Antimicrobianos Flashcards
Quais são as propriedades desejáveis em um antibiótico?
Os antimicrobianos devem apresentar um espectro de ação satisfatório, isto é, não possuir um espectro muito amplo nem muito restrito; ter uma toxicidade seletiva, ou seja, devem ser tóxicos para os patógenos mas não para o hospedeiro nem para sua microbiota; deve alcançar concentrações satisfatórias nos tecidos dos hospedeiros e deve não ser alergênico.
Quais são os mecanismos de ação possíveis para um antimicrobiano (5)? Dê um exemplo para cada mecanismo.
Podem interferir na síntese da parede celular (vancomicina e penicilina), integridade da membrana celular (polimixina), síntese proteica (tetraciclina, mupirocina), síntese e função dos ácidos nucleicos (Quinolonas - classe) e síntese de metabólitos essenciais (sulfonamidas - classe)
Quais são as classes de antimicrobianos que interferem na síntese da parede celular?
Beta Lactamicos, Glicopeptideos, Derivados do ácido fosfonico e Polipeptidicos (bacitracina).
Quais são os mecanismos de resistência aos antimicrobianos?
Inativação do antimicrobiano. Proteção do alvo. Alteração do alvo. Aumento da expressão da molécula alvo. Expressão de moléculas alternativas que desempenham a mesma função do alvo. Efluxo do antimicrobiano ou redução do influxo.
Discorra sobre os beta-lactâmicos. Onde atuam e quais são as principais formas de resistência?
Os beta-lactâmicos são antimicrobianos que interferem na síntese da parede celular. Eles inibem as enzimas transpeptidases responsáveis por catalisar a ligação do esqueleto de peptideoglicano. Os principais exemplos são: penicilina e cefalosporina.
Os mecanismos bacterianos de resistência envolve a inativação do antimicrobiano pela síntese de beta-lactamases ou a síntese de transpeptidases alternativas, como no caso da S. Aureus.
Normalmente, afim de se evitar o desenvolvimento da resistência, os beta-lactâmicos são utilizados associados a inibidores de beta-lactamases, um exemplo é o ácido clavulânico/clavulanato, de modo que o antibiótico comercializado é o Clavulin.
Quando é necessária a profilaxia?
Em casos de micro-organismos com potencial de surto (como meningite) e em casos de alguns protocolos, em que o médico vê alta chance do paciente se contaminar com uma infecção secundaria, que geralmente é causada por bactérias.
Quais são as formas de atividade de um antibiótico?
Pode ser bactericida ou bacteriostático.
Como pode ocorrer o mecanismo de resistência a um antimicrobiano?
A resistência é a capacidade de um microrganismo não ser afetado por um antimicrobiano, podendo ser intrínseca/natural, quando características funcionais ou estruturais inerentes a espécie ou ao gênero fazem com que aquele antibiótico não atue sobre a bactéria analisada, ou adquirida, quando causada por mutações ou transferência horizontal de genes de resistência, pela conjugação.
Discorra sobre a bacitracina.
Conhecido como Nebacetin, é um antimicrobiano polipeptídico com ação em bactérias gram-positivas. Ele atua no bactoprenol, um transportador de dissacarídeos que forma o peptideoglicano da parede celular, interferindo na sua síntese.
Possui uso tópico por ser nefrotóxico.
Discorra sobre a polimixina.
É um antimocrobiano da classe dos polipeptideos, que age em bactérias Gram negativas.
Ela atua desestabilizando a membrana externa das bactérias, ao interagir com o lipídeo A delas.
É nefro e neurotóxica, sendo usada de maneira tópica, para infecções de ouvido e oculares.
Exemplo: Pseudomonas aeroginosa.
Obs: mecanismo de resistência de bactérias a polimixina pode ser a modificação do lipídeo A e bombas de efluxo.
O que são antimicrobianos?
São substâncias que matam ou impedem o crescimento de microrganismos, como bactérias (antibacterianos), fungos (antifúngicos), vírus (antivirais), protozoários (anti protozoários) e são usados para tratar e previnir (em casos específicos) infecções em humanos.
Explique o método de ação da penicilina.
Ela é da classe dos beta lactâmicos, sendo o primeiro da classe a ter sido descoberto.
Ele é semelhante ao D-alanina-D-alanina, aminoácidos terminadores da cadeia polipeptidica que formam o peptídeo do peptideoglicano, da parede celular da bactéria. Desse modo, as transpeptidases (PBP) se ligam a penicilina ao invés de se ligar ao peptídeo, interferindo na síntese da parede celular bacteriana. Com isso, ela pode sofrer lise ou parar sua proliferação.
Atua nas Gram positivas.
Explique o método de ação da vancomicina.
A vancomicina faz parte da classe dos glicopeptideos, e é usada para as bactérias Gram positivas que são resistentes aos beta lactamicos.
Ela possui afinidade a D-ala-D-ala, de modo que se liga a ela e impede que a PBP se ligue e termine de formar a cadeia polipeptídica que formaria o peptideoglicano da parede celular, interferindo, assim, na sua síntese.
Usado em ambiente hospitalar e como última opção para cepas resistentes aos beta lactamicos, para evitar a seleção de cepas resistentes, como a VRSA. Além disso, ela é citotóxica, de modo que seu uso é menos recomendado.
Por que a vancomicina e a penicilina não são capazes de atuar nas Gram negativas?
Pois elas não tem capacidade de penetrar a membrana plasmática externa, para conseguirem atuar na parede celular, de modo que seu espectro de ação inclui apenas as Gram positivas.
Qual antibiótico costumamos usar para infecções urinarias resistentes e por que?
Fosfomicina.
Pois elas possuem um amplo espectro e funcionam bem em ambiente ácido (trato urinário).
Obs: apesar disso, a resistência é bem comum, a bactéria tem a MurA modificada, ou reduz a permeabilidade.