MEDICINA LEGAL Flashcards
DIFERENCIE AFOGADO AZUL E AFOGADO BRANCO
AFOGADO AZUL: nesta o indivíduo apresenta uma coloração cianótica, o indivíduo morre por aspiração de um meio líquido, é o afogado verdadeiro;
AFOGADO BRANCO: nesta o indivíduo apresenta uma coloração branca. É a morte que ocorreu dentro do meio líquido, porém não ocorre a aspiração deste meio. A morte ocorre por outras razões como AVC, infarto de miocárdio, etc
ESGANADURA PARA A FGV
é ocasionada pela compressão do pescoço pelas mãos ou por algum outro segmento dos membros superiores ou inferiores (antebraço, cotovelo, pé, perna), sendo o cogumelo de espuma e a protusão da língua eventos raros.
A DEGOLA consiste na ferida localizada na região anterior ou antero-lateral do pescoço, enquanto o ESGORJAMENTO é uma ferida incisa ou cortocontusa na porção posterior do pescoço. Inverteram as definições.
C ou E?
O esgorjamento consiste na ferida localizada na região anterior ou antero-lateral do pescoço, enquanto o degolamento é uma ferida incisa ou cortocontusa na porção posterior do pescoço. Inverteram as definições.
Lesão em “buraco de fechadura” é um tipo de traumatismo craniano ocasionado pela ação tangencial de projetil de arma de fogo sobre a calota craniana, quando ele apresenta uma inclinação mínima suficiente para entrar.
CERTO
LESÃO resultante da ação tangencial do instrumento que ocasiona o arrancamento da epiderme. Sua forma pode indicar o instrumento que a produziu.
ESCORIAÇÃO
Sufusão hemorrágica difusa decorrente da infiltração tecidual de sangue extravasado pelo rompimento de vasos.
EQUIMOSE
Produzida pelo acúmulo de líquido linfático ou de sangue, quando a região do corpo atingida apresenta um plano subjacente resistente e impermeável.
BOSSA
Ocasionado pela vasodilatação no local da transferência de energia mecânica, guardando a assinatura do instrumento, porém de duração efêmera.
RUBEFAÇÃO
Coleção sanguínea, localizada, formada pelo rompimento de vasos de grande ou médio calibre. Além de superficial, pode acontecer em profundidade, em massa de órgãos ou em espaços teciduais (retroperitônio, mediastino).
HEMATOMA
DIFERENÇA ENTRE TRAUMA E LESÃO
Trauma: é uma energia física, química, biológica ou mista que quando transferida para o corpo é capaz de alterar seu estado fisiológico ou orgânico causando lesão (com ou sem alteração estrutural).
Lesão: é uma alteração morfológica, fisiológica ou mista (com alteração estrutural), que ocorre no organismo, causada pela ação de certa quantidade de energia de ordem física, química, biológica ou mista, chamada genericamente de trauma.
CONSIDERANDO QUE AGENTES VULNERANTES SÃO INSTRUMENTOS E MEIOS QUE ATUAM NO ORGANISMO PRODUZINDO LESÃO, DIFERENCIE INSTRUMENTOS E MEIOS
Instrumentos - são objetos que transferem energias cinéticas (mecânicas).
Meios - forma/mecanismo como a coisa material age.
As equimoses são resultantes de lesões apenas superficiais, e, portanto, não podem ser profundas nem viscerais.
C ou E?
Equimoses são derrames sanguíneos nos quais o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas dos tecidos do corpo. As equimoses podem ser superficiais ou profundas. Há também as equimoses causadas pela emoção (equimoses emotivas).
Equimoses viscerais (ou manchas ou petéquias de Tardieu) - localizadas principalmente nas regiões sub-conjuntival, sub-pleural e sub-epicardica.
Retalhos de hímen roto pelo partovaginal, os quais se retraem
constituindo verdadeiros tubérculos em sua implantação
A) carunculas mirtiformes
B) entalhes
C) roturas
A. Carunculas mirtiformes
- São congênitos (a mulher já nasce com o
hímen irregular). - Geralmente apresentam ângulos
arredondados formato de U. - Bordas regulares, disposições simétricas e
sem processo inflamatório
Entalhes