O processo de modernização da agropecuária no Brasil Flashcards
O Brasil figura hoje entre os principais produtores mundiais de um grande número de produtos agropecuários, resultado dos fortes investimentos realizados na transformação da base técnica nacional durante décadas, mas também de um processo de espraiamento espacial da produção que resultou na incorporação de novas áreas e na realocação de certas culturas pelo território
Correto
A soja é hoje a cultura de maior valor no território brasileiro, além de ser o nosso principal gênero agrícola de exportação. Tendo sido introduzida no país nos estados da região Sul, hoje é uma cultura essencialmente do Cerrado do Centro-Oeste brasileiro, com pouca relevância na porção mais meridional do território.
Errado. IBGE - Pesquisa de Produção Agrícola Municipal - distribuição da produção pelo território. Ela não deixou de ser importante na região sul.
A soja é hoje a cultura de maior valor no território brasileiro, além de ser o nosso principal gênero agrícola de exportação (quase 30%)
MT = 28,7% PR = 19,5% RS = 15,6% GO = 10,9 MS = 7,1% MG = 4,1% - Cerrado Mineiro com grande produção
Segundo os dados do IBGE, tanto do Censo Agropecuário, quanto da Pesquisa Agrícola Municipal, o algodão é uma das culturas que mais têm crescido no país nos últimos anos, com destaque na zona da mata de diversos estados nordestinos, como Bahia e Maranhão.
Errado. O algodão não é uma das culturas que mais tem crescido. Pós-2008 - saturação de algodão no mercado internacional - diminuição de 30%.
É cultivado no cerrado. Culturas de soja-miilho-algodão
GO
BA - oeste
MA - sul
MG
Até meados do século XX, o café foi um cultivo bastante concentrado nos estados de São Paulo e Paraná. Hoje, esses estados ainda figuram na lista dos principais produtores, mas com uma participação significativamente menor do que os líderes Minas Gerais e Espírito Santo.
Correto. MG = 54%
ES = 23%
Por se tratar de um gênero fortemente associado ao consumo da cesta básica no Brasil, o arroz é uma cultura bem distribuída pelo país, sem uma concentração regional muito nítida quanto às principais áreas produtoras.
Errado.
RS = 70%
SC = 9%
Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do processo de construção do espaço mediado pela técnica. É uma criação humana e um produto das tecnologias. Nesse sentido, o total da produção agrícola do planeta se divide, na verdade, em um amplo leque de modelos produtivos em diferentes áreas
Correto
Os EUA constituem um dos mais importantes atores no mercado internacional de gêneros agrícolas, com ampla produtividade em um grande número de gêneros. Essa produção altamente competitiva é estruturada a partir do processo de ocupação territorial, até hoje manifesta sob a forma do modelo farmer.
Errado. O modelo farmer (pequeno e médio produtor - Marcha pro Oeste) alterou-se bastante ao longo do século XX.
6 milhões de estabelecimentos (1840)
2 milhões estabelecimentos(2008); Aumento da área média das propriedades
CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA
Causas: Crise de 1929; evolução tecnológica (1950)
Com um tamanho médio dos estabelecimentos agrícolas inferior a 20 hectares, a agricultura da Europa Ocidental tem uma dificuldade de conseguir se modernizar em função da pequena escala. Essa base técnica mais atrasada pressiona ainda mais a política de subsídios que sustenta o modelo.
Errado. O tamanho é realmente inferior 20 HECTARES. Entretanto, a política agrícola europeia garante a modernização, através de assistência estatal.
Na Ásia meridional verifica-se um modelo agrícola fortemente baseado em um uso intensivo de mão- de-obra em relação à área cultivada em áreas de grande densidade demográfica e/ou expressivos contingentes populacionais. Esse modelo tem na rizicultura um de seus melhores exemplos e é conhecido como agricultura de jardinagem.
Correto.
Em boa parte do mundo, a parcela da produção agrícola que apresenta destinação alimentar é oriunda de uma agricultura de menor porte e força de trabalho muitas vezes familiar. A dificuldade de acesso a crédito e base técnica, entre outras questões, torna esse modelo mais suscetível às oscilações de safra, impactando oferta e preços em diversas regiões.
Correto. A segurança alimentar do planeta depende da agricultura familiar.
2014 - Ano Internacional da Agricultura Familiar (FAO)
Uma das grandes transformações verificadas no Brasil ao longo da segunda metade do século XX foi a profunda alteração da base técnica na produção agrícola nacional, com a progressiva incorporação da tecnologia em setores como os insumos químicos e o maquinário agrícola.
Correto. Leitura recomendada: A nova dinâmica da agricultura brasileira: capítulo 1, José Graciliano da SIlva (atualmente na FAO).
Durante boa parte da nossa história a agricultura brasileira é caracterizada pela estrutura dos complexos rurais, modelo que contribui para uma dinâmica de baixa integração por estabelecer relações mais voltadas para fora do que para dentro do território.
Correto.
Complexos rurais - engenho de açúcar, fazenda de café: o modelo agroexportador clássico. Modelo predominante durante séculos.
Realiza de maneira autônoma todas as etapas da produção, não havendo necessidade do estabelecimento de relações dentro do território. Esse produto final tem uma destinação para fora do território.
Aquipélago: Conjunto de ilhas
Lógica extrovertida, pois é voltada para fora.
O início da modernização agrícola no país, no que diz respeito à transformação da base técnica a partir de um setor industrial de bens de produção para a agricultura, se verifica a partir da metade do século
XX. O estímulo à expansão da produção é a necessidade de recuperação do papel do país de grande exportador agrícola.
Errado. Existe uma alteração da base técnica, com uma indústria voltada para a agricultura. Essa mudança foi um processo internacional chamado de Revolução Verde. Departamento de bens de produção (E1 - Graciliano).
O estímulo à expansão da produção não se deveu à necessidade de recuperação do papel do país de grande exportador. Na verdade, a relação está enraizado ao consumo interno. Emergência, a partir de Getúlio Vargas, num processo de industrialização urbano. A população urbana consome alimentos, mas não produz. Dessa maneira, o aumento da oferta interna se fazia necessário, sendo o principal estímulo da produção;
O modelo agrícola que resulta da modernização é o chamado Complexo Agroindustrial (CAI), frequentemente representado como uma cadeia em que a produção primária da agropecuária é subordinada a elos industriais de bens de produção e processamento.
Correto.
Indústria de bens de produção (à montante) - antes da produção agropecuária
=>
Produção agropecuária
=>
Indústria de processamento (à jusante). Ex: indústria química, têxtil, de combustíveis, etc.
- 2 grandes modelos de integração
Horizontal - Produtor que fornece matéria-prima para a indústria de processamento.
Vertical - Produção e processamento controlados por um mesmo ator (grandes grupos).
A expansão do complexo agroindustrial, principalmente a partir do período militar, contribuiu para um processo de intensa concentração fundiária no Brasil, tornando-se o modelo hegemônico que acabou por praticamente eliminar o modelo de pequena produção familiar no país.
Errado. A expansão do complexo agroindustrial,
principalmente a partir do período militar, contribuiu para um processo de intensa concentração fundiária no Brasil.
Hegemônico em que? Se em exportações, isso é correto.
Agricultura Familiar tem grande peso no abastecimento interno (70% do consumo interno). Grande segurança alimentar
Além disso, a agricultura familiar está inserida no CAI, no que concerne à horizontalidade.