m6 Flashcards
Comente brevemente quais estruturas estão diretamente ligadas à memória implícita e à explícita.
O hipocampo é implicado na memória declarativa desde os primeiros estudos envolvendo ressecção de estruturas temporais como tratamento de epilepsia, sendo até hoje irrefutável sua relação com essa forma de memória. A integridade de estruturas temporais mediais e diencefálicas é imprescindível para o funcionamento do sistema declarativo. Por outro lado, o sistema não-declarativo seria sustentado pelas estruturas envolvidas no desempenho direto da tarefa.
Qual estrutura está diretamente ligada à memória motora?
Cerebelo, pela modulação sináptica de aferências.
Explique de maneira detalhada a Memória de Curto Prazo.
Liberação de Glutamato das vesículas da membrana pré-sináptica.
Associação do glutamato aos canais iônicos.
O íon Mg desassocia-se do canal NMDA, permitindo a despolarização celular.
Dentro da célula, o RE também libera cálcio.
O Ca é um segundo mensageiro que desencadeia uma cascata de sinalização.
Os canais iônicos não NMDA são fosforilados pela calmodulina cinase dependente de Ca.
Defina a teoria Hebbiana e qual sua importância neurofisiológica.
Plasticidade sináptica.
Vamos assumir que a persistência ou repetição de uma atividade reverberatória tende a induzir mudanças celulares duradouras que promovem estabilidade. (…) quando um axônio da célula A esta próxima o suficiente para excitar a célula B e repetidamente ou persistentemente segue fazendo com que a célula dispare, algum processo de crescimento ou alteração metabólica ocorre em uma ou ambas as células, de forma que aumente a eficácia de A, como uma das células capazes de fazer com que B dispare.
Explique detalhadamente a memória de Longo Prazo.
Liberação de Glutamato das vesículas da membrana pré-sináptica.
Associação do glutamato aos canais iônicos.
O íon Mg desassocia-se do canal NMDA, permitindo a despolarização celular.
Dentro da célula, o RE também libera cálcio.
O Ca é um segundo mensageiro que desencadeia uma cascata de sinalização.
Os canais iônicos não NMDA são fosforilados pela calmodulina cinase dependente de Ca.
O fluxo de Ca influencia a ativação da adenilato ciclase.
Ativação da proteína cinase dependente de AMPc, que é translocada para o núcleo.
Fosforilação da proteína CREB.
Ativação da transcrição e síntese de proteínas e canais iônicos necessários para formar novas sinapses.
Comente a Neuromodulação da Bendorfina.
A ß-endorfina parece ser a substância ligada ao esquecimento. Este processo, apesar de algumas vezes indesejável (como numa prova, por exemplo), é fundamental do ponto de vista fisiológico. Afinal, seria inviável a vida sem nenhuma espécie de “filtro” na memória (vide hipermnésia). Outras substâncias, como morfinas, encefalinas, ACTH e adrenalina (as duas últimas em altas doses) facilitam a liberação de ß-endorfina, levando ao esquecimento. É por isso que situações carregadas de stress emocional podem levar a amnésia anterógrafa, que é o que acontece quando, após um acidente de carro, o indivíduo não consegue relatar o que lhe aconteceu minutos antes.
Comente a Neuromodulação do GABA.
Outra substância fundamental no processamento da memória é o GABA (ácido gama-aminobutírico), um importante neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central. Drogas que influenciem a liberação de GABA podem modular o processo da memorização. Antagonistas GABAérgicos (em doses subconvulsantes, pois o bloqueio total da ação do GABA pode produzir ansiedade, alta atividade locomotora e convulsões) facilitam a memorização e agonistas(substâncias que mimetizam a ação do GABA) a prejudicam. As benzodiazepinas, os tranquilizantes mais prescritos e vendidos no mundo, facilitam a ação do GABA e, portanto, podem afetar a memória. Existem relatos de pacientes que apresentam amnésia anterógrada após tratamento com diazepam (nome clínico para as benzodiazepinas).
Na anatomia, qual o patogmônico do Alzheimer?
Ventrículos laterais hipertrofiados e hipocampo atrofiado.
Qual relação do cromossomo 21 com o Alzheimer?
O cromossomo 21 produz a Proteína Precursora da Amiloide, então, caso haja um erro cromossomal, pode haver um erro de processamento da PPA, que leve a um erro na clivagem do fragmento da PPA. Na clivagem normal, o fragmento seria solúvel, porém, neste caso não. A proteína Bamiloide insolúvel produzida em quantidade se aglomera e deposita, dificultando a transmissão de impulsos nervosos.
Quais os fatores de risco desencadeantes para a doença?
- Idade - mais prevalente depois dos 65 anos.
- Se há pessoas com síndrome de Down na família.
- Exposições a metais pesados, especialmente o alumínio, pesticidas, químicos industriais e poluentes atmosféricos (NEUROINFLAMAÇÃO);
- Infecções virais, bacterianas e fúngicas crônicas podem ser fatores causadores da via inflamatória.
- Baixa escolaridade.
Qual o diagnóstico diferencial da Doença de Alzheimer?
O diagnóstico da DA é de exclusão. O rastreamento inicial deve incluir avaliação de depressão e exames de laboratório com ênfase especial na função da tireoide e níveis séricos de vitamina B12. O diagnóstico de DA no paciente que apresenta problemas de memória é baseado na identificação das modificações cognitivas específicas, como descrito nos critérios do National Institute of Neurologic and Communicative Disorders and Stroke and the Alzheimer Disease and Related Disorders Association (NINCDS-ADRDA)(20). Exames físico e neurológico cuidadosos acompanhados de avaliação do estado mental para identificar os deficits de memória, de linguagem e visoespaciais devem ser realizados. Outros sintomas cognitivos e não cognitivos são fundamentais na avaliação do paciente com suspeita de demência.
Quais as fases da patologia?
- Fase assintomática: Alterações neuropatológicas, porém, a capacidade cognitiva está normal.
- Fase sintomática: declínio cognitivo progressivo antes do início do comprometimento funcional e demência evidente.
- Fase de demência: Comprometimento funcional.
Comente o prognóstico do Alzheimer.
- Medicamentos não modificam o curso da doença, sendo utilizados, por exemplo, a Antagonista do receptor NMDA para reduzir a neurotoxicidade e Inibidores da Colinesterase (na DA a atividade dos neurotransmissores colinérgicos é baixa, estimulando a memória)
- A velocidade de progressão varia muito, sendo a média de idade após o diagnóstico de 8 anos, podendo chegar a 20 anos.
Comente sobre a Irisina.
- IRISINA: produzida pelo exercício, pesquisa da UFRJ.
- Importante na formação de memórias, neuroproteção contra as toxinas produzidas no Alzheimer, capaz de se opor a falhas de sinapse e ao comprometimento da memória na DA. Pode diminuir a progressão. PREVENÇÃO. Publicado na Nature
Comente sobre o uso de diário familiar.
- Numa doença que progressiva nem sempre é fácil avaliar resultados. Esse é o caso do Alzheimer. Por essa razão, é fundamental que os familiares utilizem um diário para anotar a evolução dos sintomas. Como fazer essas análises? Por meio de perguntas simples, com as devidas anotações:
- A memória está melhor?
- Os afazeres diários são cumpridos com mais facilidade?
- O quadro está estável?
- O declínio ocorre de forma mais lenta do que antes da medicação?
- Sem essas anotações fica impossível avaliar a eficácia do tratamento.
- Os serviços e tratamentos para a Doença de Alzheimer são ofertados nos Centros Especializados em Reabilitação, que são pontos de atenção ambulatorial especializados em reabilitação que realizam diagnósticos e o tratamento completo para a pessoa com Alzheimer.