CONSTITUCIONAL Flashcards
Erros do QC (filtro FGV)
Normas programáticas são normas de eficácia (CONTIDA/LIMITADA), necessitando (INTEGRAÇÃO/COMPLEMENTAÇÃO) por legislação infraconstitucional.
Normas programáticas são normas de eficácia limitada, necessitando integração por legislação infraconstitucional. Apesar disso, ainda possuem alguns efeitos, como a revogar dispositivo contrário e servir de parâmetro de controle de constitucionalidade.
RE 738481/SE: Compete aos (municípios/estados) legislar sobre a obrigatoriedade de instalação de hidrômetros individuais nos edifícios e condomínios, em razão do preponderante interesse local envolvido.
RE 738481/SE: Compete aos municípios legislar sobre a obrigatoriedade de instalação de hidrômetros individuais nos edifícios e condomínios, em razão do preponderante interesse local envolvido.
É ________ (constitucional/inconstitucional) lei estadual que estabeleça que a venda do sal marinho para outras unidades da federação seja realizada prioritariamente após o seu beneficiamento, sendo estabelecidos limitadores, em toneladas, para a comercialização do sal in natura, tendo a vista a flagrante violação da competência privativa da União para legislar sobre __________ (comércio exterior e interestadual / direito civil)
É inconstitucional lei estadual que estabeleça que a venda do sal marinho para outras unidades da federação seja realizada prioritariamente após o seu beneficiamento, sendo estabelecidos limitadores, em toneladas, para a comercialização do sal in natura, tendo a vista a flagrante violação da competência privativa da União para legislar sobre comércio exterior e interestadual.
A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são de competência legislativa privativa da _______ (União / dos Estados)
A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são de competência legislativa privativa da União.
É ____________ (constitucional/inconstitucional) por violação aos princípios da simetria e da autonomia dos entes federados — norma de Constituição estadual que prevê hipótese de intervenção do estado no município fora das que são taxativamente elencadas no art. 35 da Constituição Federal.
É inconstitucional — por violação aos princípios da simetria e da autonomia dos entes federados — norma de Constituição estadual que prevê hipótese de intervenção do estado no município fora das que são taxativamente elencadas no art. 35 da Constituição Federal.
A Constituição Estadual não pode trazer hipóteses de intervenção estadual diferentes daquelas que são previstas no art. 35 da Constituição Federal.
As hipóteses de intervenção estadual previstas no art. 35 da CF/88 são taxativas.
STF. Plenário. ADI 2917, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 27/03/2020.
fonte: CAVALCANTE, Márcio André Lopes. A Constituição Estadual não pode disciplinar sobre intervenção estadual de forma diferente das regras previstas na Constituição Federal. Buscador Dizer o Direito, Manaus. Disponível em: <>. Acesso em: 29/08/2023
É __________ (constitucional/inconstitucional) norma municipal que autoriza a celebração de contrato de parcerias público-privadas (PPP) para a execução de obra pública desvinculada de qualquer serviço público ou social.
Trata-se de previsão inconstitucional porque invade a competência privativa da União para legislar sobre normas gerais de licitação e contrato (art. 22, XXVII, CF/88). STF. Plenário. ADPF 282/RO, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 15/5/2023 (Info 1094)
Se uma lei de iniciativa parlamentar criar um programa que exija dispêndio de verbas públicas, essa norma ___________ (será/não será) inconstitucional por violação à alínea “e” do § 1º do inciso II do art. 61 da CF/88.
STF. Plenário. ADI 4.727/DF.
I) é concorrente…
Art. 24, (…) XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;
I) é concorrente…
Art. 24, (…) XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;
II) se uma lei de iniciativa parlamentar criar um programa que exija dispêndio de verbas públicas, essa norma não será inconstitucional por violação à alínea “e” do § 1º do inciso II do art. 61 da CF/88.
STF. Plenário. ADI 4.727/DF.
Constituição ___________ (cesarista/dualista) é outorgada, mas submetida a consulta popular para dar aparência de legitimidade.
Cesarista é esse conceito mencionado na assertiva
Dualista ou pactuada é fruto do acordo entre duas ou mais forças políticas.
Constituição ___________ (outorgada/promulgada) é imposta ao povo por quem detém o poder.
outorgada;
Promulgada é feita por representantes do povo.
É _____________ (constitucional/inconstitucional) norma da Constituição Estadual que preveja que as contas de governo apresentadas pelos chefes dos poderes municipais seriam julgadas pelas Câmaras Municipais, considerando o parecer prévio do Tribunal de Contas, que somente deixaria de prevalecer por decisão de dois terços dos membros dessas Câmaras.
Resposta: é materialmente inconstitucional, pois as Câmaras Municipais somente têm competência para julgar as contas do Chefe do Poder Executivo.
Plus 1: É inconstitucional norma da Constituição Estadual que preveja que compete privativamente à Assembleia Legislativa julgar as contas do Poder Legislativo estadual, pois seguindo o modelo federal, as contas do Poder Legislativo estadual deverão ser julgadas pelo TCE, nos termos do art. 71, II c/c art. 75, da CF/88.
Plus 2: É inconstitucional norma de Constituição Estadual que confira competência ao TCE para homologar os cálculos das cotas do ICMS devidas aos Municípios
___________ (há/não há) necessidade de prévia autorização da Assembleia Legislativa para que o STJ receba denúncia ou queixa e instaure ação penal contra Governador de Estado, por crime comum.
Não há necessidade de prévia autorização da Assembleia Legislativa para que o STJ receba denúncia ou queixa e instaure ação penal contra Governador de Estado, por crime comum.
Vale ressaltar que se a Constituição Estadual exigir autorização da ALE para que o Governador seja processado criminalmente, essa previsão é considerada inconstitucional.
É ____________(constitucional/inconstitucional) norma estadual que, a pretexto de proteger a saúde pública, obriga as prestadoras de serviços de telefonia celular e de internet a inserirem, nas faturas de consumo, mensagem incentivadora à doação de sangue. STF. Plenário. ADI 6088/AM, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 26/8/2022 (Info 1065).
constitucional, pois trata-se de competência concorrente
Art 24 compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;
As concessões de terras devolutas situadas na faixa de fronteira, feitas pelos estados, autorizam, apenas, o uso, permanecendo o domínio com a União, ainda que se mantenha inerte ou tolerante, em relação aos possuidores.
V ou F?
VERDADEIRO
São bens da União apenas as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras (art. 20, II, da CF/88)
Art. 20. São BENS DA UNIÃO:
II - as TERRAS DEVOLUTAS indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;
Pertencem ao domínio e administração da União as terras ocupadas por silvícolas.
CERTO. São bens da União as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. As terras ocupadas, em passado remoto, por aldeamentos indígenas não são bens da União
Os bens integrantes do acervo patrimonial de sociedades de economia mista sujeitos a uma destinação pública equiparam-se a bens públicos _________ (públicos/privados), sendo, portanto, _____________ (suscetíveis/ insuscetíveis) de serem adquiridos por meio de usucapião
públicos e insuscetíveis
O descumprimento de encargo estabelecido em lei que determinara a doação de bem público ________ (enseja/não enseja), por si só, a sua desconstituição.
O descumprimento de encargo estabelecido em lei que determinara a doação de bem público enseja, por si só, a sua desconstituição.