Parte Geral: Das Penas - efeitos da condenação e extinção de punibilidade Flashcards

1
Q

V ou F - A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública é automática.

A

FALSO. Os efeitos de que trata este artigo não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A perda em favor da União, ressalvado o direito do lesado ou do terceiro de boa-fé, do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso, _______________ (é um efeito automático da condenação / deve ser motivadamente declarada na sentença condenatória).

A

A perda em favor da União, ressalvado o direito do lesado ou do terceiro de boa-fé, do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso, É UM EFEITO AUTOMÁTICO DA CONDENAÇÃO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de ___________ (detenção / reclusão / detenção ou reclusão), cometidos contra filho, tutelado ou curatelado. é um efeito da condenação _______________ (automático / devendo ser motivadamente declarada em sentença).

A

A incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de RECLUSÃO, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado. é um efeito da condenação MOTIVADAMENTE DECLARADA EM SENTENÇA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Constitui, dentre outros, efeito penal secundário da condenação _________________ (a inscrição do nome do condenado no rol dos culpados / a reparação do dano resultante do crime / o confisco dos instrumentos do crime, na forma prevista em lei / a incapacidade para o exercício do pátrio poder, nos casos previstos em lei / inabilitação para dirigir veículos, nos casos previstos em lei).

A

Constitui, dentre outros, efeito penal secundário da condenação A INSCRIÇÃO DO NOME DO CONDENADO NO ROL DOS CULPADOS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso é um efeito ___________________ (automático / que deve ser motivadamente declarado na sentença).

A

A inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso é um efeito QUE DEVE SER MOTIVADAMENTE DECLARADO NA SENTENÇA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

V ou F - Nos crimes comuns, no que diz respeito à perda do cargo público como efeito da condenação, nos termos do Código Penal, quando a pena aplicada for superior a quatro anos, esse efeito é automático.

A

FALSO. NOS CRIMES COMUNS A PERDA DO CARGO PÚBLICO OCORRERÁ SE HOUVER CONDENAÇÃO A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE (NÃO É QUALQUER PENA) SUPERIOR A 4 ANOS E DEVE SER DECLARADA MOTIVADAMENTE NA SENTENÇA PENAL (NÃO É AUTOMÁTICA).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena ________ (mínima superior a / máxima superior a) _______ (1 / 4 / 6) anos de ________ (detenção / reclusão / pena privativa de liberdade), poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

A

Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena MÁXIMA SUPERIOR a 6 SEIS anos de RECLUSÃO, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O ________________ (oferecimento / recebimento) de denúncia ou queixa interrompe a contagem do prazo prescricional.

A

O RECEBIMENTO de denúncia ou queixa interrompe a contagem do prazo prescricional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr do dia em que (5)

A

I - do dia em que o crime se consumou;
II - no caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa;
III - nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanência;
IV - nos de bigamia e nos de falsificação ou alteração de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido.
V - nos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, previstos neste Código ou em legislação especial, da data em que a vítima completar 18 (dezoito) anos, salvo se a esse tempo já houver sido proposta a ação penal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr do dia em que o ______________ (crime foi praticado / crime se consumou).

A

A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr do dia em que o CRIME SE CONSUMOU

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

No caso de tentativa, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr do dia em que cessou ________________ (a preparação / a atividade criminosa.)

A

No caso de tentativa, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr do dia em que cessou A ATIVIDADE CRIMINOSA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Nos crimes permanentes, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr do dia em que ________________ (foi praticada a primeira conduta criminosa / cessou a permanência).

A

Nos crimes permanentes, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr do dia em que CESSOU A PERMANENCIA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Nos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, previstos neste Código ou em legislação especial, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr ____________ (da data em que a vítima completar 18 (dezoito) anos / da data em que o crime se consumou).

A

Nos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, previstos neste Código ou em legislação especial, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr DA DATA EM QUE A VÍTIMA COMPLETAR DEZOITO ANOS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, _________________ (ao tempo do crime / na data da sentença), menor de ______ (18 / 21 / 30) anos, ou, ____________ (ao tempo do crime / na data da sentença), maior de ______ (65 / 70) anos.

A

São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, AO TEMPO DO CRIME, menor de 21 VINTE E UM anos, ou, NA DATA DA SENTENÇA, maior de 70 SETENTA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Aplicam-se às penas restritivas de direito os mesmos prazos prescricionais previstos para as __________ (privativas de liberdade / de multa).

A

Aplicam-se às penas restritivas de direito os mesmos prazos prescricionais previstos para as PRIVATIVAS DE LIBERDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

V OU F - A prescrição da pena de multa ocorrerá em 2 anos quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada

A

FALSO.
A prescrição da pena de multa ocorrerá:
I - em 2 (dois) anos, quando a multa for a única cominada ou aplicada;
II - no mesmo prazo estabelecido para prescrição da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada.

17
Q

No caso do peculato culposo, extingue a punibilidade se a reparação do dano, se precede à ______________ (denúncia / sentença recorrível / sentença irrecorrível).

A

No caso do peculato culposo, extingue a punibilidade se a reparação do dano, se precede à SENTENÇA IRRECORRÍVEL.

18
Q

V OU F - A anistia, causa de extinção da punibilidade, consiste em ato de clemência cuja concessão cabe ao presidente da República, por meio de decreto.

A

FALSO. Anistia é ato do congresso nacional. Indulto e Graça são atos do presidente da república.

19
Q

Qual é o período máximo de suspensão do prazo prescricional?

A

O período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada. SUM 415 STJ

20
Q

No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento condicional, a prescrição é regulada pelo tempo _______________ (integral / que resta da pena).

A

No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento condicional, a prescrição é regulada pelo tempo QUE RESTA DA PENA.

21
Q

O ____________ (oferecimento / recebimento) da denúncia ou queixa _____________ (interrompem / suspendem) a prescrição.

A

O RECEBIMENTO da denúncia ou queixa INTERROMPEM a prescrição.

22
Q

A publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis é causa de ____________ (suspensão / interrupção) da prescrição.

A

A publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis é causa de INTERRUPÇÃO da prescrição.