestadas dentro do Parlamento tivessem uma presunção absoluta de guardarem pertinência com a atividade parlamentar (é o entendimento adotado pelo STF). não é necessário de prova quanto a essa conexão.
b) fora do Parlamento: para que as opiniões, palavras e votos estejam protegidos pela imunidade material, fora do Parlamento, é necessário que as mesmas tenham conexão com o exercício Parlamentar. Essa conexão não é presumida, como ocorre com as opiniões proferidas dentro do Parlamento.
Imunidade material:
É a liberdade que os parlamentares tem para proferir opiniões, palavras e votos. Esta imunidade exclui a responsabilidade civil e penal dos congressistas decorrentes dessas opiniões.
quando se dá o início das imunidades parlamentares?
da diplomação (e NÃO DA POSSE).
qual é a natureza jurídica da imunidade material?
causa excludente de tipicidade
Os órgãos de imprensa que divulgam opiniões de parlamentares, podem ser responsabilizados pelas mesmas? Ou a imunidade do parlamentar se estendem ao meio de comunicação?
O STF entende que os fatos cobertos pela inviolabilidade e divulgados pela imprensa não geram a responsabilização dos meios de comunicação
Imunidade formal, também denominada de:
pelo STF de “incoercibilidade pessoal relativa”
ou “freedom from arrest” (= liberdade em relação a prisão)
Se o parlamentar cometeu crime no período do mandato, o processo foi suspenso, o parlamentar foi reeleito, este processo pode continuar suspenso ou pode haver nova suspensão?
Não, porque o crime foi praticado na legislatura anterior (AC 700 – AgR).
O STF precisa da autorização da Casa Legislativa para receber a denuncia contra parlamentar, processá-la e julgá-la?
Não, a partir da EC 35/01 a situação se inverteu de modo que o STF deve apenas dar ciência a Casa que se quiser poderá pedir a suspensão do processo.
Como a Casa Legislativa pode pedir a suspensão de um processo que esta tramitando contra um parlamentar?
pedido por partido com representação na Casa de onde provém o parlamentar processado + maioria absoluta da Casa.
Imunidade processual:
pesquisar
os deputados estaduais tem prerrogativa de foro?
a CF não diz expressamente que os deputados estaduais têm prerrogativa de foro, contudo, o STF tem entendido que quando a CF fala que os dep. estaduais tem “imunidades” (art. 37, par. 1º) estaria incluso neste termo a prerrogativa de foro.
A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual?
SV 45 - SIM, a competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual, pois se trata de um conflito entre norma CONSTITUCIONAL e norma estadual.
A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido na Constituição Federal?
Não, porque a competência do Tribunal do Júri é uma norma geral enquanto que a norma de prerrogativa de foro é uma norma especial e, portanto, ela deve prevalecer.
Obs.: SV 45 - A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual