Livro 3: Como convencer alguém em 90 segundos - Exércícios Flashcards
Cor dos olhos.
Repare na cor dos olhos de todas as pessoas que encontrar. Você não precisa lembrar a cor, apenas repare. É isso. Não poderia ser mais simples. Esse exercício irá desenvolver drasticamente a sua autoconfiança, contato visual e simpatia, sem que você precise fazer algo intimidador demais.
Como sorrir
A melhor maneira de você encarar as coisas é com um sorriso. Um sorriso sinaliza disponibilidade, felicidade e confiança.
Você sabe o que quer?
Perceba 3 pequenas coisas que você não gosta ou não quer que aconteça. Por exemplo no ambiente de trabalho: Eu não quero ouvir outras pessoas ao telefone porque me distrai. Eu não consigo suportar quando não chego a um consenso nas reuniões de marketing. Eu não gosto quando os clientes são impacientes. Agora, pegue seu problema – a negativa – e pense nele como um desejo positivo: Eu quero um lugar quieto para trabalhar onde possa me concentrar. Eu quero aprender mais sobre o que motiva meus colegas. Eu quero inspirar calma em outras pessoas.
Uma vez que você sabe o que quer, seja criativo e flexível e tente possíveis soluções. Se ouvir outras pessoas ao telefone é uma distração, compre um fone de ouvido. Se isso não funcionar, identifique quem o distrai mais e tente negociar um reposicionamento. Se isso não funcionar, diga ao seu chefe que você será mais produtivo em um ambiente silencioso e veja o que ele pode fazer. Pegue todo o feedback que você conseguir e, com base nisso, mude o que faz até conseguir o que deseja.
Julgamentos instantâneos
Tente decifra a postura de determinada pessoa e, logo após, vá conversar com ela e analise se o seu julgamento foi correto.
Jogando com o espaço pessoal.
Existe o espaço social, pessoal e privado de cada pessoa, é possível descobrir quando se entra neles pelas reações das pessoas. Saiba sempre a hora certa de entrar e sair deles.
Atitudes motivam comportamentos
Seu corpo e sua mente são um único sistema – mude um deles e o outro irá fazer igual.
Três jogos de ajuste de atitude
- Conversa com o espelho: finja uma atitude irritada, corajosa, feliz, insignificante ou calma. Qual o benefício de ver cada uma;
- A fala do corpo: finja as mesmas posturas supracitadas e sinta a diferença entre elas na sua própria linguagem corporal;
- Vencedor ou perdedor: separe 25 minutos e alterne entre uma postura vencedora e uma perdedora. Qual é a melhor.
Obs.: podemos ter qualquer atitude, é só fingir.
Três atitudes realmente úteis
- Seja entusiasmado: isso transmite energia positiva
- Seja curioso: para sempre está evoluindo e, nunca, limitando-se.
- Abrace a humildade: pois é lindo de ver
Obs.: Entusiasmo, curiosidade e humildade podem ser comportamentos conscientemente escolhidos. Eles podem inspirar sinais inconfundíveis de vigor e receptividade.
De coração para coração
Por um dia, aponte o seu coração para o coração de todas as pessoas que você encontrar. Isso irá demonstrar uma linguagem corporal aberta e vai construir confiança e conforto. Quando os instintos de uma pessoa perguntarem “amigo ou inimigo? oportunidade ou ameaça?”, você sairá por cima.
Sincronize sua linguagem corporal
Sincronize de maneira geral a sua linguagem corporal com as pessoas que você conhece. Essa é a maneira mais fácil de construir confiança e comunicação. Não exagere. Faça o mínimo necessário para ajustá-la. Nós naturalmente sincronizamos o nosso tom de voz e a nossa linguagem corporal com as de nossos amigos e pessoas em quem confiamos. Você pode fazer isso com qualquer pessoa, é só escolher.
- Faça e desfaça: Uma vez que você estiver bom, sincronize e dessincronize com a pessoa algumas vezes. Perceba a diferença
Igualando as vozes
Por um dia, divirta-se igualando volume, velocidade, tom e afinação (os altos e baixos) das pessoas que você encontrar. Mas não exagere. Faça o mínimo possível para se ajustar a elas.
Feedback
Em uma conversa, responda apenas com a linguagem corporal (acenos, sorrisos e por aí vai) ou a linguagem verbal (“Sim”, “Não”, “Claro”, “Como?”) ou as duas. Veja o mínimo de feedback que você pode dar; veja o quão sutil você pode ser.
Obs.: Como regra geral, quanto mais sutil você for, mais intimidade alcança.
Quem está falando?
Decifre a personalidade da pessoa com quem você conversa e imediatamente se sincronize com o estilo de quem está falando.
Crie sua grande ideia
Crie sua grande ideia e lembre-se sempre de está fazendo ela. A ideia deve está de acordo com você e com o que você pretende se tornar
O seu comercial de dez segundos
Crie uma frase curta que resuma o que você faz, para quem faz e como faz a vida deles mais fácil, melhor e mais divertida.