Marcadores De Raça E Gênero Flashcards
O que são os marcadores sociais de gênero e raça?
São construções sociais que moldam percepções e experiências de uma pessoa com base em sua identidade de gênero e raça.
Qual a importância de compreender os marcadores sociais na área da saúde?
Fundamental para a prestação de cuidados de saúde eficazes e culturalmente sensíveis.
Explique a frase: o sofrimento psíquico é produto de um construção social.
A experiencia do sofrimento psíquico apresenta-se como reflexo de valores e normas vigentes em determinado período histórico e político da sociedade. Dessa forma, os sintomas de sofrimento emocional demonstram relações de poder.
Dê exemplos de fatores sociais que afetam negativamente a saúde mental só indivíduo.
Discriminação racial
Preconceito
Desigualdade
O que é o conceito de raça?
É uma construção mental que expressa a experiencia básica do domínio colonial e, desde então, permeia as mais importantes dimensões do poder mundial, por dentro da racionalidade eurocêntrica.
O racismo é uma construção derivada da ideia de raça?
Não, é o contrário.
A raça é um derivativo do racismo.
O que é o racismo estrutural?
Conjunto de normas, estruturasse ideias que fundamentam um funcionamento que normaliza, domestica e naturaliza bases racializadas de distinções sociais, políticos, jurídicas, econômicas e epistêmicas subjetivamente inscritas.
O que é a Necropolítica?
É a política de inviabilização da vida sobre determinadas pessoas e territórios operadas em coesão pelo Estado e Capital seletivamente direcionada em diversos registros: econômico, epistêmico, espiritual/religioso, social, subjetivo.
Produção de espaços de morte – territórios e vidas precarizadas.
O que é o epistemício?
Morte simbólica causada pelo apagamento de referenciais não eurocêntricos. Corresponde à tradução do racismo na produção intelectual, de saberes, negando a capacidade dos povos não brancos de produzir conhecimento. (Sueli Carneiro, 2005).
O que é o gênero?
O gênero é um construto social que descreve as expectativas, comportamentos e papéis associados a homens e mulheres em uma determinada cultura.
Quais os transtornos mentais mais prevalentes em mulheres? E em homens?
Mulheres são frequentemente mais diagnosticadas com depressão e transtornos de ansiedade, enquanto entre os homens há maior prevalência de comportamentos antissociais e abuso de álcool.
Há 2 correntes que explicam a diferença entre transtornos mentis entre homens e mulheres. Quais são? Explique-as.
Vertente biologizante: Há fatores biológicos que tornam os gêneros mais suscetíveis a determinadas patologias psíquicas.
Corrente sócio-histórica: Há fatores sociais e construções históricas a respeito de cada gênero que influenciam no acometimento psíquico de cada grupo.
A prevalência de diagnósticos de depressão e ansiedade em mulheres relaciona-se a fatores de risco permeados por condições de violência de gênero. Dê exemplos.
Desvantagem socioeconômica
Baixa renda
Desigualdade social
O relatório da OMS de 2018 refere que médicos apresentam maior tendência em diagnosticar depressão em mulheres do que em homens, mesmo quando ambos alcançam escores semelhantes em testes padronizados para avaliar a patologia. Por que isso ocorre?
O profissional que realiza o diagnóstico em saúde mental possui seu olhar clínico atravessado por questões de gênero, tendendo então a julgar e avaliar a partir de certos padrões internalizados como ideais.
O que é o sexismo?
O sexismo se refere às crenças e práticas que atribuem menos valor às mulheres do que aos homens.