Parte Geral: Aplicação da Lei, Crime, Imputabilidade Penal, Concurso de Pessoas Flashcards
Considera-se praticado o crime no momento da ______________ (consumação / ação ou omissão).
Considera-se praticado o crime no momento da AÇÃO OU OMISSÃO.
Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro _____________ (onde quer que se encontrem / que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar)
Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro ONDE QUER QUE SE ENCONTREM
Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, _____________ (onde quer que se encontrem / que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar).
Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, QUE SE ACHEM RESPECTIVAMENTE NO ESPAÇO AÉREO CORRESPONDENTE OU EM ALTO MAR.
Os crimes praticados a bordo de aeronaves e embarcações estrangeiras de propriedade privada que se acharem em pouso no território nacional ou em porto ou mar territorial do Brasil será aplicável __________ (a lei brasileira / a lei estrangeira de bandeira da aeronave ou embarcação).
Os crimes praticados a bordo de aeronaves e embarcações estrangeiras de propriedade privada que se acharem em pouso no território nacional ou em porto ou mar territorial do Brasil será aplicável A LEI BRASILEIRA.
V ou F - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão.
FALSO. Considera-se praticado o crime no lugar da a ação ou omissão, ou onde produziu ou deveria produzir o resultado.
V OU F - Considera-se praticado o crime no lugar onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
FALSO. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado
Aos crimes cometidos no estrangeiro contra a vida ou a liberdade do Presidente da República aplicar-se-á a lei ___________________ (brasileira / estrangeira).
Aos crimes cometidos no estrangeiro contra a vida ou a liberdade do Presidente da República aplicar-se-á a lei BRASILEIRA.
Aos crimes cometidos no estrangeiro contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público, aplicar-se-á a lei ___________________ (brasileira / estrangeira).
Aos crimes cometidos no estrangeiro contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público aplicar-se-á a lei BRASILEIRA.
Aos crimes cometidos no estrangeiro contra a administração pública, por quem está a seu serviço, aplicar-se-á a lei ___________________ (brasileira / estrangeira).
Aos crimes cometidos no estrangeiro contra a administração pública, por quem está a seu serviço, aplicar-se-á a lei BRASILEIRA
Aos crimes cometidos por brasileiros no estrangeiro de genocídio aplicar-se-á a lei ___________________ (brasileira / estrangeira).
Aos crimes cometidos por brasileiros no estrangeiro de genocídio aplicar-se-á a lei BRASILEIRA
A pena cumprida no estrangeiro, quando diversa da brasileira, _________ (é causa de extinção de punibilidade / atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime).
A pena cumprida no estrangeiro, quando diversa da brasileira, ATENUA A PENA IMPOSTA NO BRASIL PELO MESMO CRIME.
O dia do começo __________ (inclui / exclui)-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.
O dia do começo INCLUI-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.
V ou F - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a administração pública.
FALSO. Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a administração pública POR QUEM ESTÁ A SEU SERVIÇO.
O OBJETIVO AQUI É PROTEGER A IMAGEM DO BRASIL FORA.
V OU F - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa.
verdadeiro.
Diz-se o crime tentado, quando, iniciada a ____________ (execução / preparação), não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente
Diz-se o crime tentado, quando, iniciada a EXECUÇÃO, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente
A superveniência de causa relativamente independente ________ (exclui / não exclui) a imputação quando, por si só, produziu o resultado.
A superveniência de causa relativamente independente EXCLUI a imputação quando, por si só, produziu o resultado.
Os fatos anteriores à superveniência de causa relativamente independente, imputam-se a quem __________ (os praticou / deu a causa).
Os fatos anteriores à superveniência de causa relativamente independente, imputam-se a quem OS PRATICOU.
NESSAS HIPÓTESES, DIZ-SE QUE HÁ CONCAUSA, OU SEJA, CONDUTA DO AGENTE (FATOS ANTERIORES) + OUTRA CAUSA QUALQUER (SUPERVENIÊNCIA).
AS CAUSAS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES SÃO AQUELAS QUE POR SÍ SÓ, PRODUZIRÃO RESULTADOS, MAS SE ORIGINARAM NA CONDUTA DO AGENTE:
Preexistente: Hemofílico que leva facada no pé e sangra até morrer. A facada em si não levaria uma pessoa comum a óbito, entretanto, por se tratar de um hemofílico, houve a morte. NÃO ROMPE O NEXO
Concomitante: A atira em B com intenção de matar e erra, B, com o susto, infarta e morre. NÃO ROMPE O NEXO
Superveniente: A atira em B com intenção de mata-lo. B é socorrido pela ambulância, que, a caminho do hospital, capota e B morre em decorrência do acidente. É UMA CAUSA RELATIVAMENTE INDEPENDENTE PORQUE SE NÃO FOSSE PELO TIRO, B NÃO ESTARIA NA AMBULÂNCIA. HÁ ROMPIMENTO DO NEXO CAUSAL: A RESPONDE POR TENTATIVA.
A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia _______ (e / ou) podia agir para evitar o resultado.
A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia E podia agir para evitar o resultado.
Os crimes omissivos __________ (próprios / impróprios) são aqueles praticados por quem o dever de agir incumbia a quem tinha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.
Os crimes omissivos IMPRÓPRIOS são aqueles praticados por quem o dever de agir incumbia a quem tinha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.
TAMBÉM CONHECIDOS COMO COMISSIVOS POR OMISSÃO
Os próprios são aqueles crimes cometidos pela simples abstenção, independente de resultado.
A consumação do crime ocorrerá quando ____________ (nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal / o resultado da prática criminosa for alcançado).
A consumação do crime ocorrerá quando NELE SE REÚNEM TODOS OS ELEMENTOS DE SUA DEFINIÇÃO LEGAL.
V ou F - Diz-se que o crime é tentado quando iniciada a preparação, o delito não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
FALSO. Diz-se que o crime é tentado quando iniciada a EXECUÇÃO, o delito não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Salvo disposição em contrário, _________ (não se pune / pune-se) a tentativa.
Salvo disposição em contrário, PUNE-SE a tentativa.
A pena da tentativa corresponde à do crime consumado, ___________ (diminuída de um a dois terços / aumentada de um a dois terços).
A pena da tentativa corresponde à do crime consumado, DIMINUÍDA DE UM A DOIS TERÇOS.
O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, ___________ (responde pela pena equivalente à da tentativa / só responde pelos atos já praticados / responde pela pena prevista no crime consumado).
O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, SÓ RESPONDE PELOS ATOS JÁ PRATICADOS.
Nos crimes cometidos __________ (com / sem) violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até ______________ (o recebimento da denúncia ou da queixa / a prolação da sentença), por ato voluntário do agente, a pena será reduzida _______________ (pela metade / de um a dois terços).
Nos crimes cometidos SEM violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até O RECEBIMENTO DA DENÚNCIA OU DA QUEIXA, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida DE UM A DOIS TERÇOS.
________________ (A tentativa é punida / Não se pune a tentativa) quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.
NÃO SE PUDE A TENTATIVA quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.