m4.1 Flashcards
Defina puerpério.
O puerpério é o intervalo que engloba as primeiras semanas subsequentes ao parto. Como esperado, a duração desse “período” não é exata, mas a maioria considera que varie de 4 a 6 semanas. Puerpério, sobreparto ou pós-parto, é um período cronologicamente variável, de definição imprecisa, durante o qual se desenrolam todas as manifestações involutivas e de recuperação da genitália materna após o parto. Registra-se a ocorrência de importantes modificações gerais, que perduram até o retorno do organismo às condições vigentes antes da gravidez. A relevância e a extensão desses processos são proporcionais à importância das transformações gestativas experimentadas e diretamente subordinadas à duração da gravidez.
Quanto tempo dura, em média, o puerpério?
Em geral, a involução puerperal completa-se no prazo de 6 semanas e o período que se sucede ao parto pode ser dividido em:
Pós-parto imediato (do primeiro ao décimo dia)
Pós-parto tardio (do décimo ao 45º dia)
Pós-parto remoto (além do 45º dia).
Defina hormônio.
Hormônios são pequenas moléculas ou proteínas produzidas em um tecido, liberadas na circulação e transportadas a outros tecidos, nos quais agem por meio de receptores para produzir mudanças nas atividades celulares. Eles servem para coordenar as atividades metabólicas de vários tecidos ou órgãos.
Defina neurotransmissores em relação a seu produtor e seu local de ação.
São liberados por neurônios e atuam localmente para
controlar as funções das células nervosas.
Defina hormônios endócrinos em relação a seu produtor e seu local de ação.
São liberados por glândulas ou células especializadas no sangue circulante e influenciam a função de células-alvo em outro local do corpo.
Defina mensageiros químicos parácrinos em relação a seu produtor e seu local de ação.
São secretados por células no líquido extracelular e afetam células vizinhas de tipo diferente.
Defina mensageiros químicos autócrinos em relação a seu produtor e seu local de ação.
São secretados por células no líquido extracelular e afetam a função da mesma célula que o produziu, ligando-se a receptores na superfície celular.
Defina citocinas em relação a seu produtor e seu local de ação.
São peptídeos secretados por células no líquido extracelular e podem funcionar como hormônios parácrinos, autócrinos e endócrinos
Dê exemplos de citocinas.
Interleucinas e outras linfocinas. Hormônios citocinas (por exemplo, leptina) produzidos por adipócitos (adipocinas).
Quais as três classes de hormônio?
Proteínas/polipeptídeos, esteroides e derivados do aminoácido tirosina.
Quais glândulas secretam hormônios proteicos ou polipeptídeos?
Incluem os hormônios secretados pela hipófise anterior e posterior, pelo pâncreas (insulina e glucagon), pela paratireoide (paratormônio), etc.
Quais glândulas secretam hormônios esteroidais?
São secretados pelo córtex adrenal (cortisol e aldosterona), pelos ovários (estrógeno e progesterona), testículos (testosterona), e pela placenta (estrógeno e progesterona).
Quais glândulas secretam hormônios derivados do aminoácido tirosina?
São secretados pela tireoide (tiroxina e tri-iodotironina) e medula adrenal (epinefrina e norepinefrina).
Onde e como são sintetizados os hormônios proteicos/hipofisários?
São sintetizados no retículo endoplasmático rugoso;
Geralmente sintetizados primeiro como pré-pró-hormônio e clivados para formar pró-hormônios no retículo endoplasmático e, posteriormente, transferidos para o aparelho de Golgi para acondicionamento em vesículas secretoras. Na vesícula eles são clivados em hormônios ativos e armazenados até o momento da secreção, por exocitose, que pode ser no meio intersticial ou na corrente sanguínea.
Qual a natureza de polaridade dos hormônios proteicos/hipofisários?
Eles são hidrossolúveis logo podem transitar no plasma sem estarem ligados a proteínas carreadoras, por isso atuam na membrana.
Caracterize a meia-vida dos hormônios proteicos/hipofisários.
Curta.
Discorra sobre o feedback negativo hormonal.
Depois que o estímulo causa liberação do hormônio, condições ou produtos decorrentes da ação do hormônio tendem a suprimir sua liberação adicional. Em outras palavras, o hormônio (ou um de seus produtos) exerce efeito de feedback negativo, para impedir a hipersecreção do hormônio ou a hiperatividade no
tecido-alvo.
Como é controlado o feedback hormonal?
A variável controlada não costuma ser a secreção do próprio hormônio, mas o grau de atividade do tecido alvo. Portanto, somente quando a atividade no tecido-alvo se eleva até o nível apropriado os sinais de feedback para a glândula endócrina serão suficientemente potentes para a lentificar a secreção do
hormônio. A regulação pode ocorrer até mesmo no nível da expressão gênica.
Discorra sobre o feedback positivo hormonal.
A ação biológica do hormônio causa sua secreção adicional. Por exemplo, o surto de secreção do hormônio luteinizante (LH) que ocorre em decorrência do efeito estimulatório do estrogênio sobre a hipófise anterior, antes da ovulação. O LH secretado atua sobre os ovários, estimulando a secreção adicional de estrogênio o que por sua vez causa mais secreção de LH.
Dê exemplos e explique como ocorre o transporte de hormônios lipossolúveis?
São, por exemplo, os derivados de esteroides e os
da tireoide; circulam ligados a proteínas e são biologicamente inativos até se dissociarem da proteína carreadora isso torna sua remoção muito lenta.
Dê exemplos e explique como ocorre o transporte de hormônios hidrossolúveis?
São por exemplo peptídeos e catecolaminas eles são dissolvidos no plasma e transportados de seus locais de síntese para tecidos-alvo, onde se difundem nos capilares e entram no líquido intersticial até chegarem as células-alvo.
Caracterize a hipófise (3).
Também é chamada de pitutitária.
É uma glândula pequena situada na sela túrcica.
Se liga ao hipotálamo pelo pedúnculo hipofisário.
Caracterize a hipófise anterior.
Chamada de adeno-hipófise, tem origem na bolsa de
Rathke, uma evaginação embrionária do epitélio faríngeo. Sua origem embrionária explica a natureza epiteloide de suas células.
Quais os hormônios da adeno-hipófise (6)?
Hormônio do crescimento Adrenocorticotropina (corticotropina) Hormônio estimulante da tireoide (tireotropina) Prolactina Hormônio folículo estimulante Hormônio luteinizante
Quais as funções do Hormônio do crescimento?
Promove o crescimento de todo o organismo, afetando a formação de proteínas, a multiplicação e a diferenciação celular.
Quais as funções da adrenocorticotropina?
Controla a secreção de alguns dos hormônios adrenocorticais que afetam o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras.