Geografia da População (II)- Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. Flashcards

1
Q

Mais de 200 milhões de pessoas vivem hoje fora de seus países de origem, dos quais a maior parte é constituída por migrantes de motivação econômica o que envolve não apenas população à procura de trabalho, mas também por pessoas que buscam uma maior renda esperada

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em um cenário de crise econômica global, podemos verificar dois movimentos envolvendo as migrações internacionais. Por um lado tem ocorrido uma seguida queda quanto ao número de migrantes que realizam movimentos transfronteiriços. Por outro, aumenta a resistência à presença dos migrantes em função do severo impacto negativo que eles trazem para as economias dos países receptores.

A

Errado. Não ocorre queda no número de migrantes que realizam movimentos transfronteiriços, pelo contrário, este ano ocorrem picos no número de migrantes transfronteiriços, principalmente refugiados. Além disso, não se pode afirmar que os migrantes representam severo impacto negativo para as economias dos países receptores, pelo contrário, eles são extremamente benéficos para grandes receptores migratórios, como EUA, Reino Unido e Alemanha.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O sentido migratório predominante no século XX é aquele que compreende um movimento sul- norte, percebido como a drenagem de população da periferia em direção ao centro. Com a tendência de desconcentração produtiva verificada nas últimas décadas, sobretudo no que diz respeito aos setores intensivos em trabalho, esse fluxo tende a perder importância, em função do aumento do emprego em grandes emissores populacionais.

A

Errado. A desconcentração produtiva, num primeiro momento, deveria aumentar os postos de trabalho nos países subdesenvolvidos, desse modo, as migrações deveriam diminuir. Entretanto, isso não ocorre, devido à chamada Renda Esperada. Os miseráveis não são os únicos a buscar movimentos migratórios, mas sim aqueles que almejam ganhar mais e aumentar sua própria renda.

Os setores intensivos em trabalho buscavam mão de obra barata. Entretanto, parte a população irá buscar aumento de suas rendas em terceiros países, a partir de quanto se espera ganhar. A diferença de renda global não tende a se reduzir tanto, da mesma maneira que a desconcentração do trabalho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Pode-se perceber a formação de especializações regionais dentre os principais fluxos migratórios, com relações de origem e destino muito bem definidas. O fator mais importante para a orientação dessas especializações é a proximidade linguística e cultural, como se verifica nos fluxos a partir de ex-colônias.

A

Errado. Não é uma questão de proximidade lingística e cultural; isso pode ser verdade em algumas ex-colônias africanas. A proximidade é um fator extremamente importante, pois existe uma limitação de movimento por parte dos imigrantes, pois esses nem sempre possuem condições de se mover para lugares mais distantes. Quanto maior a distância, maior a possibilidade de serem pegos;

Rede Migratória - Especialização: a presença de imigrantes da mesma origem em certos destinos colabora para o aumento do fluxo migratório. Ex: Governador Valadres e Massachusets.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

As remessas financeiras realizadas por emigrantes podem constituir importante impacto nos países emissores de população, mas esse impacto deve ser relativizado por alguns fatores, como a redução desses valores nos últimos anos em função de um cenário de crise, além do fato de que essas remessas acabam tendo um papel menor na redução das disparidades internacionais do que fluxos como investimentos estrangeiros diretos e os auxílios internacionais ao desenvolvimento.

A

Errado. O Investimento Direto é a maior fonte de redução das disparidades internacionais, seguido pela remessa de recursos e, posteriormente, pelo auxílio formal entre países. .

Os Investimentos Diretos tiveram uma grande queda no ano de 2008, mas voltaram a crescer após esse ano.

A remessa de recursos dos imigrantes tem crescido, pois as facilidades de mandar dinheiro para o exterior tornou-se extremamente facilitada, desde os anos de 1990. A tendência é o aumento exponencial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

As migrações forçadas, sejam internacionais, como as que envolvem refugiados, sejam os deslocamentos internos, em que não ocorre o movimento transfronteiriço, apresentam forte relação com situações de conflito que empurram para a fuga milhões de pessoas. Essas associação entre movimentos forçados e risco derivado desses conflitos faz com que ocorra uma volatilidade numérica maior do que aquela verificada nas migrações econômicas, como nos demonstram os mais recentes dados referentes ao meio de 2014 , publicados pelo ACNUR em janeiro de 2015

A
Correto.
2011
Afghanistan - 2.664.400
lraq - 1.428,300
Somalia - 1,077,000   
Sudan	500,000
Dem.Rep.of the Congo - 491 500
Myanmar - 414,600    
Colombia - 395,900
Viet Nam -337,800
Eritrea      252,000
China  205,400 - a maioria desses imigrantes são de Vietnamitas já integrados à sociedade chinesa. 

2014

Syria - 3.000.000
Afghanistan - 2.600.000
Somalia - 900.000   
Sudan	600,000
South Sudan - 500.000
Dem.Rep.of the Congo - 491 500
Myanmar - 414,600 
Iraq - 400.000   
Colombia - 395,900
Central African Republic - 390.000
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A divulgação do relatório do ACNUR confirma a estimativa de que a Síria se tornou o principal emissor de refugiados do planeta, ultrapassando o Afeganistão, país que dominou o topo da lista de emissores desde a década de 1980.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A relação entre conflitos e mobilidade forçada é a principal razão explicativa para o fato da África constituir a região do mundo com o maior número total de refugiados, superando a Ásia e a América Latina.

A

Errado. A Ásia é o continente com o maior número de refugiados e de e de migrações forçadas.

Ásia - 3.547.000
Ádrica - 2.900.000
Europa - 1.786.000
América - 806.000

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Uma vez que as migrações forçadas são um movimento de fuga de situação de risco, observa-se uma grande recepção por parte de países mais desenvolvidos, como é o caso da Alemanha e dos EUA, ou notadamente estáveis, como é o caso do Brasil. Dessa forma, o fluxo sul-norte, a exemplo das migrações econômicas, é predominante também para movimentos forçados.

A

Errado.

Maiores receptores de refugiados

Paquistão - 1,6 milhões
Líbano - 1,1 milhão
Irã - 1,0
Turquia - 0,9
Jordânia - 0,7
Etiópia - 0,6
Quênia - 0,55
Chade - 0,5
Uganda - 0,4
China - 0,3
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em função da tendência de estabilização verificada em países com forte presença de deslocados internos, como é o caso da Colômbia e do Iraque, tem ocorrido uma queda recente no número de pessoas contabilizadas nessa categoria.

A

Errado. No pós-2010, houve um grande incremento dese número.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A matriz energética nacional é composta pelas fontes que colaboram para a geração da energia consumida por um país. No Brasil, os dados da matriz são disponibilizados anualmente por meio do Balanço Energético Nacional, documento que nos fornece o quadro energético brasileiro

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Os investimentos em energia hidráulica no Brasil se iniciam a partir da década de 1970, em um esforço de redução do peso do petróleo e seus derivados na matriz nacional. O considerável aumento da geração a partir das usinas hidrelétricas faz com que a energia hidráulica até hoje seja a principal fonte renovável brasileira.

A

Errado. Grandes hidreelétricas existem deste 1950 - Paulo Afonso, Furnas, algumas na Bacia do Paraná.

A energia hidráulica não é a principal fonte renovável brasileira, mas sim a biomassa da cana

Fontes Renováveis - 41% da matriz energética
Biomassa da cana -16,1% do total nacional
Hidráulica - 12,5% do total nacional
Lenha e carvão vegetal - 8,3% do total nacional
Líxívia e outras renováveis - 4,2% do total nacional

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O gás natural já é a segunda fonte não-renovável na matriz energética brasileiras, atrás apenas do petróleo. A tendência para essa fonte é de crescimento, cumprindo um papel de fonte complementar na geração nacional.

A

Correto.

Fontes Não Renováveis - 59%
Porcentagens referentes ao total nacional:
Petróleo e derivados - 39,3%
Gás Natural - 12,8%
Carvão Mineral - 5,6%
Urânio - 1,3%

O gás natural possui papel de complementariedade, pois, quando existe oscilações nas fontes renováveis, existe o plano B (Termoelétricas). Por que?

Possuimos grandes reservas de gás natural na vizinhança (Venezuela, Bolívia, Equador) e encontramos novas no Brasil (Plataforma continental, bacia do Parnaíba)

Existe a expectativa que, em decorrência do enorme aumento da produção de gás e petróleo pelo método de fracking, os preços do gás se mantenham baixos.

A Argentina é uma das principais fontes de reservas de gás xisto do mundo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A energia derivada da biomassa, particularmente da cana-de-açúcar, apresentou expressivo crescimento por volta de meados dos anos 2000, com estímulos ao setor de biocombustíveis. Mais recentemente, contudo, a participação dessa fonte tem se reduzido em função da crise no setor sucroalcooleiro nos últimos anos.

A

Correto.

Setor asfixiado - bilhões de litros:

2007/2008 - 22,4
2008/2009 - 27,5
2009/2010 - 25,7
2010/2011 - 27,3
2011/2012 - 22,7
2012/2013 - leve incremento - 23,0

A estratégia de contenção do preço do petróleo diminuiu a competitividade do etanol, diminuindo a demanda do mesmo. Existe uma pequena melhora atualmente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Com o peso tradicional da energia hidráulica, somado ao crescimento da biomassa e os investimentos recentes em fontes alternativas, o Brasil tem uma matriz energética predominantemente limpa, o que coloca o país em uma posição favorável nos principais foros ambientais internacionais.

A

Errado. A matriz energética brasileira é predominantemente não renovável.

A matriz brasileira possui um peso das renováveis bem acima da média do mundo:

Brasil - 42,3%
Mundo - 13%
OCDE (2011) - 8,1%

OBS: Matriz Elétrica

As térmicas servem como uma fonte complementar às hidrelétricas. Elas são acionadas para garantir o abastecimento quando os reservatórios de água estão baixos.
O problema é que dois fatores estão elevando a demanda por essa energia mais suja e cara: 1) as hidrelétricas construídas nos últimos anos têm reservatórios pequenos ou são a fio d’água (sem reservatório); 2) a estiagem prolongada e o calor recorde diminuem a disponibilidade de água nas hidrelétricas ao mesmo tempo que elevam a demanda por energia, por exemplo, com uso de ar-condicionado.

Dilema ambiental

A tendência, observa a Firjan, é que as térmicas passem a ser usadas constantemente, e não apenas como fonte complementar nos períodos de seca. Devido ao custo mais alto dessa fonte de energia, a federação e representantes do setor elétrico defendem a construção de reservatórios maiores. A questão é que há grande resistência de ambientalistas e movimentos sociais contra esses empreendimentos, por causa do impacto sobre a população ribeirinha, índios e o meio ambiente.

Usinas antigas, como Sobradinho (BA), Tucuruí (PA) e Itaipu (PR), têm reservatórios gigantescos. As grandes hidrelétricas em construção, porém, são a fio d’água – Belo Monte, ainda em obras no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em operação ainda parcial, em Rondônia. A Região Norte do país é a que apresenta maior potencial de construção de novas hidrelétricas. Além dos impactos ambiental e social de se construir na floresta, porém, há a limitação topográfica, pois boa parte da área é planície

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly