A matriz energética brasileira Flashcards
O Brasil apresenta um percentual de uso de energia renovável na composição de sua matriz bem acima da média mundial, resultado de investimentos que já vêm de muitas décadas e que hoje seguem sendo parte importante do planejamento nacional
Correto.
A energia hidráulica realmente não é a principal renovável na matriz energética total, ficando atrás da energia gerada a partir da cana-de-açúcar. Os investimentos nessa fonte entretanto, não se reduziram a níveis muito baixos. A bacia do Norte e a Bacia do Tocantins possuem 31 projetos de hidro-elétricas (42.529 MW - 3 vezes a capacidade de Itaipú).
A bacia do Paraná tem quase 30 hidro-elétricas. à medida que aumente a produção no Norte, isso proverá o Brasil de maior segurança energética, compensando a oscilação proveniente do Centro-Sul.
Apesar de apresentar amplo predomínio na matriz elétrica do país, a energia hidráulica não é a principal renovável na matriz energética total, ficando atrás da energia gerada a partir da cana-de- açúcar. Essas posições não devem se alterar, uma vez que, em função da tendência de oscilação das fontes hidráulicas, os investimentos nessa fonte se reduziram a níveis muito baixos.
Errado.
A alta participação da cana-de-acúcar na matriz nacional se deve a um planejamento que se iniciou há cerca de quatro décadas em um contexto de necessidade de diversificação da matriz resultante do grande impacto das importações de petróleo e derivados nas contas nacionais.
Correto.
1975 => II PND: Alternativas Energéticas:
_Pro-Álcool
4 Fases:
1) Acúmulo de Tecnologia (1975-1979)
_Investimento em pesquisa para consolidar a cana-de-açúcar como fonte privilegiada da produção
1979 => Lançamento do Fiat 147 como primeiro carro 100% a álcool.
2) Expansão
1980/1989
1985 = mais de 90% dos veículos novos à álcool.
3) Retração
1990-2002
Aumento dos carros à gasolina. Foi a crise do Pró-Álcool. Ela foi uma crise de abastecimento, pois a frota cresceu muito.
O Brasil era o maior exportador de açúcar do mundo; a partir do momento que as exportações são redirecionadas para o consumo interno, os preços sobem vertiginosamente.
Desse modo, os produtores começaram a reduzir a oferta de álcool, provocando problemas para os motoristas. No fim dos anos 1990, nenhum motorista queria ter carros a álcool (Crise de produtividade). Em 1991, Collor acabou com os subsídios à produção de álcool.
Somado a isso, os preços do petróleo caem profundamente
4) Recuperação
Veículos Flex = 2003
Previne crises de credibilidade
_Aumento da competitividade do etanol
_Preocupações globais no que concerne ao meio-ambiente
- Investimento em mecanização da lavoura
- Plantio
- Variedades
- Processamento
- Produção offshore
- Processamento
- Angra
- Itaipú
_1970 = quase 90% de Petróleo e Derivados importados
_Quase 40% da matriz dependente do exterior
O Brasil é um país com imenso potencial de geração eólica ao longo de praticamente todo o litoral. A participação dessa fonte, entretanto, ainda é muito baixa em função do custo de geração que ainda é muito alto e sem projeção de queda para os próximos anos, reduzindo sua competitividade.
Errado.
O potencial brasileiro se dá no Nordeste e no Rio Grande do Sul. Os custos, além disso, estão caindo vertiginosamente, com projeções de grande crescimento.
75 GW = Nordete 22,8GW = Sul 12,8=Sudeste 12,8 GW = Norte 3,1GW = Centro-Oeste
A energia solar é uma fronteira importante para a ampliação da geração elétrica em virtude do seu enorme potencial em diversas partes do globo. No Brasil, em particular, o maior potencial está na região Norte, em função das latitudes mais baixas dessa região.
Errado.
A parte do semi-árido possui o maior potencial: vegetação baixa, altas latitudes e potencial solar.
Desde a década de 1930, período do início da produção nos primeiros poços, até a descoberta e exploração da camada pré-sal, o Brasil se tornou detentor de uma das maiores reservas desse hidrocarboneto no planeta, a 15a em volume no ano de 2014. Ao longo desse período, o país investiu fortemente não apenas em sondagem, mas também em tecnologia para extração em bacias continentais e marítimas.
Correto
O início da exploração nas décadas de 1930 e 1940 se concentrou em reservas de baixo potencial situadas em bacias sedimentares continentais. Foi apenas na década de 1970 que, após os choques do petróleo, o governo brasileiro decide investir na busca por reservas em alto mar, como estratégia para reduzir o impacto do hidrocarboneto nas importações.
Errado. 1939 – Encontra-se petróleo em Salvador, na área continental. Até o início dos anos 60, o Brasil não consegue encontrar muito petróleo. Desse modo, toma-se a decisão de procurar petróleo offshore. Em 1968, encontra-se petróleo no mar; 1974 = Campo de Garoupa – megaprodução.
DIVERSIFICAÇÃO ENERGÉTICA; MAIORES INVESTIMENTOS NA PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO.
Com o sucesso da produção offshore e o baixo potencial das bacias continentais, o Brasil foi gradualmente abandonando a produção terrestre de petróleo e gás, não restando nenhum campo em operação hoje.
Errado. Existem produções continentais
O otimismo em relação às descobertas na camada pré-sal se justifica por uma série de motivos: tratam-se de grandes reservas, com forte presença de óleo leve e situadas em uma estrutura geológica em abrange praticamente todo o litoral brasileiro, com imenso potencial para novas descobertas.
Errado. Não abrange quase totalidade do território brasileiro
Problemas do Pré-sal = de verticalização (enormes profundidades) e horizontal (muito longe do litoral)
O Pré –sal abrange parte restrita do litoral
Tanto no que diz respeito à produção, quanto ao processamento, o petróleo é um setor fortemente concentrado nas regiões sul e sudeste do país, regiões onde se encontram a maior parte dos principais campos em operação, além de quase todas as grandes refinarias.
Correto