Lei 6015 - RCPN Flashcards
Não será registrado no Registro Civil de Pessoas Naturais: ____________________ (nascimentos / casamentos / interdições / óbitos / bens de família).
Não será registrado no Registro Civil de Pessoas Naturais: BENS DE FAMÍLIA.
Será registrado no RCPN: (8)
NONA CEIA NASCIMENTOS OBITOS NACIONALIDADE (opção de nacionalidade) AUSENCIA (sentença declaratória de ausência) CASAMENTO EMANCIPACAO INTERDICAO ADOCAO (sentença que deferir legitimação)
I - os nascimentos; II - os casamentos; III - os óbitos; IV - as emancipações; V - as interdições; VI - as sentenças declaratórias de ausência; VII - as opções de nacionalidade; VIII - as sentenças que deferirem a legitimação adotiva.
O filho de brasileiro ou brasileira, nascido no estrangeiro, e cujos pais não estejam ali a serviço do Brasil, desde que registrado em consulado brasileiro ou não registrado, venha a residir no território nacional antes de atingir a maioridade, poderá requerer, no juízo de seu domicílio, se registre, no livro “_________ (A / B / C / D / E)” do 1º Ofício do Registro Civil, o termo de nascimento.
O filho de brasileiro ou brasileira, nascido no estrangeiro, e cujos pais não estejam ali a serviço do Brasil, desde que registrado em consulado brasileiro ou não registrado, venha a residir no território nacional antes de atingir a maioridade, poderá requerer, no juízo de seu domicílio, se registre, no livro “E” do 1º Ofício do Registro Civil, o termo de nascimento.
Dentro do prazo de __________ (3 / 4 / 5) anos, depois de atingida a maioridade pelo interessado nascido no estrangeiro, filho de pai ou mãe brasileiro, deverá ele manifestar a sua opção pela nacionalidade brasileira perante ________________ (a polícia federal / o juízo federal / o Ministério da Justiça). Deferido o pedido, proceder-se-á ao registro no livro “E” do Cartório do 1º Ofício do domicílio do optante
Dentro do prazo de 4 QUATRO anos, depois de atingida a maioridade pelo interessado nascido no estrangeiro, filho de pai ou mãe brasileiro, deverá ele manifestar a sua opção pela nacionalidade brasileira perante O JUÍZO FEDERAL. Deferido o pedido, proceder-se-á ao registro no livro “E” do Cartório do 1º Ofício do domicílio do optante
Sobre os atos praticados no Registro Civil, é correto afirmar que todos os livros de registro serão divididos em __________ (duas / três) partes.
a) sendo na da esquerda lançado o número de ordem e o assento, ficando na da direita espaço para as notas, averbações e retificações.
b) sendo na da esquerda lançado o número de ordem e na central o assento, ficando na da direita espaço para as notas, averbações e retificações.
Sobre os atos praticados no Registro Civil, é correto afirmar que todos os livros de registro serão divididos em TRÊS partes.
sendo na da esquerda lançado o número de ordem e na central o assento, ficando na da direita espaço para as notas, averbações e retificações.
Sobre os atos praticados no Registro Civil, é correto afirmar que _____________ (não permitem ressalvas, erros, adições ou emendas e, caso aconteçam, os atos deverão ser completamente inutilizados e feitos novamente / no fim de cada assento e antes da subscrição e das assinaturas, serão ressalvadas as emendas, entrelinhas ou outras circunstâncias que puderem ocasionar dúvidas.)
Sobre os atos praticados no Registro Civil, é correto afirmar que NO FIM DE CADA ASSENTO E ANTES DA SUBSCRIÇÃO E DAS ASSINATURAS, SERÃO RESSALVADAS AS EMENDAS, ENTRELINHAS OU OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PUDEREM OCASIONAR DÚVIDAS.
Sobre os atos praticados no Registro Civil, é correto afirmar que cada Ofício terá como Livros principais obrigatórios: “A” _________ (nascimento / casamentos / óbitos / proclamas), “B” ___________ (nascimentos / casamento / proclamas / óbitos), “B Auxiliar” (Casamento religioso para efeitos civis / natimortos); “C” _________ (óbitos / nascimentos / casamentos), “C Auxiliar” __________ (natimortos / casamento religioso para efeitos civils), “D” _______ (demais atos relativos ao estado civil / proclamas).
Sobre os atos praticados no Registro Civil, é correto afirmar que cada Ofício terá como Livros principais obrigatórios: “A” NASCIMENTOS, “B” CASAMENTOS, “B Auxiliar” CASAMENTO RELIGIOSO PARA EFEITOS CIVIS; “C” ÓBITOS, “C Auxiliar” (NATIMORTO), “D” PROCLAMAS
Lembrar que ainda tem o E para demais atos.
V ou F - Sobre os atos praticados no Registro Civil, é correto afirmar quando o declarante não souber ou estiver impedido de assinar, outro assinará a rogo, devendo o ato, nesta hipótese, ser assistido e assinado por duas testemunhas maiores e capazes.
VERDADEIRO. EM CASO DE ANALFABETO O estado de pobreza será comprovado por declaração do próprio interessado ou a rogo, tratando-se de analfabeto, neste caso, acompanhada da assinatura de duas testemunhas.
Art. 221, § 1 Serão registrados os contratos e termos mencionados no inciso V do caput assinados a rogo com a impressão dactiloscópica do beneficiário, quando este for analfabeto ou não puder assinar, acompanhados da assinatura de 2 (duas) testemunhas.
(As custas com o arquivamento das procurações ficarão a cargo dos interessados / Não haverá cobrança de emolumentos ou custas para o arquivamento das procurações)
As custas com o arquivamento das procurações ficarão a cargo dos interessados.
Antes da assinatura dos assentos, serão estes lidos ___________ (às partes / às partes e às testemunhas / às testemunhas), do que se fará menção.
Art. 38. Antes da assinatura dos assentos, serão estes lidos ÀS PARTES E ÀS TESTEMUNHAS, do que se fará menção.
V OU F - Tendo havido omissão ou erro de modo que seja necessário fazer adição ou emenda, estas serão feitas antes da assinatura ou ainda em seguida, mas antes de outro assento, sendo a ressalva novamente por todos assinada.
VERDADEIRO
A testemunha para os assentos de registro civil deve satisfazer às condições exigidas pela lei civil, sendo admitido o parente, _____________ (até terceiro grau / até quarto grau / em qualquer grau), do registrado.
A testemunha para os assentos de registro civil deve satisfazer às condições exigidas pela lei civil, sendo admitido o parente, EM QUALQUER GRAU, do registrado.
Os oficiais do registro civil remeterão à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dentro dos primeiros oito dias dos meses de ______, ________, ________ e __________ de cada ano, um mapa dos nascimentos, casamentos e óbitos ocorridos no trimestre anterior.
Os oficiais do registro civil remeterão à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dentro dos primeiros oito dias dos meses de JANEIRO, ABRIL, JULHO e OUTUBRO de cada ano, um mapa dos nascimentos, casamentos e óbitos ocorridos no trimestre anterior.
Os oficiais que, no prazo legal, não remeterem os mapas, incorrerão na multa de ________ a _________ salários mínimos da região, que será cobrada como dívida ativa da União, sem prejuízo da ação penal que no caso couber.
Os oficiais que, no prazo legal, não remeterem os mapas, incorrerão na multa de UM a CINCO salários mínimos da região, que será cobrada como dívida ativa da União, sem prejuízo da ação penal que no caso couber.
Todo nascimento que ocorrer no território nacional deverá ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residência dos pais, dentro do prazo de ___________ dias, que será ampliado em até ______ meses para os lugares distantes mais de _______ quilômetros da sede do cartório.
Todo nascimento que ocorrer no território nacional deverá ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residência dos pais, dentro do prazo de QUINZE dias, que será ampliado em até TRÊS meses para os lugares distantes mais de TRINTA quilômetros da sede do cartório.
V ou F - O prazo para registro do nascimento dos índios terá o prazo em dobro da regra geral.
FALSO. Os índios, enquanto não integrados, não estão obrigados a inscrição do nascimento. Este poderá ser feito em livro próprio do órgão federal de assistência aos índios.
V ou F - O registro de nascimento deverá ser efetivado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residência dos pais, sendo obrigados a fazer a declaração de nascimento, dentre outros, o pai ou a mãe, isoladamente ou em conjunto.
VERDADEIRO
Os menores de _________ (dezoito / vinte e um) anos e maiores de ________ (dezesseis / dezoito) anos poderão, pessoalmente e isentos de multa, requerer o registro de seu nascimento.
Os menores de DEZOITO (18) anos e maiores de DEZESSEIS (16) anos poderão, pessoalmente e isentos de multa, requerer o registro de seu nascimento.
V OU F - O prenome será definitivo, admitindo-se, todavia, a sua substituição por apelidos públicos notórios.
VERDADEIRO.
O interessado, ________________ (no primeiro ano / nos dois primeiros anos) após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, ________ (desde que não prejudique os apelidos de família / inclusive os apelidos de família), _______________ (registrando-se / averbando-se) a alteração que será publicada pela imprensa.
O interessado, NO PRIMEIRO ANO após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, DESDE QUE NÃO PREJUDIQUE OS APELIDOS DE FAMÍLIA, AVERBANDO-SE a alteração que será publicada pela imprensa.
V ou F - A naturalidade poderá ser do Município em que ocorreu o nascimento ou do Município de residência da mãe do registrando na data do nascimento, desde que localizado em território nacional, e a opção caberá ao declarante no ato de registro do nascimento.
verdadeiro.
Na falta ou impedimento de pai ou mãe, o prazo para registro do nascimento será de _________ dias e deverá ser promovido por ______________.
Na falta ou impedimento de pai ou mão, o prazo para registro do nascimento será de 60 DIAS (15 + 45) dias e deverá ser promovido pelo PAI OU MÃE EXISTENTE, E NA AUSENCIA DE AMBOS DE PARENTE MAIS PRÓXIMO, SENDO MAIOR E ACHANDO-SE PRESENTE.
NA FALTA DE PARENTE PRÓXIMO, O DIRETOR DE HOSPITAL OU MÉDICOS E PARTEIRAS QUE TIVEREM ASSISTIDO AO PARTO.
O oficial de registro civil comunicará o registro de nascimento ao ______________ (Ministério da Economia / Ministério da Justiça) e ao ________ (INSS / IcmBio) pelo Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) ou por outro meio que venha a substituí-lo.
O oficial de registro civil comunicará o registro de nascimento ao MINISTÉRIO DA ECONOMIA e ao INSS pelo Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) ou por outro meio que venha a substituí-lo.
Criança nascida morta, o registro deverá ser feito no livro ____ (A / B / B auxiliar / C / C auxiliar / D)
Criança nascida morta, o registro deverá ser feito no livro C AUXILIAR.
No caso de a criança morrer na ocasião do parto, tendo, entretanto, respirado, _____________ (será feito o registro no livro C Auxiliar / serão feitos os dois assentos, o de nascimento e o de óbito, com os elementos cabíveis e com remissões recíprocas).
No caso de a criança morrer na ocasião do parto, tendo, entretanto, respirado, SERÃO FEITOS OS DOIS ASSENTOS, O DE NASCIMENTO E O DE ÓBITO, COM OS ELEMENTOS CABÍVEIS E COM REMISSÕES RECÍPROCAS.
Havendo divergência parcial ou total entre o nome do recém-nascido constante da declaração e o escolhido em manifestação perante o registrador no momento do registro de nascimento, deverá o registrador______________ (cancelar o procedimento exigindo a retificação na Declaração de Nascido Vivo / registrar o nascimento prevalecendo o nome escolhido perante o registrador)
divergência parcial ou total entre o nome do recém-nascido constante da declaração e o escolhido em manifestação perante o registrador no momento do registro de nascimento deverá o registrador REGISTRAR O NASCIMENTO PREVALECENDO O NOME ESCOLHIDO PERANTE O REGISTRADOR
Nos nascimentos frutos de partos sem assistência de profissionais da saúde ou parteiras tradicionais, a Declaração de Nascido Vivo será emitida ________________ (pela secretaria Municipal de Saúde do local do nascimento / pelos Oficiais de Registro Civil que lavrarem o registro de nascimento, sempre que haja demanda das Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde para que realizem tais emissões).
Nos nascimentos frutos de partos sem assistência de profissionais da saúde ou parteiras tradicionais, a Declaração de Nascido Vivo será emitida PELOS OFICIAIS DE REGISTRO CIVIL QUE LAVRAREM O REGISTRO DE NASCIMENTO, SEMPRE QUE HAJA DEMANDA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS OU MUNICIPAIS DE SAÚDE PARA QUE REALIZEM TAIS EMISSÕES.