Lei 8.112/1990 Aspectos Preliminares e Campo de Abrangência Flashcards
O Regime Jurídico Único para os servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional consta na Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Trata-se de uma Lei ————————— e, portanto, aplica-se exclusivamente à União. Dessa forma, os estados e municípios devem possuir leis próprias estabelecendo o regramento para os seus servidores públicos.
Federal .
Obs: A Lei 8.112 não trata da responsabilidade Civil do Estado, mas apenas dos servidores públicos.
As regras da Lei 8.112/1990 só alcançam os órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações públicas, não se aplicando às empresas públicas e às sociedades de economia mista, cujos empregados públicos submetem-se às regras da ———-
CLT.
A Lei 8.112/1990 é o Estatuto dos servidores públicos, em sentido estrito. São os chamados servidores ————-, justamente porque sua relação profissional decorre de um vínculo legal, por meio das regras previstas em um “estatuto” que, no caso, é a Lei 8.112/1990. Assim, tal diploma legal costuma ser chamado de Estatuto dos Servidores Públicos da União.
Estatutários
Qual a diferença entre Servidor X Cargo público:
A Lei conceitua SERVIDOR como a pessoa legalmente investida em cargo público;
Por outro lado, CARGO PÚBLICO é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Ademais, os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão .
Os cargos públicos podem ser de provimento efetivo, quando dependerão de prévia aprovação em concurso público, e de provimento em —————, situação em que serão de livre nomeação e exoneração pela autoridade competente.
Comissão
A Lei 8.112/1990 estabelece os seguintes requisitos básicos para a investidura em cargo público :
Outros requisitos para o provimento podem ser justificados pelas atribuições do cargo e estabelecidos em lei. As restrições em concursos públicos só podem ser estabelecidas por meio de ———-, como por exemplo, requisitos de idade, altura mínima, ou a exigência de exames psicotécnicos.
Lei
A norma que estabelece a condição de ser Brasileiro para provimento de cargo público,tem eficácia absoluta .
Verdadeiro ou falso?
Falso. .Um dos requisitos para ingresso nos cargos públicos é ter nacionalidade brasileira, mas, atualmente, a redação do inciso I do art. 37 da CF permite também o ingresso de estrangeiros, na forma da lei. Trata-se, portanto, de norma de eficácia LIMITADA, uma vez que a lei deverá dispor sobre as situações em que o estrangeiro poderá ingressar.
As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, obedecendo as normas e procedimentos do próprio Estatuto dos Servidores.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A lei 8.112/1990 também assegura às pessoas portadoras de deficiência o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Com efeito, devem ser reservadas até ———- das vagas oferecidas no concurso para pessoas portadoras de necessidades especiais.
20%
A investidura em cargo público ocorrerá com a nomeação.
Verdadeiro ou falso?
Falso. A investidura em cargo público ocorre com a posse, não com a nomeação. A posse é o ato pelo qual o candidato nomeado assume efetivamente o cargo para o qual foi selecionado. É nesse momento que ele adquire todos os direitos e deveres inerentes ao cargo, passando a integrar efetivamente a administração pública. A nomeação é apenas o ato formal que antecede a posse e oficializa a escolha do candidato para o cargo.
Classificação do provimento :
São Formas de provimento conforme Heli Lopes:
A nomeação é a única forma de provimento originário admitida em nosso ordenamento jurídico, podendo dar-se para provimento de cargo efetivo ou em comissão. Na primeira situação (cargo efetivo), a nomeação dependerá de prévia aprovação em —————— ———de provas ou de provas e títulos. Já quando for para provimento de cargo em comissão, não depende de aprovação em concurso, uma vez que se trata de cargo de livre nomeação ou exoneração.
Concurso público
Por que podemos afirmar que a nomeação é um ato administrativo unilateral ?
A nomeação é um ato administrativo unilateral porque é a manifestação de vontade unicamente da autoridade administrativa competente, já que o candidato nomeado não possui obrigação de ocupar o cargo, mas apenas recebe o direito a formalizar seu vínculo funcional por meio da posse. Não desejando ocupar o cargo, não ocorrerá nenhuma penalidade ao candidato, pois não lhe há obrigação de tomar posse.
A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
Apesar de a Súmula Vinculante mencionar “em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”, a interpretação que costuma ser dada à redação é que são inconstitucionais formas de provimento em cargo distinto ao qual o servidor prestou o concurso público, existindo, porém, algumas ressalvas.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro .
De acordo com o artigo 18 da Lei 8.112/90, é vedada a investidura em cargo público que não integre a carreira na qual o servidor foi anteriormente investido, exceto em caso de aproveitamento de servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. Portanto, a interpretação mencionada na afirmação está em conformidade com a legislação.
A ————— é forma de provimento derivado vertical existente nos cargos organizados em carreiras, em que é possível que o servidor ascenda sucessivamente aos cargos de nível mais alto da carreira, por meio dos critérios de antiguidade e merecimento.
Promoção.
A Participação em cursos de formação e aperfeiçoamento são —————— para promoção.
Requisitos
A readaptação é forma de provimento derivado constante no art. 24 da Lei 8.112/90, representando a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. A readaptação deve ser efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de —————. Com efeito, o servidor tem direito à readaptação ainda que não exista cargo vago, hipótese em que exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga .
Porém, se o servidor público for julgado incapaz, ou seja, quando sofrer uma limitação permanente em que não poderá ser readaptado, ele será aposentado .
Vencimentos
A reversão é forma de provimento derivado, constante no art. 25 da Lei 8.112/1990, consistindo no retorno à atividade de servidor aposentado. Existem duas modalidades de reversão no Estatuto dos Servidores da União:
a) reversão de ofício: quando junta médica oficial declarar que deixaram de existir os motivos que levaram à aposentadoria por invalidez permanente;
b) reversão a pedido: aplicável ao servidor estável que se aposentou voluntariamente e, após isso, solicitou a reversão de sua aposentadoria.
No caso da reversão de ofício, trata-se de situação vinculada para o servidor e para a Administração, pois inexistindo as causas da aposentadoria por invalidez deverá ele retornar à ativa. Com efeito, independe, para fins de reversão de ofício, se o servidor era estável ou o cargo está ocupado ou não. Caso o cargo já esteja provido (ocupado), o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Nesse caso, o servidor que retorna atuará como excedente, aguardando a ocorrência de uma vaga para ser efetivamente realocado em suas funções. Ele continuará recebendo remuneração e benefícios correspondentes ao cargo, porém, poderá ser designado para realizar outras atividades enquanto aguarda uma vaga se tornar disponível.
Na reversão a pedido, denominada pela Lei 8.112/1990 de reversão “no interesse da administração”, o servidor que se aposentou voluntariamente faz o pedido para retornar à ativa. Com efeito, a reversão a pedido depende dos seguintes requisitos :
A aposentadoria compulsória deve ocorrer aos ——— anos, ao passo que a idade limite para a reversão ocorre aos ————- anos.
75;
70.
O aproveitamento é forma de provimento derivado com previsão expressa na Constituição Federal e na Lei 8.112/1990. Nesse sentido, dispõe o art. 41, §3o, da Constituição Federal que, uma vez extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável que o ocupava ficará em disponibilidade, com remuneração ——————ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Proporcional