ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA Flashcards
O que é uma administração Unitário do país?
A Confederação é a junção de vários países soberanos, o mais perto da Confederação é a União Europeia. Se divide no estado unitário puro ou descentralizado administrativamente.
* O estado unitário, foi adotado pelo Brasil até 1891.
* No estado unitário, o poder fica nas mãos de um órgão central. Poderá ser puro ou descentralizado administrativamente.
* Com o surgimento da República, o Brasil sai do estado Unitário para Federação. Mas entrega um pouca de autonomia para os entes Federados.
* Os municípios só vieram a ter autonomia em 1988.
O que é uma administração por Federação do país?
Composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo próprio.
Como regra geral, os estados que se unem para constituir a Federação são autônomos, isto é, possuem um conjunto de competências ou prerrogativas garantidas pela Constituição que não podem ser abolidas ou alteradas de modo unilateral pelo governo central.
* União é indissolúvel.
* No modelo norte-americano de Federação, houve as chamadas colônias. Eram como países independentes, mas abriram mão da sua independência e aceitaram formar um país, os Estados Unidos da América.
* A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, aconteceu nos Estados Unidos, entre os Estados do Norte e do Sul, de 1861 a 1865. Esse conflito foi iniciado quando os estados do Sul se separaram da União e formaram os Estados Confederados da América.
O que é uma administração por Confederação do país?
Trata-se de forma de Estado em que diversos entes soberanos se unem por meio de tratado internacional, em razão de economia, de segurança interna ou defesa externa. Nota- se que a soberania permanece com cada ente federado, mesmo depois do estabelecimento do vínculo confederado; isto significa que, caso desejem se desligar da confederação, possuem força para fazê-lo.
* A União é dissolúvel
O que foi o Brexit (saída)?
Foi um movimento político que defendeu a saída do Reino Unido da União Europeia. Este movimento foi liderado, principalmente, por políticos nacionalistas britânicos, que alegavam que a saída do Reino Unido da União Europeia seria vantajosa para os britânicos.
Existe dois modelos de Federação no mundo:
* No primeiro, a Federação nasce de dentro para fora.
* No segundo, nasce de fora para dentro.
O norte-americano nasceu de fora para dentro (Federação por movimento centrípeto ou agregação).
O brasileiro, dentro para fora (Federação por movimento centrífugo ou desagregação/ segregação).
O que é o Modelo de Federação Cooperativa ou Cooperação – (Brasil)?
- Modelo cooperativo (Artigos 23 e 24)
Como é o Modelo de Federação Dual – (Estados Unidos)?
- Há uma separação rígida, quando se fala de competências. Modelo estanque de separação.
Como é o Modelo de Federação Orgânico?
- Concepção centralizadora.
- Os Estados membros são fragilizados.
- Regime ditatorial.
Como é o Modelo de Federação Assimétrico?
Parte do pressuposto de que existem exacerbadas desigualdades regionais (socioeconômicas, políticas, culturais) e busca reverter esse quadro com a realização de programas e a distribuição de atribuições diferenciadas entre os entes para equacionar as desigualdades.
Um típico exemplo de federalismo assimétrico é o Canadá, em cujo Estado as línguas francesa e inglesa são oficiais, de forma a atender a todos os integrantes de seu território. Cabe observar que a assimetria, ora tratada, não gera discriminação entre os entes. Ela serve, na verdade, para reduzir a discriminação existente, quando for absurda ou arbitrária.
No Brasil, se fala de erro de simetria, não se tem a questão da língua, mas há outras diferenças drásticas entre os estados, sob o ponto de vista socioeconômico, políticos, climáticos (seca no Nordeste ou no Sul x enchentes do Sudeste, por exemplo), entre outros. No Brasil, essas distinções regionais ensejam discussão sobre o federalismo assimétrico, se não para prever atribuições diferentes, ao menos para discutir programas diferenciados e direcionados às necessidades específicas de cada região e para a definição de políticas públicas com a finalidade de equacionar as desigualdades existentes.
Como é o Modelo de Federação Simétrico?
Tem uma homogeneidade (na cultura, no desenvolvimento e no idioma). Visa uma repartição de competências e receitas de forma paritária e isonômica entre os entes integrantes da Federação. Essa forma de Federalismo parte de um pressuposto de isonomia entre os entes.
Como é o Modelo de Federação de Integração?
- Há preponderância do governo central.
- A busca pela integração, minimiza o desequilíbrio.
Como é o Modelo de Federação de Equilíbrio?
- Se busca harmonia entre os entes.
- Cada um na sua esfera de competência.
Como é a organização administrativa da FEDERAÇÃO BRASILEIRA?
Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
§ 1º Brasília é a Capital Federal.
§ 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
Art.19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I – Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embarcar-lhes funcionamento ou manter com eles ou suas representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
II – Recusar fé aos documentos públicos;
III – Criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
Os Territórios Federais não são entes dotados de autonomia. Até o momento não existem Territórios Federais, mas nada impede que eles sejam criados por lei complementar federal.
Caso sejam criados, não terão autonomia financeira, administrativa e política, pois serão autarquias pertencentes à União. O Brasil, em 1988, tinha três Territórios Federais:
* Amapá – demonstrou viabilidade e foi transformado em estado;
* Roraima – demonstrou viabilidade e foi transformado em estado;
* Fernando de Noronha – não demonstrou viabilidade e foi devolvido a Pernambuco.
Como é a Autonomia tríplice FAP?
União, estados Distrito Federal e municípios: Autonomia tríplice FAP – Financeira,
administrativa e política.
O que é a ADOÇÃO DA FEDERAÇÃO DE 3º GRAU?
União, estados Distrito Federal e municípios: Autonomia tríplice FAP – Financeira,
administrativa e política.
Constituição brasileira em vigor adotou o que a doutrina chama de federalismo de 3º grau, pois, além das esferas federal e estadual, reconheceu os municípios como integrantes da federação. Ou seja, há o ente central, que é a União; entes regionais, que são os estados;
e entes locais, que são os municípios. Já o Distrito Federal é sui generis, e acumula as competências legislativas, administrativas e tributárias.
Todos os entes da Federação (União, estados, DF e municípios) têm autonomia, mas o DF, por sediar a Administração Federal em sua essência, tem autonomia menor do que dos outros entes da federação. A autonomia do DF é parcialmente tutelada pela União.
O professor José Afonso da Silva entende que, embora a Constituição Brasileira formalmente informe que temos uma federação de terceiro grau, já que foi dada autonomia para os municípios em 1988, afirma que na vida real essa autonomia dos municípios não existe.
Isso porque a maioria dos municípios não se sustentam, precisando de repasses dos estados para suas despesas.
Embora exista esse posicionamento do professor José Afonso da Silva, para as provas provalece a orientação de que no Brasil há uma federação de 3º grau desde 1988, na medida em que a autonomia dos municípios foi dada só com a Constituição de 1988.
Como é a A (IM)POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DE ISENÇÕES HETERÔNOMAS?
Se, por exemplo, um estado quer conceder isenção de IPTU para alguém, isso não pode acontecer, porque IPTU é tributo municipal. Se o estado quiser dar isenção, tem que ser de tributo que pertença ao estado. Exceção: a União, quando está agindo internamente, não pode conceder isenção heterônoma. Porém, quando age como se fosse o Brasil, e não um ente do Brasil, ela pode conceder isenção heterônoma.
Exemplo: o Brasil celebra um tratado internacional com a Bolívia, e nesse tratado o Brasil compra gás natural da Bolívia. Porém, para baratear o gás natural, o governo Brasileiro concede uma isenção do ICMS. ICMS é tributo estadual, mas neste caso o Brasil pode dar essa isenção, pois se trata da União agindo em nome da República Federativa do Brasil.
Como é a República Federativa do Brasil?
- Ente de direito público externo;
- É dotada de soberania;
- Os entes que compõem a República são dotados de autonomia;
- A União exerce dupla função: autonomia no plano interno, mas no plano externo atua/ age com soberania. Não se pode afirmar que a União possua ou detenha soberania.
Quem detém ou possui soberania é a República Federativa do Brasil.
Como é a FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA?
A Força Nacional de Segurança não é órgão de segurança pública do artigo 144 da CF.
Ela é composta por policiais militares, bombeiros militares e policiais civis dos estados.
Ou seja, os integrantes da Força Nacional não são funcionários do governo federal, mas agentes de segurança dos estados que são selecionados pela União.
A União só pode enviar a Força Nacional para um município se o Governador pedir.
Como é a INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA?
O artigo 5º da Constituição permite que o poder público requisite bens de particulares em caso de iminente perigo público, assegurada a indenização, se houver dano. A União não pode requisitar bens de um estado, por exemplo.
É possível a requisição se houver, por exemplo, estado de sítio, mas não em condições normais