Fundamentos Da Génetica Bacteriana Flashcards
Quais sao os tipos de recombinação genica?
Transdução, transformação e conjugação
Explique a transformação?
Há a penetração de um DNA livre de fita dupla no citoplasma do receptor, onde uma das fitas será degradada e a outra será incorporada a regiao do cromosso que apresenta homologia. Para isso, a bactéria precisa ser competente (ter a maquinaria necessária para receber esse DNA) e ser da mesma espécie ou ter certa semelhança.
Explique a conjugação.
A conjunção é a transferência unidirecional de um plamídio conjugativo (consiste em um DNA extracromossomial), via uma pili sexual (tubo especializado). O pili sexual é importante, pois protege o DNA da degradação por proteases. Importante: essa recombinação nao precisa ocorrer entre bactérias de mesma espécie e está associada a resistência bacteriana.
Explique a transdução.
É um mecanismo de recombinação genica intermediado por um bacteriófago. O bacteriófago realiza um ciclo lisogênico e um lítico. Na fase lisogênico, ele se insere no DNA bacteriano, de modo que na fase lítica, quando se desassocia do DNA, apresenta fragmentos do DNA bacteriano no seu patrimônio gênico. Assim, quando esse bacteríofago rompe a membrana plasmática e encontra outra bactéria para repetir esse ciclo, ele agrega esses fragmentos de DNA do antigo hospedeiro no novo.
Quais sao as características do material genético bacteriano?
Apresenta um
O que sao os operons?
Os genes bacterianos se organizam e operon. Todo operon apresenta um regiao promotora (a qual expressa os genes ativos), reguladora e operadora.
Como funciona o operon lac?
Em condições de presença de glicose Metabolização da lactose - em condições de ausência de glicose
O que são transposons?
Sao elementos genéticos móveis, que se movimentam ao longo do DNA, de modo que dependendo da regiao que se inserem inativam os genes.
Explique o mecanismo de interação da ilha de patogenicidade e o plasmídeo na E. Coli enteropatogênica?
Na E. Coli enteropatogênica, primeiro há a ligacao da bactéria ao enterócito pelas microvilosidades e a produção da pili do tipo IV (BFP), o que permite a formação de microcolonias. Após isso, há a expressao do sistema de secreção do tipo 3, o que permite a invasão da bactéria no enterócito, o que promove a secreção de proteínas efetoras que causam os sintomas. Nesse processo, a pili do tipo IV é expressa pelo plasmídeo e o SST3 é expresso pela ilha de patogenicidade da bactéria. Assim, há a interação desses mecanismos para formar o fator de virulencia da doenca.
Como ocorre a regulação da regiao reguladora do operon?
Ocorre através