Levantamento de dados - Censo Flashcards
O que é o levantamento de dados?
É o conjunto de operações que permite a coleta de dados que possibilitam o conhecimento das características de um fato ou evento, necessários a programações, avaliações ou conhecimento de situações.
Como pode ser feito o levantamento de dados?
Utilizando dados normalmente registrados (registro civil, prontuários hospitalares, estatísticas de procedimentos em UBS), utilizando dados existentes porém não registrados (inquéritos/questionários) ou levantamento de dados inexistentes (necessitam ser provocados, como experimentos com vacinas ou medicamentos).
Quais os tipos de levantamento de dados quanto a sua frequência de realização?
Periódicos (ex: censo), contínuos (registro civil) ou ocasionais (experimentos, investigações).
O que é o Censo?
Processo total de coleta, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos, econômicos e sociais pertencentes em uma determinada época a todas as pessoas de um país.
Quando foi realizado o primeiro censo do Brasil?
1872.
Qual a importância dos censos nacionais no Brasil?
Os censos demográficos são a única forma de informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios e localidades do país, sendo fundamentais para a formulação de políticas públicas.
Quais as características do censo? (6)
Contém um patrono (IBGE), Universalidade (sem duplicação ou omissão), Simultaneidade (população enumerada em um estante ou período de tempo bem definido - 01/09), Unidades individuais (levantamento para cada indivíduo), Periodicidade, Compilação e publicação.
Como é organizado o censo? (5)
Levantamento de dados por visitas domiciliares com questionários, Seleção e treinamento do pessoal por concurso público e motivação, Seleção dos dados por idade, sexo, alfabetização e condições econômicas e culturais, Escolha do momento oportuno (entre 31/08 e 01/09 e Propaganda (obrigatoriedade legal em responder e conhecer a importância dele).
Quais os objetivos do censo?
Determinação da consistência numérica da população e da estrutura qualitativa da população (sexo, idade, etnia, escolaridade, profissão, renda, …).
Como é a classificação da população quanto à moradia?
Moradores presentes, ausentes (esses 2 apresentam moradia fixa, mas o primeiro estava presenta durante o censo e o segundo não) e não moradores presentes (sem residência fixa e que estavam presentes).
Qual a relevância da classificação quanto ao sexo pelo censo? (3)
Análise de fenômenos demográficos dependentes dessa variável, como migração, mortalidade, nupcialidade, força de trabalho.
Distribuição dos agravos à saúde.
Planejamento e programação.
Qual a relevância da classificação quanto à idade pelo censo? (6)
Analisar as tendências de evolução da população, Crescimento e envelhecimento, Caráter seletivo das doenças, CMG específicos para cada faixa etária, Implicações econômicas e Planejamento dos serviços para cada grupo etário.
Qual a classificação de uma população quanto à idade? (3)
Progressivas/Jovens: alta natalidade e mortalidade infantil, graves problemas socioeconômicos.
Estacionária: baixo coeficiente de mortalidade infantil e coeficiente de natalidade decrescente.
Regressiva: os 2 coeficientes são muito baixos há muito tempo.
Quais são os fatores analisados no censo?
Moradia, sexo, idade, condições econômicas, escolaridade, religião, nacionalidade (etnia).
Qual a importância da descrição da etnia e religião no censo?
Pois existem doenças mais graves e mais frequentes em determinadas etnias ou em determinados imigrantes, enquanto que a religião pode afetar fenômenos culturais.
Para que servem as estimativas da população? (3)
Conhecer a magnitude das doenças, Planejamento de ações e programas de controles, Definição de políticas públicas e alocação de recursos e Subsidia o planejamento e aprimoramento de ações de prevenção e atenção em todos os níveis.
Do que resulta o crescimento populacional? (2)
Do crescimento natural (fatores demográficos predominantes - óbitos, natalidade, casamento, idade, sexo, …) e do crescimento migratório (fatores não demográficos predominantes - econômicos, acessibilidade, sociais, culturais e ambientais).
O que são as projeções e qual sua principal limitação?
É a evolução futura da população com base em hipóteses que não são, necessariamente, verossímeis. Apresenta como limitação os fatores migratórios, pois são difíceis de prever.
Quais as formas de calcular as projeções da população?
Método matemático, Métodos componentes e Uso de dados não censitários.
Explique o método matemático e quais seus tipos.
Pressupõe que as mudanças nos componentes do crescimento populacional não vão ser significativas no período a projetar. Pode ser:
- Incremento natural: Px = Po + (N - O) + (I - E), sendo que N - O é o crescimento vegetativo e I - E, o crescimento migratório. Não permite projeção para o futuro.
- Progressão aritmética: feito quando o crescimento é relativamente alto e depende da imigração -> Px = Po + [Crescimento médio anual x número de anos que fez a projeção e o ano do censo]. O CMA pode ser calculado por P1 - Po/T1 - To = R, em que P1 é a pop. no outro censo e T1 é o segundo ano censitário. Pode-se fazer, ainda, interpolação (entre 2 censos) ou extrapolação (pós-censitária). Usa-se esse método para cálculo dos coeficientes, usando como data 1 de julho (metade do ano), devendo, portanto, calcular o CMM (CMM = CMA/12).
- Progressão geométrica: usada quando o crescimento é baixo ou negativo e a EMIGRAÇÃO é significativa. Px = Po x (1 + R) elevado a delta T. Verossímil apenas a curto prazo.
A população utilizada para o cálculo dos coeficientes é de qual data do ano? Como é calculada essa população?
01/07. Calcula-se subtraindo a população verificada (que é de 01/09) por duas vezes o crescimento médio mensal (que é calculado por CMA/12), obtendo-se a população geral em 01/07, que pode ser utilizada para o cálculo de coeficientes da metade do ano, sendo, então, multiplicados por 2 para obter o número daquele coeficiente em determinado ano.
Resolva o seguinte exercício: Estimar a população de 2015, tendo como dados: To = 2000, Po = 40.000, T1 = 2010, P1 = 100.000.
P2015 = Po + [CMA x (T2015 - T2000)]. O CMA é calculado pela estimativa do CMA entre os 2 censos, portanto: CMA = P1 - Po/T1 - To, chegando no resultado de 6.000. Portanto: P2015 = 40.000 + (6.000 x 15) = 130.000. Porém, essa população é dada para a data 01/09, portanto, para cálculo da população de 2015 que pode ser utilizado em coeficientes, deve-se subtrair 2 CMM para que chegue a data de 01/07 (meio do ano). Logo: 130.000 - 2 x 500 = 129.000 é o resultado.
Por que a progressão aritmética é muito usado?
Probabilidade de chegar a resultados absurdos é menos do que quando usada a progressão geométrica caso o CMA seja alto e o período de projeção seja longo.
Maior precisão quando a população é grande e está em completando a transição demográfica.
Quando são utilizados os métodos componentes?
Usado para projeção da evolução futura de segmentos da população, sendo importante para programação de infraestrutura, equipamentos e atividades econômicas.
Quando são utilizados os dados não censitários para projeções?
Em países desenvolvidos, pequenas unidades territoriais e quando o período para o cálculo da população está bastante afastado do censo. Usa-se como fontes: recenseamento eleitoral, serviços estrangeiros e de fronteiras, centros de emprego, …