Parte Especial: Crimes contra a Administração Pública Flashcards
A conduta de modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente configura o crime de _________________ (inserção de dados falsos em sistema de informações / modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações)
A conduta de modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente configura o crime de MOTIFICAÇÃO OU ALTERAÇÃO NÃO AUTORIZADA DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES.
V OU F - O funcionário público que patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário, pratica, em tese, o crime de advocacia administrativa.
verdadeiro
O funcionário público que solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem, pratica, em tese, o crime de _________________ (concussão / corrupção ativa / corrupção passiva).
O funcionário público que solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem, pratica, em tese, o crime de CORRUPÇÃO PASSIVA.
V ou F - O Código Penal prevê hipótese de peculato culposo.
VERDADEIRO
No peculato _____________ (apropriação / culposo / apropriação ou culposo), a reparação do dano, se precede à _______________ (denúncia / sentença recorrível / sentença irrecorrível), extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.
No peculato CULPOSO, a reparação do dano, se precede à SENTENÇA IRRECORRÍVEL, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.
V ou F - É hipótese de peculato o ato de dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei.
FALSO. ESSA CONDUTA É CRIME DE EMPREGO IRREGULAR DE VERBAS OU RENDAS PÚBLICAS.
V OU F - De acordo com o entendimento do STJ, se João for réu primário e o prejuízo ao erário causado por ele tiver sido de pequena monta, será possível a aplicação do princípio da insignificância.
FALSO.
Súmula 559 do STJ - “O princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública.”
O funcionário público que se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou que desviá-lo, em proveito próprio ou alheio, responderá pelo delito de __________________
PECULATO
Carro oficial é furtado após funcionário público estacioná-lo em via pública deixando as portas abertas e as chaves no contato. O funcionário, nesse caso, incorre, em tese, no crime de ____________
PECULATO CULPOSO
V OU F- Segundo o STJ, nenhum dos crimes contra a administração pública admite a incidência do princípio da insignificância.
FALSO. Segundo o STJ e STF, admite a incidência do princípio da insignificância no DESCAMINHO.
Poderão ser objeto do crime de peculato ______________ (apenas bens públicos / bens públicos ou particulares).
Poderão ser objeto do crime de peculato BENS PÚBLICOS OU PARTICULARES.
O servidor público que executa ato de ofício contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal pratica o crime de ____________
PREVARICAÇÃO
A conduta típica de “fazer exigência de vantagem indevida, valendo-se da condição do cargo público, ou no exercício desta função”, configura o crime de ____________ (concussão / prevaricação / condescendência criminosa / corrupção ativa)
A conduta típica de “fazer exigência de vantagem indevida, valendo-se da condição do cargo público, ou no exercício desta função”, configura o crime de CONCUSSÃO
Exigir, _________________ (para si / para outrem / para si ou para outrem), direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida é crime de _________________ (peculato / prevaricação / concussão)
Exigir, PARA SI OU PARA OUTREM, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida é crime de CONCUSSÃO.
V ou F - O crime de concussão admite tentativa.
verdadeiro.
V ou F - O vereador que, em razão do seu cargo, solicitar parte do salário de seus assessores em benefício próprio praticará o crime de concussão.
FALSO. SOLICITAR É CORRUPÇÃO PASSIVA.
CONCUSSÃO É EXIGIR.
V OU F - Praticará o crime de corrupção passiva o médico — seja ele servidor público ou não — que, em atendimento pelo Sistema Único de Saúde, exigir do segurado quantia em dinheiro para a realização de consulta.
FALSO. O CRIMÉ É DE CONCUSSÃO.
O servidor público que executa ato de ofício contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal pratica o crime de _______________ (concussão / prevaricação / peculato furto / desvio de função).
O servidor público que executa ato de ofício contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal pratica o crime de PREVARICAÇÃO
Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, é considerado crime de ____________ (Prevaricação / Corrupção passiva / Concussão / Advocacia administrativa / Condescendência criminosa)
Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, é considerado crime de CONDESCENDÊNCIA CRIMINOSA
Oficial de Justiça, “A”, recebe uma mensagem de sua companheira solicitando que retarde a intimação de uma determinada decisão judicial para favorecer uma amiga próxima do casal. A fim de atender ao pedido de sua esposa, “A” retarda o ato de ofício. Considerando esta hipótese, “A” cometeu _________________ (prevaricação / corrupção passiva / concussão / peculato / extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento)
Oficial de Justiça, “A”, recebe uma mensagem de sua companheira solicitando que retarde a intimação de uma determinada decisão judicial para favorecer uma amiga próxima do casal. A fim de atender ao pedido de sua esposa, “A” retarda o ato de ofício. Considerando esta hipótese, “A” cometeu CORRUPÇÃO PASSIVA.
O funcionário satisfez o interesse de TERCEIRO, ao contrário da prevaricação (art. 319), que satisfaz interesse PESSOAL.
João, oficial de justiça, solicita o pagamento de dois mil reais para não cumprir rapidamente um mandado de citação, o que acaba ocorrendo. Nessa situação, João sujeita-se às penas previstas para o crime de ____________ (concussão / corrupção passiva simples / prevaricação / corrupção passiva com aumento de pena / tráfico de influência).
João, oficial de justiça, solicita o pagamento de dois mil reais para não cumprir rapidamente um mandado de citação, o que acaba ocorrendo. Nessa situação, João sujeita-se às penas previstas para o crime de CORRUPÇÃO PASSIVA COM AUMENTO DE PENA.
João, policial, deixou de lavrar o auto de prisão em flagrante de Pedro, visando recebimento prometido de dinheiro por parte do autor do crime, como forma de agradecimento. João praticou o crime de ______ (Prevaricação / Concussão / Corrupção passiva / Corrupção ativa / Peculato)
João, policial, deixou de lavrar o auto de prisão em flagrante de Pedro, visando recebimento prometido de dinheiro por parte do autor do crime, como forma de agradecimento. João praticou o crime de CORRUPÇÃO PASSIVA
Oficial de justiça que exige determinada quantia em dinheiro a advogado, para deixar de cumprir diligência de que estava incumbido, comete o crime de __________ (tráfico de influência / concussão / prevaricação / corrupção ativa / corrupção passiva.
Oficial de justiça que exige determinada quantia em dinheiro a advogado, para deixar de cumprir diligência de que estava incumbido, comete o crime de CONCUSSÃO.
EXIGIR = CONCUSSÃO SOLICITAR = CORRUPÇÃO PASSIVA
Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho é crime de
FACILITAÇÃO AO CONTRABANDO OU DESCAMINHO.
Oficial de justiça que deixa de dar cumprimento integral a mandado de penhora em razão de sentir pena do proprietário do bem penhorado comete, em tese, o crime de____________ (corrupção passiva privilegiada / abandono de função / violação de sigilo profissional / corrupção passiva simples / prevaricação.
Oficial de justiça que deixa de dar cumprimento integral a mandado de penhora em razão de sentir pena do proprietário do bem penhorado comete, em tese, o crime de PREVARICAÇÃO
O servidor público que executa ato de ofício contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal pratica o crime de ____________ (concussão / prevaricação / peculato furto / desvio de função)
O servidor público que executa ato de ofício contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal pratica o crime de PREVARICAÇÃO
O servidor público que, por indulgência, deixar de responsabilizar o subordinado que cometeu infração no exercício do cargo, cometerá o crime de _________ (peculato mediante erro de outrem / prevaricação / condescendência criminosa / excesso de exação / emprego irregular de verbas públicas.
O servidor público que, por indulgência, deixar de responsabilizar o subordinado que cometeu infração no exercício do cargo, cometerá o crime de CONDESCENDÊNCIA CRIMINOSA.
Paulo é chefe de uma repartição pública, onde também trabalha Julia, sob a sua supervisão e subordinação. Tomando conhecimento de uma falta funcional praticada por esta sua funcionária, deixa de tomar as providências próprias exigidas por seu cargo e de responsabilizá-la, pois sabendo que ela é mãe de três filhos, acredita que necessita continuar exercendo suas funções sem mácula na ficha funcional. Descoberto o fato, em tese, a conduta de Paulo ______________ (é atípica / configura crime de corrupção passiva / configura crime de prevaricação / configura crime de condescendência criminosa / configura crime de advocacia administrativa).
Paulo é chefe de uma repartição pública, onde também trabalha Julia, sob a sua supervisão e subordinação. Tomando conhecimento de uma falta funcional praticada por esta sua funcionária, deixa de tomar as providências próprias exigidas por seu cargo e de responsabilizá-la, pois sabendo que ela é mãe de três filhos, acredita que necessita continuar exercendo suas funções sem mácula na ficha funcional. Descoberto o fato, em tese, a conduta de Paulo CONDESCENDÊNCIA CRIMINOSA
V OU F - O funcionário público que empresta a senha, facilitando o acesso de pessoas não autorizadas a sistemas de informações da Administração Pública, comete, em tese, o delito de violação de sigilo funcional qualificado.
FALSO.
A QUALIFICAÇÃO DO CRIME OCORRERÁ SE HOUVER DANO À ADMINISTRAÇÃO OU A OUTREM.