Bactérias Flashcards
Quais sao as etapas dos 2 modelos básicos de virulências das bactérias?
O modelo 1 apresenta como etapas a adesão, a colonização (multiplicação local) e a produção de toxinas (patogenicidade) que pode apresentar uma infecção sistêmica ou local. O segundo modelo consiste em infeções intracelulares, sendo a primeira fase de adesão (modelo zíper e trigger), a segunda de penetração/ invasão da célula e, por fim, a fase de multiplicação no interior da célula.
OBS: existe um terceiro modelo que nao envolve adesão
O que sao e qual é a importância das fímbrias ou pili? O que é a adesina?
As fímbrias (ou pili) sao organelas responsáveis pela adesão bacteriana na célula ou no tecido. É uma estrutura cilíndrica presente em bactérias gram positivas e negativa (majoritária em gram negativa) que tem como estrutura funcional as adesinas. As adesinas são regiões especializadas na parte distal da fímbria, que apresentam especificidade para uma receptor nas células do hospedeiro.
O que é e qual é a importancia para a bactéria do princípio de redundância?
O princípio de redundância consiste na capacidade de um única espécie de bactéria de sintetizar diferentes tipos de adesinas (componente de fímbrias). Isso é importante, pois capacita essa espécie a colonizar diferentes tipos de tecido, aumentando assim a sua virulencia. Um exemplo de redundância dos fatores fatores de virulência é a E. Coli Uropatogenica e sua fímbria PAP, que contamina o trato urogenital superior, e a E. Coli que apresenta a fímbria F. A fímbria PAP tem sua síntese estimulado pela adesão ao trato urinário superior.
Como ocorre a biogênese da fímbria e qual é a funcao das chaperoninas nesse processo?
A biogênese ocorre no espaço periplástico e na membrana externa (por isso ocorre em bactérias gram negativas). O usher (realiza a polimerização) se localiza na membrana externa e a fímbria tem sua síntese iniciada pela extremidade (pela adesina). As chaperoninas sao responsáveis por envolver a adesina no espaço periplástico, impedindo a sua proteólise, e pelo transporte da adesina para o usher.
O que faz é qual a vantagem garantida pela classe particular de fímbria: pili do tipo IV?
A pili do tipo IV é consiste em um pili capaz de realizar ligações laterais com outros pilis, de modo a formar um feixe de fímbria. Isso é importante, pois forma uma agregado bacteriano na mucosa que resiste a movimentos peristáltico e a mecanismos de lavagem do organismo. Um exemplo de micro-organismos que apresentam essa pili é o víbrio cholrea (nome TCP).
O que é o mecanismo de colonização quorum-sensing? Como se dá? Qual é a vantagem?
O quorum-sensing consiste em um mecanismo de controle da expressão genica bacteriana em funcao da densidade bacteriana. Cada bactéria secreta uma quantidade de proteínas autoindutoras, de modo que a expressão dos genes de virulencia bacteriana só ocorre quando os receptores intracelular dessas proteínas autoindutores estiverem saturados, levando a expressão de fatores de virulencia. Isso só acontece quando a população bacteriana for grande o suficiente.
O que é e como funcionam e qual é a desvantagem das adesinas nao fímbriais? Estao presentes principalmente em quais tipos de bactérias?
As adesinas não fímbriais sao adesinas que estao ligadas diretamente na parede celular\membrana externa da bactéria, de modo que nao há uma plataforma de ancoramento, apenas a adesina. Como reflexo disso, o contato da bactéria com a célula do hospedeiro é dificultado (desvantagem). A adesina nao fímbrial pode se aderir de 2 formas, uma maneira direta, se ligando diretamente a proteínas ou glicoproteínas da matriz extracelular, ou de uma maneira indireta, utilizando a fibronectina como um intermediário. A vantagem dessa segunda forma é que a fibronectina é glicoproteína universal, presente em diferentes tipos de tecido, de modo que esse mecanismo capacita a bactéria a colonizar mais tecidos. Um exemplo é a stafilococcus aureas.
Qual é o objetivo e como funciona o mecanismo trigger?
O objetivo do mecanismo trigger é promover a penetração da bactéria na célula. Esse mecanismo nao possui integrinas e consiste na introdução de um injetssoma produzido pela célula bacteriana na célula do hospedeiro. Esse injetssoma inocula moléculas efetoras, as quais ,quando liberadas nas células alvo, ativam o citoesqueleto, de modo a promover alterações e a fagocitose da bactéria.
O modelo é o SST3 é um exemplo do triggering. Sistema de secreção do tipo 3 - a montagem é estimulada pelo contato da membrana bacteriana com a célula alvo, o que ativa os genes responsáveis pela síntese do injetssoma. Os componentes desse sistema sao: injetssoma, chaperonina, proteínas efetoras e proteínas reguladoras. As chaperoninas sao importantes para proteger da degradação.
Defina o conceito de ilha de patogenicidade. Quais mecanismos as ilhas de patogenicidade são responsáveis por traduzir?
Ilha de patogenicidade consiste em um conjunto de genes que quando expressos são responsáveis pela virulência bacteriana. Algumas características incluem:apresentar nucleotídeos de origem diferente do restante do DNA (sequencia alheia, proveniente de transferência horizontal e recombinação), sao responsáveis por codificar diferentes proteínas que cooperam para conferir uma única e complexa propriedade de virulencia e apresentam em suas extremidades sequências de inserção. São responsáveis por traduzir as proteínas de adesão, toxinas, proteínas protetoras contra antibióticos e fatores de secreção.
Cite e explique quais sao os mecanismos bacterianos usados para assegurar a infeccao intracelular?
Os mecanismos sao os intralisossomial (consiste nas bactérias que se aproveitam do pH ácido do lisossomo para se multiplicarem - um exemplo é a coxiella que causa febre Q e endocardite), o intravacuolar (o fagossoma bloqueia a maturação do lisossomo - salmonella ) e o citoplasmático (o fagossoma escapa do vacúolo para o citoplasma - causa a febre maculosa).
Um exemplo do mecanismo citoplasmático é o realizado pela Listeria Riquétsias, as quais entram pelo mecanismo de zíper ou trigger, se libertam do lisossomo e transitam célula a cálula.
Quais sao os mecanismos utilizados para bloquear o quorun sense?
Pode bloquear a síntese das proteínas autoindutora ou impedir a ligacao das proteínas autoindutora com o seu receptor. Isso impediria a proliferação bacteriana.
O que sao as exotoxinas?
As exotoxinas são secretadas ativamente pela bactéria, apresentam um receptor específico e tem composição proteica. Alguns exemplos de exotoxinas sao as exotoxinas A/B, os superantígenos, citolosinias e termostáveis. As exotoxinas A/B apresentam uma regiao catalítica (A) e outra de ligacao (B), de modo que tem alvos metabólicos, alterando a transdução de sinal, a síntese proteica e entre outras coisa. As citolisinas interagem com a membrana plasmática, formando poros na membrana.
O que é um toxóide?
Toxoóide é uma exotoxinas inativada, utilizada na prática médica para gerar imunidade em vacinas. É retirada a parte patogênica da exotoxina e inoculada como um apartícula antigênica, a qual por reacao cruzada no organismo é capaz de gerar uma resposta imune.
Porque as endotoxina nao sao toxinas verdadeiras?
As endotoxina apresentam composição lipídica, nao apresenta receptores específicos (atuação inespecífica) e nao sao decretados de forma ativa pelas bactérias. Elas sao liberadas a partir da morte de bactérias gram negativas, as quais tem sua membrana externa de LPS fragmentada liberando, de modo que os fragmentos de LPS (lipídeo A) promove a liberação de citocinas, gerando inflamação.
O que é uma invasina?
A invasina (da própria célula) é um tipo de adesina capaz de invadir a célula, através da sua ligação com integrinas. A integrina é um proteína transmembrana que realiza o ancouramento da célula na matriz extracelular.