Geografia Urbana Brasileira e Internacional Flashcards
Globalmente, mais pessoas vivem hoje em cidades do que no campo, com aproximadamente 54% da população mundial habitando áreas urbanas. Em 1950 essa proporção estava próxima a 30%, em 2050 espera-se um número próximo a dois terços da população mundial com situação de domicílio urbana.
Correto. Global Urbanisation Prospects - 2014 Revision
Hoje as regiões do mundo mais urbanizadas são a América do Norte, com mais de 80% de população urbana, além da Europa, com uma proporção de cerca de 75%. Em um patamar um pouco mais abaixo encontramos a América Latina, enquanto África e Ásia são as duas grandes regiões com a menor participação de população urbana, ambas com números inferiores a 50%.
Errado. População Urbana África - 40% Ásia - 47,5% Oceania - 70,8% Europa - 73,4% América Latina e Caribe - 79,5% A curva mais acentuada ocorreu da metade do século XX até o início do século XXI - Concentrada em alguns países de grande população - México, Argentina, Brasil, Venezuela. Outros, como Bolívia, América Central e Equador não são extremamente urbanos. América do Norte - 81,5%
A população rural do mundo cresce cada vez mais lentamente desde meados do século XX e deve alcançar o seu pico nos próximos anos. A partir daí, a tendência é de declínio absoluto desse contingente demográfico.
Correto.
Em 2008, o mundo tornou-se predominantemente urbano e continuará a aumentar
Em 2015, a população rural atingirá o pico e começará a decair.
África e Ásia são as regiões que apontam o maior potencial de crescimento urbano ao longo do atual século. Nesse sentido, espera-se um ritmo de aumento da participação da população habitando em cidades muito mais forte por parte da Ásia, sobretudo pela tendência de urbanização na Índia e na China.
Errado. Por volta de 2015 e 2020, o ritmo de urbanização africano ultrapassará o asiático, tendo um ritmo mais forte por parte desse continente. A urbanização africana é um processo precário, com grande favelização.
Áreas com maior crescimento urbano = África e Ásia. Poucos centros absorverão a urbanização desses continentes.
Para além do percentual de população urbana sobre o total demográfico de um país, outra análise possível é aquela que diz respeito à estrutura e à hierarquia das redes urbanas. Nesse sentido, podemos verificar que as áreas em que tem ocorrido o mais forte crescimento urbano no planeta tendem a apresentar redes urbanas mais concentradas.
Correto
Uma grande mudança que se observa no período em tela é a emergência de centros médios, como evidencia, por exemplo, o fato de que na última década há uma contínua queda da participação das capitais brasileiras na geração de valor no país.
Correto. As capitais tem perdido participação nas últimas décadas.
Cairiam de 38,7¨% do PIB para 33,4%
Centros médios aumentarão sua participação, principalmente no Sul, Sudeste e em menor medida no Centro-Oeste. Nordeste e Norte mantiveram a concentração. “Desconcentração Concentrada”
Apesar de se verificar uma tendência de crescimento de níveis intermediários da hierarquia urbana nacional, a rede urbana brasileira ainda pode ser considerada como uma rede concentrada, com 25% do PIB nacional correspondendo a apenas 6 centros urbanos.
Correto SP = 11,4% RJ = 5% Brasília - 3,9% Curitiba - 1,3% BH - 1,3% Manaus - 1,1%
No nível mais alto da hierarquia nacional ainda permanecem as duas grandes metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, classificadas pelo IBGE no estudo Regiões de Influência das Cidades como metrópoles globais.
Errado.
REGIC aboliu essa categoria de Metrópoles Globais
SP = A Grande Metrópole Nacional
RJ, Brasília = Metrópoles Nacionais
O peso das metrópoles, apesar de se reduzir com o passar do tempo, ainda se faz perceber quando verificamos que são essas cidades que dominam o ranking do PIB per capita entre os municípios brasileiros.
Errado. PIB per capita segue a lógica de cidades com pouca população e atividades de grande valor
Presidente Kennedy (ES) = 511.957,24 - Petróleo Louveira SP = Distribuição logística de grandes empresas Confins MG = Aeroporto Internacional de Confins Triunfo RS = Petróleo Quisseam RJ - Petróleo São Gonçalo do Rio Abaixo MG = Mineração Anchieta ES = Petróleo Porto Real RJ = Polo automobilístico Araporã MG = Hidroelétrica Campos de Júlio MT - Termoelétricas
Uma das tarefas da cidade no campo modernizado é a oferta de informação – imediata e próxima – a uma atividade agrícola que, nos dias atuais, já não pode ser feita sem esse insumo, tornado indispensável.
Correto
O papel das cidades médias é cada vez mais relevante na medida em que nelas vêm se concentrando os setores industriais de bens de produção agrícola, de forma a suprir o crescimento da agricultura moderna, sobretudo nas principais áreas de expansão, como é o caso do Centro-Oeste.
Errado. Esse setor de bens de produção agrícola no Centro-Oeste não é tão forte.
Empresas de maquinários agrícolas: Horizontina, Montenegro (Região Sul), Campinas, Indaiatuba (Sudeste), Catalão (Centro-Oeste). Esse setor é concentrado no Sul e no Sudeste.
As cidades médias contêm um contingente populacional cuja ocupação principal se dá no campo, constituindo-se mão-de-obra agrícola urbano-residente que realiza pendularidades em direção aos espaços produtivos.
Correto.
A associação entre o crescimento da agricultura moderna e a necessidade de apoio das cidades médias vem fazendo com que se observe um maior equilíbrio da rede urbana em todas as regiões do país, uma vez que estas cidades ocupam uma lacuna ao cumprir um papel intermediário na hierarquia urbana.
Errado. O crescimento de cidades médias ocorre principalmente no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste. O maior equilibrio da rede urbana não é tão visível no Norte e no Nordeste
Apesar de podermos considerar a condição predominantemente urbana da população brasileira como algo recente no todo da história do país, as transformações que levaram a essa situação se inserem em um processo de duração mais longa, envolvendo uma série de transformações que, de certa maneira, seguem em curso até hoje.
Correto
O crescimento da cidade de São Paulo se encontra entre os mais espetaculares processos de metropolização da história. Neste sentido, o período em que São Paulo começa a despontar na rede urbana brasileira é o final do século XIX, quando aumenta o seu contingente populacional em praticamente oito vezes entre 1872 e 1900.
Correto.
1872 - 32.000 habitantes
1890 - 65.000
1900 - 237.000
Forte processo migratório relacionados ao café explica o crescimento em tão pouco tempo. Entretanto, mesmo posteriormente, SP continuou a crescer em um ritmo muito forte.
SP cresceu 200 vezes entre 1872 e 1970