Estudos Epidemiológicos Flashcards
Quais os tipos de variáveis analisadas em um estudo?
Variável dependente (efeito) e variável independente (causa). Podem ser, ainda, quantitativas ou qualitativas.
Quais os tipos de variáveis qualitativas e quantitativas?
Quantitativas: medidas por valores numéricos, podendo ser contínuas (aceita casa decimal) ou descontínuas (números inteiros).
Qualitativas: são categóricas, podendo ser ordinais (graus variados entre os indivíduos da amostra) ou nominais (sem ordem - tipo sanguíneo, sexo, etnia).
Quais os tipos de desenho possíveis?
São inúmeros, variando por: Objetivo do estudo (descritivo ou analítico), Tipos de dados analisados (induviduado ou agregado), Posição do pesquisados (observacional ou experimental), Tempo (transversal ou longitudinal).
Descreva as opções de objetivo do estudo.
Descritivos: investigam a frequência e distribuição de um agravo (relato e série de casos). Descreve as características dos acometidos pela doença, sendo úteis quando se conhece pouco sobre a HN da dç.
Analíticos: analisam a associação entre uma exposição e um efeito (fator de risco e doença, por exemplo). Ex: transversais, caso-controle, coorte, ensaio clínico, ecológico.
Descreva as opções de tipos de dados analisados.
Individuado: cada variável é analisada para cada indivíduo (é possível distinguir indivíduos sadios e doentes entre os expostos).
Agregado: variáveis para um grupo de indivíduos (dados de forma agregada, não sendo possível distinguir sadios de doentes).
Descreva as opções quanto à posição do pesquisador.
Observacional: não interfere nas variáveis.
Experimental: interfere nas variáveis.
Descreva as opções quanto ao tempo.
Transversal: os dados são analisados no momento presente (uma foto da situação atual).
Longitudinal: os dados são analisados em um intervalo de tempo, seja ele do presente para o passado (retrospectivo) ou do presente para o futuro (prospectivo). É um filme.
O que é o estudo de Coorte?
É um estudo analítico, observacional, podendo ser retrospectivo (coorte histórica) ou prospectivo, que avalia 2 grupos de indivíduos em que se analisa a aparição de uma doença ou outro desfecho (diferença na aparição da dç entre os expostos e não expostos ou mortalidade entre os doentes e não doentes).
Quais os usos do estudo de Coorte?
Avaliar incidência, fatores de risco, múltiplas variáveis independentes, prognóstico e intervenções terapêuticas/preventivas. Úteis especialmente para dç potencialmente fatais.
Quais os problemas da Coorte?
Caro e pouco eficaz para doenças/outcomes raros, caro por ter a certeza de que os indivíduos não possuem o outcome, acompanhamento longo, mais sujeito a viéses que os experimentais (como o viés de confusão), drop-out.
Quais as vantagens da coorte?
Melhor método para estudar HN das dçs e incidência, menor risco de chegar a conclusões falsas, melhor alternativa quando experimentais são inviáveis.
O que é o estudo de caso-controle?
É um estudo analítico, observacional, RETROSPECTIVO, em que é analisado um grupo de indivíduos sadios (expostos e não expostos ao(s) fator(es) a ser estudado) e outro de indivíduos doentes (exp. e não exp.). Ou seja, parte do efeito para buscar a causa.
Quais cuidados devem ser tomados no estudo caso-controle?
O principal é fazer com que o grupo de caso e o grupo de controle sejam comparáveis, ou seja, devem ser o mais semelhante possível excetuando-se a presença do efeito. Esse cuidado revela a qualidade do estudo.
Além disso, a seleção dos casos deve ser representativa da população de casos (o melhor seria seleção da população geral, mas é mais viável selecionar da população hospitalar).
Quais as vantagens do caso-controle?
Fácil de executar, curto período de tempo, baixo custo, permite a análise de diversas exposições e permite a investigação de doenças raras.
Quais as desvantagens do caso-controle?
Viéses de seleção, viéses na medição das variáveis,