Impactos Ambientais nos biomas e domínios morfoclimáticos brasileiros Flashcards
Aziz Ab’Saber propunha uma divisão do território brasileiro em seis grandes domínios morfoclimáticos, áreas delimitadas a partir de semelhanças hidrológicas, climáticas, geomorfológicas, pedológicas e vegetacionais, além de faixas de transição, áreas que separam esses domínios e apresentam características relacionadas ao hibridismo resultante da proximidade entre certos domínios. Essa diversidade ambiental é, contudo, alvo de impactos ambientais próprios em cada domínio
Correto.
O Domínio das Araucárias é hoje um dos mais devastados do país, com uma enorme perda da cobertura vegetal original. Essa devastação, contudo, é um processo relativamente recente, tendo como ponto inicial o avanço da fronteira agropecuária no sul do país a partir de meados do século XX.
Errado. A devastação das Araucárias iniciou-se no século XIX, a partir da imigração dirigida de europeus para a região Sul. Somado a isso, a cafeicultura do Paraná, nos solos de terras roxas, também contribuiu. 97% das Araucárias foi destruída.
O Domínio do Cerrado já perdeu mais da metade de sua vegetação original, além de ter uma proporção ainda maior impactada por outros danos como a contaminação de solos e recursos hídricos. A destruição desse domínio apresenta uma particularidade bastante grave em função do seu papel na formação de boa parte das grandes bacias hidrográficas nacionais.
Correto.
O Domínio da Caatinga possui uma extensão superior a 10% do total do território brasileiro e corresponde a um dos mais preservados do país. Isso se justifica tanto por políticas dirigidas à sua proteção há algumas décadas, quanto pelo fato de que a restrição hídrica que o caracteriza limitar o avanço de atividades econômicas.
Errado. A caatinga já perdeu mais da metade da vegetação original (desmatamento pela agropecuária, por carvão vegetal).
O Domíno dos Campos ou Pradarias é uma formação marcante do extremo sul do Brasil e que hoje sofre com o avanço do processo de arenização, resultado da substituição de uma pecuária de baixo impacto apoiada nas pastagens naturais por lavouras como milho e soja
Errado. A pecuária também contribui para esse processo de arenização, assim como as lavouras.
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo. No Brasil, o Ministério do Meio-Ambiente e o IBGE trabalham com uma classificação do território continental em seis biomas
Correto.
O bioma Araucárias é marcado pela presença de formação vegetal arbórea, de grande heterogeneidade, apresentado como condicionantes para o seu desenvolvimento clima quente e úmido.
Errado. Não possui grande heterogeneidade; clima frio e úmido. Não existe bioma araucária (domínio morfoclimático dentro do bioma Mata Atlântica);
O bioma Mata Atlântica, que ocupa toda a faixa continental atlântica leste brasileira e se estende para o interior no Sudeste e Sul do País, é definido pela vegetação florestal predominante e relevo diversificado. É um bioma de grande biodiversidade original, o que tem relação com a ampla variação climática observada ao longo de sua extensão.
Correto.
O bioma Caatinga se notabiliza por ter boa parte de suas características como pedologia, hidrografia e vegetação orientadas pelo regime pluviométrico de menor volume que ali incide, o que colabora, ainda, para uma biodiversidade muito limitada, em função das restrições impostas pelo clima.
Errado. A Caatinga tem uma grande biodiversidade (aumenta no período chuvoso e diminui no período de seca).
Em seu espaço territorial o bioma Pantanal, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influencia do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
Correto.