História Natural da Doença Flashcards
O que é a História Natural da Doença (HND)?
É o conjunto de processos que compreendem as inter-relações do agente, hospedeiro e ambiente, afetando o processo global e seu (HND) desenvolvimento, desde a criação do estímulo patológico, até a resposta do homem ao estímulo e as alterações (invalidez, sequelas, cura, morte).
Qual a importância da HND?
A HND dá suporte à descrição das enfermidades, permitindo o desenvolvimento de diferentes métodos de prevenção e controle. Ou seja, é do conhecimento da HND que depende o grau de sucesso da prevenção.
Quais são os agentes?
Substâncias, elementos ou forças que a presença ou ausência pode constituir um estímulo para doença, sendo eles biólogos, químicos, físicos ou nutricionais.
Quais os fatores ambientais que influenciam na HND?
Fatores sociais, econômicos, biológicos e físico-químicos que influenciam na saúde, como temperatura, poluição, umidade, comportamentos, organização social, condições de vida e trabalho, suporte social…
Quais os fatores do hospedeiro que influenciam na HND?
Idade, sexo, hábitos e costumes, genética, história patológica pregressa, estado emocional e imunológico.
Quais os períodos da HND?
Pré-patogênico e patogênico
O que é o período pré-patogênico?
É a fase em que ocorre a interação entre agente, hospedeiro e ambiente, em que as relações entre agente e ambiente estimulam o aparecimento das enfermidades. São os fatores de risco.
O que é o período patogênico?
São as modificações próprias de uma determinada enfermidade, sendo a sequência de eventos que aparecem após o estímulo da doença no organismo.
Qual a sequência de eventos do período patogênico e o que é cada um deles? (4)
Patogenia precoce: o paciente não percebe alterações na saúde, nem há alterações nos métodos de detecção atuais, mas existem todos os fatores para o desenvolvimento da doença.
Patologia precoce: o paciente não percebe alterações em sua saúde, mas a enfermidade já é detectada por recursos propedêuticos. Tem-se a enfermidade mas não a doença.
Patologia avançada: já foi atravessado o horizonte clínico, promovendo alterações funcionais (sinais e sintomas).
Sequela, cura, morte ou cronificação.
Qual a ordem cronológica da HND?
Período pré-patogênico -> estímulo -> período patogênico -> incubação (subclínico) -> sinais e sintomas (clínico).
Faça uma recapitulação dos acontecimentos na HND.
A interação entre agente, hospedeiro e ambiente, quando em desequilíbrio, promove um estímulo para o desenvolvimento de uma doença, que é o período pré-patogênico. O hospedeiro, então, reage ao estímulo, iniciando o período patogênico e havendo um período subclínico (incubação), que posteriormente atravessará o horizonte clínico e ocorrerá a manifestação dos sintomas.