Negócio Jurídico Flashcards
O que é negócio jurídico?
É um ato voluntário lícito que se caracteriza pela autonomia da vontade.
Quando existe um problema na autonomia da vontade, que efeitos podem surgir para o negócio jurídico?
A autonomia da vontade é constituída pela vontade interna e pela vontade declarada. Quando a vontade interna difere da vontade declarada, podem ocorrer a 1)reserva mental, 2)a simulação, 3)os vícios de consentimento (estado de perigo, erro, dolo, coação, lesão).
Quando se configura a reserva mental e quais os seus efeitos?
Quando o declarante sabe q sua vontade interna é diferente da declarada. Ele intencionalmente declara algo que não é real. É uma postura unilateral. Assim, o negócio gera efeitos normalmente e o indivíduo arca com as consequências.
Quando ocorre a simulação e quais os seus efeitos?
Quando as duas partes do negócio jurídico sabem que a vontade declarada não é a verdadeira. A simulação é absoluta quando as partes não desejam nenhum efeito. A simulação é relativa quando as partes querem chegar a certos efeitos, havendo um negócio aparente e um negócio dissimulado. Neste caso, o que é falso, é nulo, e o que se dissimulou, se de acordo com a ordem pública, gera efeitos. Parte da doutrina entende que a simulação torna o negócio jurídico inexistente, porque em realidade não há vontade, e parte da doutrina entende que o negócio é nulo. Sujeita a ação declaratória.
O que são vícios de consentimento e quais os seus efeitos?
São defeitos do negócio jurídico relativos à autonomia da vontade (vontade interna diferente da vontade declarada), que geram a anulabilidade do negócio jurídico (sujeitos a ação desconstitutiva).
Quais são os tipos de vícios de consentimento?
A) erro ou ignorância; b) dolo; c) coação; d) lesão; e) estado de perigo; fraude contra credor.
Quais são os requisitos de existência (substantivos) do negócio jurídico?
A) agente; b) objeto; c) forma mínima; d) vontade.
Quais os requisitos de validade (adjetivos) do negócio jurídico?
A) capacidade do agente; b) licitude, possibilidade e determinação do objeto; c) forma prescrita ou não defesa; d) vontade livre, consciente e de boa fé.
O negócio jurídico pode existir e ser válido, mas pode não estar apto a produzir efeitos. Em que casos isso acontece?
1)condição, 2)termo; 3)encargo; 4)condição resolutória.
Qual o efeito dos vícios de consentimento?
Os vícios de consentimento são defeitos do negócio jurídico e geram anulabilidade. É preciso que o prejudicado entre com a ação anulatória e comprove prejuízos para que o negócio seja desconstituído.
Quais os tipos de defeitos dos negócios jurídicos?
1- erro; 2- dolo; 3-coação; 4- lesão; 5- estado de perigo; 6- fraude contra credores.
O que é e quais as características do erro ou ignorância no negócio jurídico?
É a declaração de vontade baseada em erro substancial, ou seja, sobre a natureza do negócio, ou sobre o objeto principal da declaração, ou sobre a qualidade essencial do objeto, ou sobre a qualidade da pessoa a quem se refere a declaração e determinante para a declaração ou de direito que não implique recusa à aplicação da lei, sendo o motivo principal do negócio jurídico.
O que é dolo no negócio jurídico?
É o defeito do negócio jurídico que consiste na declaração de vontade induzida por ação ou omissão dolosa de outra parte, sem a qual, o negócio jurídico não teria sido celebrado.
Quando ocorre o dolo acidental e qual o seu efeito?
Quando, a seu despeito, o negócio se daria, mas de outro modo. Efeito: apenas perdas e danos.
O que é coação no negócio jurídico?
É a declaração de vontade baseada em temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens. Não ocorre coação no caso de observância da lei ou de temor reverencial.
Quando ocorre a lesão no negócio jurídico?
Quando a pessoa, por preeminente necessidade ou inexperiência, obriga-se a prestação desproporcional ao valor da prestação oposta. A desproporção é de acordo com os valores da época da celebração do negócio.