3.2 Flashcards
Vias laterais
Movimento voluntário da musculatura distal, com controle direto do córtex.
Vias ventromediais
Envolvem-se no controle de postura e locomoção, sob controle do tronco encefálico
Via lateral mais importante
Via do trato corticoespinal, o mais longo, maior parte dos neuronios originários do córtex motor.
Caminho para a formação das piramides até seu decussamento.
Muitos neuronios vem de áreas somatossensoriais; ao virem do encéfalo, passam pela cápsula interna, chegam no tálamo, cruza a base do pedúnculo cerebral, depois ponte, se reune no bulbo, formando um trato. Este trato causa uma protuberancia, a piramide bulbar, onde há o decussamento.
Trato rubroespinal
Originário do núcleo rubro do mesencéfalo, com fibras que decussam na ponte. Aferencias chegam do córtex frontal. Evolutivamente anterior ao trato piramidal, perdeu importancia com o tempo.
Vias ventromediais, cite.
Trato vestibuloespinal, trato reticuloespinal, trato tetoespinal
Via direta do movimento, esquematize.
A dopamina secretada pela substancia negra ao atingir D1 no neoestriado - caudado e putamun - , que foi excitado pelo córtex, vai liberar com ainda mais intensidade o GABA, inibindo o Globo Pálido Interno. Esse, ao ser inibido, deixa o tálamo livre, permitindo que ele excite o córtex motor suplementar e o movimento ocorra.
Via indireta do movimento, esquematize.
A dopamina secretada pela substancia negra ao atingir D2 no neoestriado - caudado e putamun - , que foi excitado pelo córtex, vai liberar GABA para o Globo pálido externo, inibindo-o. Como o GPE está inibido, vai exercer menos inibição sobre o Núcleo Subtalamico, assim, ele vai liberar glutamato para o Globo pálido interno, que será excitado e inibirá o Tálamo, impedindo o movimento.