meios de cultura para bactérias Flashcards
O que são meios de cultura?
São preparações, feitas a partir de misturas comerciais ou prontas a usar, utilizadas para promover a multiplicação de microrganismos em laboratório.
Diferentes microrganismos requerem diferentes requisitos nutricionais e, por isso, diferentes meios de cultura.
Os nutrientes devem estar disponíveis para serem utilizados rapidamente e permitir que os microrganismos se desenvolvam rapidamente.
Classifica os meios de cultura de acordo com a sua classificação nutricional.
Existem meios sintéticos, de composição química definida, e meios complexos, de composição química indefinida.
Um meio de cultura geralmente possui dadores e recetores de eletrões, fontes de carbono e azoto, minerais como o enxofre, fósforo, ferro e cálcio, oligoelementos e vitaminas.
Divide os meios de cultura de acordo com a sua classificação física.
Podem ser sólidos, líquidos, semi-sólidos ou semi-líquidos.
A composição do meio líquido e sólido pode ser semelhante e variar apenas na concentração de agar.
Os meios sólidos e semi-sólidos/líquidos podem ser obtidos pela adição de agar a um meio líquido. A sua fluidez depende da quantidade de agar adicionado.
Consideram-se meios sólidos a partir de 1,5% de agar e meios semi-sólidos/líquidos a partir de 0,5-0,7%. Estes últimos utilizam-se com bactérias anaeróbias pois vai existir uma maior resistência à penetração de oxigénio.
Faz a classificação funcional dos meios.
Gerais ou inespecíficos, diferenciais, de enriquecimento e seletivos.
Os meios gerais servem para propagar bactérias.
Os meios diferenciais contêm nutrientes que um grupo de microrganismos é capaz de utilizar e outro não, permitindo distingui-los através da observação macroscópica das colónias.
Os meios de enriquecimento promovem a multiplicação de bactérias, com adição de fatores de enriquecimento.
Os meios seletivos possuem compostos que promovem o desenvolvimento de um grupo de microrganismos e inibem a multiplicação de outros.
O que são fatores de crescimento?
São nutrientes que têm de ser obrigatoriamente adicionados aos meios de cultura, sem os quais os microrganismos não se vão multiplicar.
São utilizados em microrganismos que não são capazes de os sintetizar e só se multiplicam em habitats onde estes nutrientes se encontram disponíveis.
O que são fatores de enriquecimento?
São nutrientes que favorecem a multiplicação bacteriana.
Os microrganismos não necessitam deles para se multiplicarem, mas na sua presença o desenvolvimento é mais rápido e abundante.
São úteis em amostras mistas que possuam microrganismos com requisitos de desenvolvimento diferentes e para microrganismos fastidiosos que necessitem de um meio nutricional rico para se multiplicarem.
Quais as possíveis apresentações dos meios?
Nos meios sólidos procede-se ao isolamento de bactérias através da seleção de colónias. Apresentam-se em caixas de Petri, gelose direta (para bactérias anaeróbias) ou gelose inclinada.
Nos meios líquidos não conseguimos obter colónias isoladas, sendo utilizados para propagação. Apresentam-se em tubos ou frascos. Nestes meios as bactérias têm maior facilidade de movimentos, sendo mais fácil assegurar a nutrição e as condições necessárias à sua multiplicação.
Como se processa a preparação de um meio de cultura?
Leitura e interpretação da fórmula de preparação.
Pesagem de cada um dos constituintes do meio.
Dissolução destes em água.
Ajustamento do pH e do volume de água.
Distribuição nos recipientes adequados.
Esterilização.
Controlo da esterilidade através da colocação numa estufa durante 24h, não deverá haver multiplicação bacteriana.
Conservação em tubos bem rolhados, a 4ºC e a uma humidade adequada, ou distribuição à chama do bico de Bunsen, ou em câmara de fluxo laminar, tendo em conta que o agar funde a 100ºC mas solidifica a 45ºC.
Dê exemplos de meios diferenciais, de enriquecimento e seletivos.
Um meio diferencial é o agar-sangue, pois permite a diferenciação de espécies produtoras de hemolisinas.
O agar-sangue também é considerado um meio de enriquecimento pois contém ferro, permitindo uma rápida multiplicação bacteriana.
Um exemplo de meio seletivo é o agar de MacConkey.
Caracteriza o meio agar de MacConkey.
É um meio seletivo para Enterobacteriaceae e diferencial para E. coli.
Não permite a multiplicação de bactérias Gram-negativas.
As Enterobacteriaceae fermentadoras da lactose formam colónias rosa, enquanto as não fermentadoras formam colónias brancas, pois o pH não fica ácido.
E. coli formam colónias rosa forte, pois fermentam a lactose, logo o pH torna-se ácido. Existe também um halo em redor das colónias devido à precipitação dos sais biliares.