LESAO CELULAR, NECROSE, APOTOSE E ADAPTACAO Flashcards

1
Q

Quais sao os sinais reversíveis de sofrimento celular?

A

O primeiro sinal de sofrimento é a tumefação celular (falência das bombas iônicas - devido a falta de ATP), destacamento da membrana celular do citoesqueleto, edema de mitocôndria e RE. Essas sao características, que em caso de cessão do sofrimento a célula se mantém viva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais sao os sinais de sofrimento celular irreversível?

A

Um sofrimento celular irreversível pode ser visto pelo acúmulo de cálcio no citoplasma, pelo acúmulo de sais na mitocôndria, pela liberação de enzimas lisossomais (ocorrendo autólise), fragmentação do núcleo e liberação de moléculas nucleares no citoplasma, cessão da síntese proteica e ruptura da membrana plasmática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que caracteriza uma célula morta?

A

A morte celular ocorre quando há uma permeabilização irreversível da membrana plasmática ou a fragmentação completa dela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é a necrose coagulativa ou isquemica?

A

A necrose coagulativa ou isquemica ocorre em tecidos ricos em proteínas. Tem como característica a manutenção da arquitetura tecidual por alguns dias após a morte, há apenas algumas modificações, mas a morfologia é mantida. Normalmente, em casos de vaso-oclusão ocorre esse tipo de necrose. Exemplo, necrose do miocárdio em casos de infarto. Ocorre também no rim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que e quais sao as características da necrose liquefativa?

A

Ela ocorre em tecidos com alta concentração de lipídeos. Quando há a necrose, o tecido se liquefaz rapidamente, perdendo a sua morfologia. A necrose liquefativa é observada, por exemplo, no cérebro, onde nao há fibroblasto, de modo que formam-se cistos a partir da célula da guia, originando a gliose. Isso ocorre, mesmo em cenários de isquemia cerebral.
Existem 2 tipos de necrose liquefativa: a por autólise (lise celular) e a por heterólise (em caso de abscessos)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais sao as principais características da apoptose?

A

A apoptose é uma morte programada e regulada. Nela, a produção de ATP não é interrompida, de modo que a membrana não é lisada e o sistema imunológico não é despertado, ou seja, ocorre na ausência de inflamação (nao há inflamação). A célula sofre um murchamento, e a energia necessária é mantida pela autofagia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais fatores podem causar lesão celular?

A

Falta de O2, agentes químicos, físicos e infecciosos, reações imunológicas e desequilíbrios nutricionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais sao os sinais de sofrimento celular?

A

Entrada de líquido na célula, célula edemacia (devido à falência da bombas iônicas), descolamento do citoesqueleto da MP,

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais sao os tipos de necrose liquefativa? Diferencie-as.

A

Existe a autólise e a heterólise. Na autólise há a liberação do conteúdo intracelular das células, entre elas enzimas lisossomais que digerem o tecido. Na heterólise, ocorre um processo infeccioso por microorganismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Cite uma vantagem é uma desvantagem da apoptose.

A

A vantagem é que a apoptose não desperta o sistema imune, de modo que nao gera uma inflamação desnecessária. A desvantagem consiste no fato da apoptose ser mais difícil de ser detectada, de modo que pode estar atrelada à morte silenciosa de órgãos, isto é, à falência deles.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é a importância da fosfatidilserina no processo de apoptose?

A

A fosfatidilserina é uma molécula que se desloca para membrana plasmatica da célula em apoptose, para sinalizar para as células fagocitaria a ocorrência da apoptose, viabilizando a retirada do corpúsculo apoptotico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais sao os fatores que desencadeiam a via intrínseca da apoptose?

A

A perda dos sinais de sobrevivência (anti-apoptóticos como o BCL-2), danos no DNA e acúmulo de proteínas mal formadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como ocorre a via intrínseca da apoptose?

A

Devido a sinais celulares, há a expressao de fatores pró-apoptóticos, como o BAX e BAD. Esses fatores formam poros na membrana mitocondrial, de modo a que o citocromo C extravasa. Esse citocromo C ativa uma cascata de caspases que leva a apoptose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual é a importância da endocitose dos corpos apoptóticos? Qual é a sua relacao com o Lúpus?

A

Os corpos apoptóticos são pequenos pedaços da célula que acabou de sofrer apoptose, os quais são facilmente englobados pelos fagócitos. Sua endocitose é importante para evitar a sensibilização do sistema imune, evitando uma inflamação crônica.
No caso do Lúpus, essa endocitose não ocorre adequadamente, acarretando os danos da doença causados pela inflamação crônica decorrente de uma necrose 2°.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é a autofagia e porque ela é importante para o organismo?

A

É o processo de digestao de organelas para gerar energia para a célula. Ela é importante, pois realiza a reciclagem celular, retira organelas e células senescentes da circulaçãoe, também, fornece energia para alguns processos, como para a apoptose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Como a via extrínseca da apoptose é iniciada e qual sua importância?

A

É iniciada pela ligação de um Fas-L com seu receptor de morte Fas, na membrana plasmática.
Sua importância consta em ser responsável por eliminar linfócitos autorreativos, impedindo a autoimunidade, e lesão por linfócitos T citotóxicos.

17
Q

O que é a necroptose e qual é a sua importância?

A

É o principal tipo de necrose programada e regulada. Ela é importante quando a apoptose não é viável, como em casos de infecções virais.
Apesar de ser programada, a célula sofre lise, de modo que a inflamação é consequência.

18
Q

Quais sao os tipos de adaptação celular? Caracterize cada um.

A

A atrofia é a redução do volume de células. A hipertrofia é o aumento do volume das células. A hiperplasia consiste no aumento do número de células, de modo controlado (neoplasia é o aumento do número de células descontrolado). Na metaplasia é a célula muda de característica, de modo a se adaptar a agressão tecidual (um exemplo é a mudança de tecido epitelial pseudoestratificado para estratificado no esôfago em casos de Esôfago de Barret). A displasia não é uma estratégia de sobrevivência, em que há um crescimento celular desordenado anterior a neoplasia.

19
Q

O que é a piroptose, quando ela ocorre e como ocorre?

A

Piroptose é a morte estratégica de macrófagos, células dendríticas e algumas células epiteliais. Ela ocorre numa tentativa de chamar atenção do sistema imunológico, quando essas células fagocitadoras não conseguem eliminar os microrganismos.
O 1° sinal para ela ocorrer é pela ativação por IL-1 e há a formação de inflamassoma (complexo proteico intracelular que age como sensores capazes de causar/desencadear inflamação pela ativação de caspases pró-inflamatórias).

20
Q

O que é a netose e qual é a sua importância?

A

Netose é a morte específica de neutrófilos, apesar de ocorrer em menor grau com outros leucócitos também. É uma estratégia imunológica, em que há a liberação de partes do seu DNA ou dele todo para formar uma rede que irá capturar bactérias. Uma vez essa “rede” na circulação, há ativação do fator XII que leva à formação de trombos e à inflamação também.

21
Q

Qual é o tipo de infecção comum de causar necrose caseosa?

A

Casos de tuberculose, além de outras doenças causadas por bactérias do gênero Mycobacterium. Isso porque, devido à difícil digestão da parede celular desse tipo de bactéria, há formação de granulomas (foco de inflamação) o que dá sugestão macrosópica de aparência de “queijo”, ou seja, um aspecto proteináceo.

22
Q

O que é a necrose gordurosa? Cite o exemplo mais comum em que ela ocorre.

A

É a necrose por liberação de ácidos graxos por adipócitos, em que ocorre uma reação de saponificação entre sues grupos carboxilas e o cálcio. É, portanto, uma reação de lipólise e depósito de cálcio, muito comum em casos de pancreatite aguda, em que as lipases pancreáticas atuam.

23
Q

Cite e explique os 3 padrões nucleares da necrose.

A

Picnose: o núcleo fica picnótico, ou seja, reduz de tamanho, apesar da célula se edemaciar. Além disso, a cromatina se condensa, ficando hipercromático o núcleo.
Cariorrexe: a cromatina se fragmenta.
Cariólise: a carioteca entra em lise.