Osteomielites Flashcards
[OSTEOMIELITES] O que são as osteomielites?
São infecções ósseas, normalmente causadas por bactérias.
[OSTEOMIELITES] Como podem ser classificadas as osteomielites em relação à sua origem?
Podem ser classificadas em hematogênicas, pós-traumática e por contiguidade.
[OSTEOMIELITES] O que diferencia as osteomielites hematogênicas das pós-traumáticas e por contiguidade?
As osteomielites hematogênicas são causadas por microorganismos provenientes de outros lugares do corpo pela corrente sanguínea. Já as outras duas ocorrem por inoculação do agente infeccioso diretamente na região do tecido ósseo.
[OSTEOMIELITES] Qual é o agente mais comum das osteomielites? E como isso varia em crianças?
O agente infeccioso mais comum é o Staphilococus aureus em pessoas com mais de três anos.
No recém-nascido a infecção pode ser produzida por germes presentes no canal do parto, como o Streptococcus (gram-positivas) e os gram negativos. A partir do primeiro ano de idade, o Haemophilus influenzae e o staphilococus aureus competem na freqüência e, após essa idade, o S. aureus assume a maioria dos casos.
[OSTEOMIELITES] Como podem ser classificadas as osteomielites em relação ao quadro clínico que apresentam?
Podem ser classificadas em aguda, subaguda e crônica.
[OSTEOMIELITES] Qual a apresentação comum das osteomielites agudas?
Na apresentação aguda o quadro clínico em geral mostra febre, dor e sinais inflamatórios locais dependendo da região acometida. O sinal clínico mais importante é a incapacidade funcional que se manifesta pela perda da capacidade da marcha ou de uso do membro acometido.
[OSTEOMIELITES] Qual a apresentação comum da forma subaguda?
Na forma subaguda, o quadro clínico é caracterizado pela presença de dor, com poucos sinais inflamatórios podendo inclusive mimetizar lesões tumorais. O exame radiográfico mostra lesões líticas, situadas nas metáfises e epífises dos ossos longos.
[OSTEOMIELITES] Qual a apresentação comum da forma crônica?
Na forma crônica o quadro clínico é mais brando, com o eventual saída de secreção por fístula ativa acompanhada ou não por calor, edema e ou dor, sem afetar a função do membro. Nessas circunstâncias o quadro radiográfico chama mais a atenção pela presença de seqüestros, cavitações e fístulas.
[OSTEOMIELITES] Como se inicia a Osteomielite Hematogênica Aguda?
> As bactérias provenientes de focos infecciosos à distância (dentes, amídalas, pele e vias aéreas superiores) penetram pelas artérias nutrícias dos ossos longos até os capilares da região de ossificação da metáfise que desembocam em lagos venosos.
A transição entre o capilar e o lago venoso reduz o fluxo de sangue facilitando a fixação e proliferação das bactérias.
Nessa região há menor numero de células do sistema retículo endotelial com capacidade fagocítica, o que favorece a proliferação bacteriana.
Essa infecção começa de dentro para fora: mielite –> osteíte –> periosteíte.
[OSTEOMIELITES] Por que ocorre a inflamação local na Oesteomielite Hematogênica Aguda (OHA), e como ela se desenvolve?
> A partir do momento que há a fixação das bactérias no local, ocorre migração de células inflamatórias - leucócitos e macrófagos - na tentativa de conter a invasão bacteriana.
O resultado dessa reação é a produção de um processo inflamatório com formação de um ABCESSO INTRAÓSSEO que aumenta a pressão local e reduz ainda mais o suprimento sangüíneo.
A tendência natural do abcesso é drenar para fora do corpo, mas no caso do abcesso intraósseo, isso é mais difícil de ocorrer pelas características anatômicas do local - por ser um compartimento fechado, inextensível e que não cede como os outros tecidos.
O abcesso se expande pela cartilagem, e as células de defesa criam uma barreira de fibrose e proliferação do próprio periósteo.
Caso não tratada, o pus pode romper o periósteo e formar fístulas, espalhando-se e estrangulando as artérias da região do osso e piorando o quadro.
> O pus pode chegar à epífise e destruir as placas de crescimento - o que causa desnivelamento de membro.
[OSTEOMIELITES] 1. Em relação à OHA, qual é a única forma do exsudato purulento sair da metáfise em caso de abcesso?
- O que essa saída causa?
- A única forma do pus sair da metáfise é migrando para a cavidade medular ou saindo pelos canais de Havers e Volkmann e assim atingir a região sub-periosteal.
- A saída por esses canais causa trombose e destruição dos vasos ~existentes nesses canais, reduzindo ainda mais a nutrição do tecido ósseo, que se torna também isquêmico.
O pus desloca o periósteo da cortical, reduz o aporte de sangue para essa região e desse modo atinge o plano dos músculos e da pele podendo então ser evidenciado como um abcesso.
[OSTEOMIELITES] Qual a faixa etária, sexo e histórico mais comuns de pessoas com OHA?
Crianças do sexo masculino, com história de infecção prévia na faixa etária dos 7 aos 10 anos de idade ou sem história de infecção evidenciada. Há trauma local em aproximadamente 40% dos casos.
[OSTEOMIELITES] Quais os ossos mais acometidos pela OHA?
A osteomielite hematogênica aguda atinge preferencialmente os ossos longos da perna, coxa e braço (tíbia proximal, fêmur distal e proximal e úmero proximal respectivamente) –> joelhos e menos freqüentemente o quadril e o tornozelo são as regiões mais acometidas enquanto que nos superiores são o ombro (mais comum) e o punho.
[OSTEOMIELITES] Quais os sinais e sintomas mais específicos em relação à OHA?
> Há dor e perda funcional que se caracteriza pela perda da capacidade de marcha e ou capacidade de preensão ou movimentação dos membros superiores.
Há também febre, anorexia e mal estar.
Nas regiões superficiais, é possível notar edema e rubor. Em caso de regiões mais profundas, como quadris e ombros, esses sinais podem não ser perceptíveis.
[OSTEOMIELITES] Em relação à OHA:
Quando a infecção acomete o colo do ________ ou do _______ o abscesso pode, eventualmente, drenar para a cavidade articular, já que a cápsula articular envolve, nessas articulações, a ________.
Quando a infecção acomete o colo do fêmur ou do úmero o abscesso pode, eventualmente, drenar para a cavidade articular, já que a cápsula articular envolve, nessas articulações, a metáfise.