Envelhecimento Flashcards
O que é o relógio biológico e quais são eles?
O relógio biológico são parâmetros utilizados para medir o envelhecimento celular. Dentre eles são: metilação do DNA, padrões de glicosilação, decréscimo da quantidade de exossomas liberados pelo hipotálamo, relógio imunológico e redução das sirtuínas.
OBS: exossomas sao pequenas vesículas de citoplasma que contem organelas de uma celula e sao passadas para outra.
O que são sirtuínas e qual é sua importância biológica?
Sirtuínas são proteínas que realizam a desacetilação das histonas, deixando o DNA mais enovelado e protegido. Isso é importante, pois protege o DNA contra danos.
Relacione o telômero com a resposta ao dano do DNA e o envelhecimento?
O comprimento do telômero se reduz a cada divisão celular. Nesse sentido, quando o telômero atinge o comprimento crítico ele se torna incapaz de ligar a proteínas que os encapam e protegem contra danos. Quando esse telômero é exposto, é ativada uma via de reparo ao dano de DNA, o que induz a senescência na célula e a morte por apoptose, pelo acúmulo de p21 e p16. Isso é uma das causas do envelhecimento.
OBS: alguns fatores como obesidade, inflamação crônica, disfunçaõ mitocondrial e autofagia prejudicada podem acumular dano no DNA telomérico.
Existem algumas doeças relacionadas ao envelhecimento prematuro, como a Progenia e a Síndrome de Werner. Caracterize-as.
A progenia é uma doença que acomete crianças e consiste em um defeito no gene LMNA, responsável por expressar a laminina A. A laminina A é uma proteína que compõe o envelope nuclear, de modo que sua ausência afeta a RNA polimerase II e enzimas de reparo do DNA.
Por sua vez, a Síndrome de Werner acomete adultos na 3ª década de vida. Ela consiste em uma mutação na helicase (enzima que atua no reparo do DNA). Isso ocasiona uma instabilidade no DNA, o encurtamento do telômero e término precoce da transcrição de DNA em RNA.
O que é a teoria do antagonismo pleotrópico?
É uma teoria do envelhecimento que relaciona os múltipos efeitos de um gene na apoptose e na senescência. Um exemplo disso, é a proteína p53, que ao induzir a apoptose quando acumulada, é agente do envelhecimento. Assim, uma forma de evitar o envelhecimento seria inibir a ação da p53, mas isso também aumentaria as chances de desenvolver o câncer.
O que são as SASPs e qual é o seu papel na inflamação?
As SASPs são células senescentes com perfil secretor e secretam citocinas, quimiocinas, fatores de crescimento e proteases que alteram a matriz extracelular. Essas alterações são capazes de induzir uma resposta ao dano de DNA, gerando senescência e inflamação, do mesmo modo que essa resposta ao dano no DNA também induz a formação de SASPs.
O que são as apolipoproteínas? Fale sobre elas.
São proteínas produzidas pelo fígado, rins, baço e por células do sistema nervoso (astrocitos e micróglia). Elas são as principais carreadoras de lipídeos do sistema nervoso. Possui duas formas principais: ApoE2 (fator protetivo) e ApoE4 (é uma forma anormal da proteína, é um fator de risco para DA e ateroesclerose. Além de acelerar a redução dos telômeros e gerar dificuldade no reparo do neurônio).
O que é sarcopenia?
Cite seu tratamento.
É a perda de massa muscular, associada à perda de força e de desempenho muscular. É um processo fisiológico que decorre da velhice, pois ocorre perda das células satélites, que geraria a renovação das fibras musculares. Entretanto, existem fatores que podem intensificar esse processo, como uma dieta desregulada com muitos lipídeos e baixo teor de proteínas, o que leva à infiltração de gorduras no músculo, alem de uso de hormônios e falta de exercícios físicos ao longo da vida.
Tratamento: exercícios físicos de resistência, reposição hormonal e dieta nutritiva.