Mononucleose infecciosa Flashcards
Mononucleose infecciosa
Infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV): o EBV é um herpesvírus altamente disseminado que é espalhado por contato íntimo entre pessoas suscetíveis e eliminadores assintomáticos do EBV. O EBV é o agente primário da mononucleose infecciosa, e persiste assintomaticamente por toda vida em quase todos os adultos, e está associado com o desenvolvimento de linfomas de células B, de células T, Hodgkin e carcinoma nasofaríngeo em certos pacientes. A reativação da doença não é um problema proeminente com o EBV, em contraste com os outros herpesvírus comuns, mas tem sido associada com uma doença linfoproliferativa agressiva em receptores de transplantes
aguda
a mononucleose infecciosa é a manifestação clínica aguda mais bem conhecida do EBV. Ela frequentemente se inicia com mal-estar, cefaleia e febre baixa antes de desenvolver os sinais mais específicos de tonsilite e/ou faringite, linfadenopatia cervical e febre moderada a alta. Os pacientes afetados geralmente têm linfocitose em sangue periférico, com linfócitos atípicos.
crônica
é uma doença linfoproliferativa rara e fatal que pode envolver linfócitos B, linfócitos T ou células NK. A síndrome é caracterizada por uma síndrome semelhante à mononucleose infecciosa (síndrome mono-like) persistente e viremia pelo EBV. Os sintomas incluem febre, linfadenopatia e hepatoesplenomegalia juntamente com anormalidades de função hepática e citopenias. Se não tratado, o paciente com a infecção crônica ativa envolvendo células T pode desenvolver doença orgânica sistêmica devido à infiltração de tecidos pelas células T, linfocitose hemofagocítica, insuficiência hepática ou aneurismas de artéria coronária.