Inflamação Crônica Flashcards
A inflamação crônica ocorre por algumas razões. Cite-as.
Manutenção do agente agressor, podendo ser por lesão persistente (ateroesclerose, …), infecção persistente (hepatites, tuberculose, hanseniase, …), agente tóxico (poluição, tabagismo, …) e autoimunidade (lupus, artrite reumatoide, …).
Quais são as duas principais células envolvidas?
Macrófagos e linfócitos.
Cite características da inflamação crônica.
Destruição tecidual (modificação da MEC), infiltrado de células mononucleares (sendo o macrófago e o linfócito as células principais) e reparo tecidual (com angiogênese e fibrose).
Qual papel do macrófago na inflamação crônica?
Os macrófagos envolvidos são, sobretudo, de perfil M2, ativados pela via alternativa, sendo, portanto, macrófagos de reparo tecidual. Eles secretam fatores de crescimento (TGF-b), citocinas fibrogênicas e fatores de angiogênese, sendo responsáveis, a longo prazo, pela fibrose.
Além disso, são células apresentadoras de antígenos, interagindo constantemente com os linfócitos, de modo que abastecem a inflamação crônica.
Quais são os 2 tipos de reação inflamatória crônica?
Granulomatosa (que pode ser do tipo corpo estranho ou imunogênica) e Simples/Não Granulomatosa.
O que é um granuloma?
É uma estrutura nodular de tecido inflamatório dinâmico, composta por células epitelioides circundadas por um colar de leucócitos mononucleares.
O que são as células epitelioides?
São macrófagos modificados que perderam a atividade fagocítica, e tendem a se organizar de maneira concêntrica ao redor do agente agressor, com disposição em paliçada.
Explique o que é uma reação Granulomatosa, diferenciando seus dois tipos.
É uma reação que há a formação de granulomas. Possui a presença de algumas células que não estão presentes na Simples, como células epitelioides e os gigantócitos.
Pode ser de dois tipos:
Granulomatosa de Corpo estranho: possui células multinucleares do tipo corpo estranho. Granulomas menos desenvolvidos, que tentam degradar partículas de mais difícil digestão, como fio de sutura, vidro, partículas de talco, … Curam-se por fibrose.
Granulomatosa do tipo Imunogênica: possui células multinucleares do tipo células de Langhans. Agentes inflamatórios imunológicos particulados ou insolúveis. Provocada por uma resposta imune celular (linfócitos T CD4). Ex: tuberculose, hanseníase, Doença de Crohn, esquistossomose, …
Explique a reação Não granulomatosa/Simples.
Não há formação de granulomas.
É uma reação difusa, se estabelece nos tecidos de maneira expansiva.
Infiltrado inflamatório crônico e fibrose.
Ex: miocardite na doença de chagas, tiroidite de Hashimoto, cirrose, …
Diferencie Granuloma, de Abscesso, de Tecido granulomatoso.
Granuloma = organização de células em uma resposta inflamatória crônica.
Abscesso = é uma massa circunscrita por tecido conjuntivo com restos de tecido morto, neutrófilos mortos e bactérias mortas (pus), que não foi drenado. Resultado de uma resposta inflamatória aguda local.
Tecido de granulação = tecido de reparo por cicatrização que dá origem a uma cicatriz.
O que são gigantócitos?
São células formadas pela união/fusão de macrófagos, sendo, portanto, multinucleadas. Possuem função de fagocitose e liberação de citocinas