LESAO CELULAR, NECROSE, APOTOSE E ADAPTACAO Flashcards
Quais sao os sinais reversíveis de sofrimento celular?
O primeiro sinal de sofrimento é a tumefação celular (falência das bombas iônicas - devido a falta de ATP), destacamento da membrana celular do citoesqueleto, edema de mitocôndria e RE. Essas sao características, que em caso de cessão do sofrimento a célula se mantém viva.
Quais sao os sinais de sofrimento celular irreversível?
Um sofrimento celular irreversível pode ser visto pelo acúmulo de cálcio no citoplasma, pelo acúmulo de sais na mitocôndria, pela liberação de enzimas lisossomais (ocorrendo autólise), fragmentação do núcleo e liberação de moléculas nucleares no citoplasma, cessão da síntese proteica e ruptura da membrana plasmática.
O que caracteriza uma célula morta?
A morte celular ocorre quando há uma permeabilização irreversível da membrana plasmática ou a fragmentação completa dela.
O que é a necrose coagulativa ou isquemica?
A necrose coagulativa ou isquemica ocorre em tecidos ricos em proteínas. Tem como característica a manutenção da arquitetura tecidual por alguns dias após a morte, há apenas algumas modificações, mas a morfologia é mantida. Normalmente, em casos de vaso-oclusão ocorre esse tipo de necrose. Exemplo, necrose do miocárdio em casos de infarto. Ocorre também no rim.
O que e quais sao as características da necrose liquefativa?
Ela ocorre em tecidos com alta concentração de lipídeos. Quando há a necrose, o tecido se liquefaz rapidamente, perdendo a sua morfologia. A necrose liquefativa é observada, por exemplo, no cérebro, onde nao há fibroblasto, de modo que formam-se cistos a partir da célula da guia, originando a gliose. Isso ocorre, mesmo em cenários de isquemia cerebral.
Existem 2 tipos de necrose liquefativa: a por autólise (lise celular) e a por heterólise (em caso de abscessos)
Quais sao as principais características da apoptose?
A apoptose é uma morte programada e regulada. Nela, a produção de ATP não é interrompida, de modo que a membrana não é lisada e o sistema imunológico não é despertado, ou seja, ocorre na ausência de inflamação (nao há inflamação). A célula sofre um murchamento, e a energia necessária é mantida pela autofagia.
Quais fatores podem causar lesão celular?
Falta de O2, agentes químicos, físicos e infecciosos, reações imunológicas e desequilíbrios nutricionais.
Quais sao os sinais de sofrimento celular?
Entrada de líquido na célula, célula edemacia (devido à falência da bombas iônicas), descolamento do citoesqueleto da MP,
Quais sao os tipos de necrose liquefativa? Diferencie-as.
Existe a autólise e a heterólise. Na autólise há a liberação do conteúdo intracelular das células, entre elas enzimas lisossomais que digerem o tecido. Na heterólise, ocorre um processo infeccioso por microorganismo.
Cite uma vantagem é uma desvantagem da apoptose.
A vantagem é que a apoptose não desperta o sistema imune, de modo que nao gera uma inflamação desnecessária. A desvantagem consiste no fato da apoptose ser mais difícil de ser detectada, de modo que pode estar atrelada à morte silenciosa de órgãos, isto é, à falência deles.
Qual é a importância da fosfatidilserina no processo de apoptose?
A fosfatidilserina é uma molécula que se desloca para membrana plasmatica da célula em apoptose, para sinalizar para as células fagocitaria a ocorrência da apoptose, viabilizando a retirada do corpúsculo apoptotico.
Quais sao os fatores que desencadeiam a via intrínseca da apoptose?
A perda dos sinais de sobrevivência (anti-apoptóticos como o BCL-2), danos no DNA e acúmulo de proteínas mal formadas.
Como ocorre a via intrínseca da apoptose?
Devido a sinais celulares, há a expressao de fatores pró-apoptóticos, como o BAX e BAD. Esses fatores formam poros na membrana mitocondrial, de modo a que o citocromo C extravasa. Esse citocromo C ativa uma cascata de caspases que leva a apoptose.
Qual é a importância da endocitose dos corpos apoptóticos? Qual é a sua relacao com o Lúpus?
Os corpos apoptóticos são pequenos pedaços da célula que acabou de sofrer apoptose, os quais são facilmente englobados pelos fagócitos. Sua endocitose é importante para evitar a sensibilização do sistema imune, evitando uma inflamação crônica.
No caso do Lúpus, essa endocitose não ocorre adequadamente, acarretando os danos da doença causados pela inflamação crônica decorrente de uma necrose 2°.
O que é a autofagia e porque ela é importante para o organismo?
É o processo de digestao de organelas para gerar energia para a célula. Ela é importante, pois realiza a reciclagem celular, retira organelas e células senescentes da circulaçãoe, também, fornece energia para alguns processos, como para a apoptose.
Como a via extrínseca da apoptose é iniciada e qual sua importância?
É iniciada pela ligação de um Fas-L com seu receptor de morte Fas, na membrana plasmática.
Sua importância consta em ser responsável por eliminar linfócitos autorreativos, impedindo a autoimunidade, e lesão por linfócitos T citotóxicos.
O que é a necroptose e qual é a sua importância?
É o principal tipo de necrose programada e regulada. Ela é importante quando a apoptose não é viável, como em casos de infecções virais.
Apesar de ser programada, a célula sofre lise, de modo que a inflamação é consequência.
Quais sao os tipos de adaptação celular? Caracterize cada um.
A atrofia é a redução do volume de células. A hipertrofia é o aumento do volume das células. A hiperplasia consiste no aumento do número de células, de modo controlado (neoplasia é o aumento do número de células descontrolado). Na metaplasia é a célula muda de característica, de modo a se adaptar a agressão tecidual (um exemplo é a mudança de tecido epitelial pseudoestratificado para estratificado no esôfago em casos de Esôfago de Barret). A displasia não é uma estratégia de sobrevivência, em que há um crescimento celular desordenado anterior a neoplasia.
O que é a piroptose, quando ela ocorre e como ocorre?
Piroptose é a morte estratégica de macrófagos, células dendríticas e algumas células epiteliais. Ela ocorre numa tentativa de chamar atenção do sistema imunológico, quando essas células fagocitadoras não conseguem eliminar os microrganismos.
O 1° sinal para ela ocorrer é pela ativação por IL-1 e há a formação de inflamassoma (complexo proteico intracelular que age como sensores capazes de causar/desencadear inflamação pela ativação de caspases pró-inflamatórias).
O que é a netose e qual é a sua importância?
Netose é a morte específica de neutrófilos, apesar de ocorrer em menor grau com outros leucócitos também. É uma estratégia imunológica, em que há a liberação de partes do seu DNA ou dele todo para formar uma rede que irá capturar bactérias. Uma vez essa “rede” na circulação, há ativação do fator XII que leva à formação de trombos e à inflamação também.
Qual é o tipo de infecção comum de causar necrose caseosa?
Casos de tuberculose, além de outras doenças causadas por bactérias do gênero Mycobacterium. Isso porque, devido à difícil digestão da parede celular desse tipo de bactéria, há formação de granulomas (foco de inflamação) o que dá sugestão macrosópica de aparência de “queijo”, ou seja, um aspecto proteináceo.
O que é a necrose gordurosa? Cite o exemplo mais comum em que ela ocorre.
É a necrose por liberação de ácidos graxos por adipócitos, em que ocorre uma reação de saponificação entre sues grupos carboxilas e o cálcio. É, portanto, uma reação de lipólise e depósito de cálcio, muito comum em casos de pancreatite aguda, em que as lipases pancreáticas atuam.
Cite e explique os 3 padrões nucleares da necrose.
Picnose: o núcleo fica picnótico, ou seja, reduz de tamanho, apesar da célula se edemaciar. Além disso, a cromatina se condensa, ficando hipercromático o núcleo.
Cariorrexe: a cromatina se fragmenta.
Cariólise: a carioteca entra em lise.