Microbiota Flashcards
Quais são os papéis da microbiota? Cite e explique cada elemeto.
A microbiota saudável atua na competição por nutrientes e espaço com bactérias patogênicas, além de liberar substâncias antimicrobianas naturais (como na vagina onde os lactobacilos acidificam o meio com a liberação de ácido lático). Além disso, tem uma ação imunológica, previnindo o câncer, estimulando a produção e liberação de Igs e liberando ácidos graxos de cadeia curta (propriedades antioxidantes). Por fim, também atua na produção de vitaminas e auxilia na digestão.
Quais fatores podem causar disbiose?
Alterações hormonais, problemas psicológicos, envelhecimento, alimentação, uso de antibióticos (principalmente os de amplo espectro) e infecções hospitalares.
Como bactérias da microbiota podem causar infecções?
As bactérias da microbiota são oportunistas, de modo que podem desenvolver infecções caso mudem de sítio de colonização ou caso o hospedeiro se encontre debilitado, como imunossupressão. Isso ocorre em um cenário de disbiose.
exemplo: a cárie pode causar endocardite caso sai da cavidade oral.
Quais são os fatores que determinam a distribuição da microbiota no organismo? Quais são os principais sítios de colonização?
Fatores fisico-químicos, como nutrientes, gases, pH, exposição solar. Fatores imunológicos e fatores mecânicos.
São: intestino e cavidade oral.
Qual bactéria costuma colonizar a pele de pessoas com dermatite atópica (disbiose cutânea)?
Staphylococcus aureus.
OBS: Staphylococcus aureus também apresentam outros sítios de infecção, como o trato respiratório, causando faringite.
Como pode ocorrer uma disbiose cutânea?
Quando há lesão da pele ou morte celular, há uma perda da integridade de barreira, o que permite a entrada de microorganismo e pode gerar a disbiose.
O que uma disbiose nos olhos pode ocasionar?
A disbiose nos olhos pode conjutivite e ceratoconjutivite. Além disso, o uso de lentes de contato e maquiagem podem afetar o equilíbrio da microbiota.
Quais são as possíveis repercussões de uma disbiose intestinal? O que é indicado nesse cenário?
Uma disbiose intestinal pode gerar hipersensibilidade, transtornos neuropsiquicos, problemas imunológicos, perda de peso, deficit nutricional, infecções e problemas digestivos. Nesses casos, é recomendado um transplante de fezes ou transplante de microbiota.
Discorra sobre a microbiota vaginal.
A composição da microbiota vaginal varia conforme a idade devido aos ciclos hormonais, apresentando fases (pós-nascimento, prépuberal, puberdade e adulta e menopausa). Além disso, outros fatores como higiene, condições ambientais, atividade sexual, gravidez e entre outros também podem modificá-la. A disbiose vaginal pode ocasionar infertilidade, SOP, abortos, miomas, infecções, distúrbios menstruais e aderência uterina.
Obs: um pH ácido é de uma microbiota saudável e em equilíbrio, a qual impede o estabelecimento de microorganismos ruins.
Como se dá o estabelecimento da microbiota?
A microbiota se estabelece já no parto, daí a importância do parto normal, uma vez que a microbiota vaginal materna saudável já favorece uma colonização por bactérias boas. O aleitamento também é essencial. Junto a isso, uma dieta materna equilibrada também é um fator positivo, enquanto o usa de chupeta é ruim.
Qual é a diferença entre probióticos e prebióticos?
O probiótico é a ingestão do microorganismo vivo. Já o pré-biótico é a ingestão de substâncias não digeríveis pelo hospedeiro que selecionam microorganismos positivos para uma microbiota saudável e limitam o numero de bactérias no cólon.
Obs: simbióticos são os dois juntos.
Quais são os riscos da Listeria?
A Listeria é um bacilo gram-positivo que não forma esporos. Em pessoas imunocompetentes causa apenas uma gripe. Em gestantes, a Listeria pode causar meningite neonatal e indução a abortos, pois consegue atravessar a placenta.