Organização Político-Administrativa do Estado Flashcards

1
Q

(EPPGG/MPOG/2009)

A organização político-administrativa da União compreende os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos na forma do disposto na própria Constituição Federal.

A

Cuidado com o peguinha! A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos na forma do disposto na própria CF/88.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(PREF. JOÃO PESSOA-PB/AUDITOR MUNICIPAL DE CONTROLE INTERNO/2018)

Conforme a CF, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios possuem Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário, independentes e harmônicos entre si.

A

Tal qual o Distrito Federal, os Municípios não possuem Poder Judiciário próprio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(SEPLAG/GESTOR GOVERNAMENTAL/2008)

Constitui bem ambiental de domínio dos Estados:

a) a mata atlântica.
b) os sítios arqueológicos.
c) as águas subterrâneas.
d) as cavidades naturais subterrâneas.

A

Letra c.

Está em conformidade com o artigo 26, I, da CF/88, que determina que são bens dos Estados “as águas superficiais ou subterrâneas”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

(PGJ/ANALISTA DE SISTEMAS/2002)

É CORRETO afirmar que a criação de Municípios se fará por:

a) lei estadual.
b) lei federal.
c) lei complementar estadual.
d) lei complementar federal.

A

O item está de acordo com o disposto no art. 18, § 4º, da CF/88, segundo o qual, “a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por Lei Estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, à populações dos Municípios envolvidos, após a divulgação dos estudos de Viabilidade Municipal e publicados na forma da lei”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

(EXAME DA OAB/2007.3)

Nos termos da Constituição de 1988, o Estado federal brasileiro

a) é formado pela união indissolúvel dos estados e municípios e do Distrito Federal (DF), todos autônomos, sendo apenas a União detentora do atributo da soberania.
b) adota um sistema de repartição de competências que enumera os poderes da União, define indicativamente os dos municípios e atribui os poderes remanescentes para os estados.
c) destina à União, como ente central, competências de caráter exclusivo e privativo, restando aos estados, ao DF e aos municípios apenas o exercício de competências legislativas em caráter remanescente e suplementar.
d) não admite que os municípios, mesmo de forma suplementar, possam legislar sobre as matérias que são objeto da legislação federal e estadual.

A

Letra b.

A técnica de repartição utilizada pela CF/88 é o da predominância de interesse. Segundo ela, a União caberão as matérias de interesse geral e aos municípios as questões de predominante interesse local. No que tange os Estados, a CF/88 reservou-lhes as competências não atribuídas à União e aos Municípios, chamada de competência residual. Para o DF, a CF/88 atribuiu as competências reservadas aos Estados e Municípios, denominada de competência cumulativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

(EXAME DA OAB/2009.1)

De acordo com a CF e com a doutrina, a intervenção federal

a) exige do Presidente da República, quando provocada por requisição, a submissão do ato ao Conselho da República e ao Conselho de Defesa Nacional, para posterior exame quanto à conveniência e oportunidade da decretação.
b) é provocada por solicitação quando a coação ou o impedimento recaem sobre cada um dos três Poderes do Estado.
c) dispensa, quando espontânea, a autorização prévia do Congresso Nacional.
d) exige, em qualquer hipótese, o controle político.

A

Letra c.

Nas hipóteses do art. 34, VI e VII e 35, IV, ficam dispensadas a apreciação pelo Congresso Nacional, vale dizer, o controle exercido pelo Congresso Nacional será posterior. Nesses casos, o decreto limitar-se-á a suspender a execução do ato impugnado, se essa medida bastar ao reestabelecimento da normalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

(EXAME DA OAB/2009.3)

Assinale a opção correta quanto à disciplina sobre a intervenção federal.

a) No caso de descumprimento, por algum estado-membro, dos princípios constitucionais sensíveis, a decretação de intervenção dependerá de provimento, pelo STF, de representação do procurador-geral da República.
b) Se houver, por parte de estado-membro, ameaça ao livre exercício de qualquer dos poderes, o pedido de intervenção federal dependerá de requisição do STF.
c) A União só poderá intervir nos estados após prévia anuência do Congresso Nacional.
d) O estado só poderá intervir em seus municípios se a assembleia legislativa, por maioria absoluta, aprovar a decretação da intervenção.

A

Letra a.

A representação interventiva, também chamada de ação direta de inconstitucionalidade interventiva, é a ação destinada a aferir a legitimidade ao processo de intervenção, que só pode ocorrer em duas hipóteses constitucionais:
I. ofensa aos princípios sensíveis;
II. recusa à execução de lei federal.
Nessas duas situações, a intervenção dependerá de provimento pelo Supremo Tribunal Federal de representação interventiva proposta pelo PGR.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

(XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO)

Determinado Governador de Estado, inconformado com decisões proferidas pelo Poder Judiciário local, que determinaram o fechamento de diversos estabelecimentos comprovadamente envolvidos com ilícitos, decidiu que os órgãos estaduais a ele subordinados não cumpririam as decisões judiciais. Alegou que os negócios desenvolvidos nesses estabelecimentos, mesmo sendo ilícitos, geravam empregos
e aumentavam a arrecadação do Estado, e que o não cumprimento das ordens emanadas do Poder Judiciário se justificava em razão da repercussão econômica que o seu cumprimento teria. Das opções a seguir, assinale a que se mostra consentânea com a Constituição Federal.

a) O Presidente da República, após a requisição do Supremo Tribunal Federal, decretará a intervenção federal, dispensado, nesse caso, o controle pelo Congresso Nacional.
b) O Governador de Estado, tendo por base a inafastável autonomia concedida aos Estados em uma organização federativa, está juridicamente autorizado a adotar o indicado posicionamento.
c) O Presidente da República poderá decretar a intervenção federal, se provocado pelo Procurador Geral da República e com autorização prévia do Congresso Nacional, que exercerá um controle político.
d) O Supremo Tribunal Federal, prescindindo de qualquer atuação por parte do Presidente da República, determinará, ele próprio, a intervenção federal, que será posteriormente apreciada pelo Congresso Nacional.

A

Letra a.

No caso de intervenção federal provocada por requisição para exigir cumprimento de decisão judicial, o Presidente da República, após a requisição do STF, decretará a intervenção federal, dispensado nesse caso, o controle pelo Congresso Nacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
  1. (XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO)

O instituto da intervenção é de extrema excepcionalidade, razão pela qual restam minuciosamente delineadas as hipóteses na CRFB/88. Assinale a opção que contempla, à luz da CRFB/88, hipótese correta de intervenção.

a) O Estado X, sob o pretexto de celeridade e efetividade, vem realizando somente contratações diretas, sem a aplicação da Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos – Lei n. 8.666/93. Nessa situação, poderá a União intervir no Estado X para prover a execução de lei federal.
b) O Município Y, localizado no Estado Z, não vem destinando nos últimos seis meses o mínimo exigido da receita municipal na manutenção das escolas públicas municipais, sob o fundamento de que a iniciativa privada realiza melhor ensino. Nesta hipótese, tanto a União quanto o Estado Z, à luz da CRFB/88, poderão intervir no Município Y para garantir a aplicação do mínimo exigido da receita municipal na aludida manutenção.
c) Nos casos de desobediência à ordem ou decisão judiciária, a decretação de intervenção independe de requisição judicial.
d) O Município Z, em razão de problemas orçamentários, em 2013, decidiu, excepcionalmente, pela primeira vez na sua história, não realizar o pagamento da sua dívida fundada. À luz da CRFB/88, poderá o Estado W, onde está localizado o referido Município, intervir no ente menor para garantir o pagamento da dívida fundada.

A

Letra a.

É a hipótese trazida pelo art. 43, VI, parte inicial.

Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:
VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

(SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR/ANALISTA JUDICIÁRIO/2018)

Tendo em vista a organização do Estado e o fato de que o texto constitucional prevê a possibilidade de determinados órgãos do Poder Judiciário requisitarem ao presidente da República intervenção federal no caso de desobediência à ordem ou à decisão judiciária, julgue os itens seguintes. Nos casos de requisição de intervenção federal, o presidente da República estará obrigado a editar o decreto de intervenção, não lhe cabendo, a despeito da sua condição de chefe do Poder Executivo, exercer juízo de conveniência ou de oportunidade da providência requerida.

A

Correta.

Nos casos de intervenção provocada por requisição do Poder Judiciário, o Presidente estará obrigado a realizar a intervenção federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

(TRIBUNAL DE CONTAS MUNICIPAL-BA/AUDITOR ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA/2018)

Com relação à organização político-administrativa do Estado Federal, é correto afirmar que

a) os territórios brasileiros são excluídos da composição da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil.
b) os recursos minerais do subsolo são de propriedade do município em que forem encontrados.
c) os estados podem incorporar-se entre si ou desmembrar-se para formarem novos territórios estaduais.
d) a organização e a prestação de serviços de transporte rodoviário interestadual e local são de competência dos estados.
e) as cavidades naturais subterrâneas são patrimônio do estado onde se localizarem.

A

Letra a.

Os territórios não estão no art. 18, caput, da CF/88, que diz que “a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o DF e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

(TRIBUNAL DE CONTAS DE MINAS GERAIS/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/2018)

A Constituição Federal de 1988 dispõe que são bens da União

a) as águas superficiais fluentes.
b) as águas subterrâneas em depósito.
c) as terras devolutas indispensáveis à preservação ambiental.
d) as ilhas fluviais e lacustres.
e) as ilhas oceânicas e costeiras.

A

Letra c.

É o disposto no art. 20,II, da CF/88, segundo o qual, são bens da União as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly