Introdução Flashcards
Quais são os componentes principais do Trato Gastrointestinal (TGI)?
O TGI é composto por esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno, íleo), intestino grosso (ceco, cólons ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto e canal anal, auxiliado pelas glândulas anexas como as salivares, pâncreas, fígado e vias biliares.
Como é estruturada a parede do Trato Gastrointestinal?
A parede do TGI é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular (com subcamadas interna circular e externa longitudinal) e serosa, de dentro para fora.
Quais são as funções da camada mucosa do TGI?
A camada mucosa do TGI promove uma barreira seletivamente permeável, facilita o transporte e a digestão dos alimentos, favorece a absorção dos produtos da digestão e produz hormônios e secreções para regular o sistema digestório.
O que são e onde estão localizados os Plexos de Meissner e Auerbach no TGI?
O Plexo de Meissner, localizado na submucosa, controla principalmente as secreções gastrointestinais e o fluxo sanguíneo local. O Plexo de Auerbach, situado entre as subcamadas muscular interna e externa, regula os movimentos peristálticos do TGI.
Qual é a função da camada muscular do Trato Gastrointestinal?
A camada muscular do TGI, composta por células musculares lisas em espiral, realiza os movimentos que promovem a mistura do bolo alimentar com os sucos digestivos e impulsiona o bolo alimentar pelo tubo digestório.
O que compõe a camada serosa do TGI e como é denominada na cavidade abdominal?
A camada serosa é formada por tecido conjuntivo frouxo revestido por mesotélio. Na cavidade abdominal, é denominada de peritônio, que pode ser visceral ou parietal.
quais são as principais artérias que irrigam o TGI com suas porções
qual é arteria e seus ramos responsáveis por irrigar o intestino anterioir
qual é o marco anatômico que vai separar o intestino anterioir ao intestino medio
ampola de vater
como é dividido a irrigação da ampola de vater
ampola de vater é caracterizado por ser um local de transição, onde a arteria pancreaticoduodenal superioir é ramo do tronco celíaco, já a pancreaticaduodenal inferioir é ramo da arteria mesentérica superioir
qual é arteria e seus principais ramons que irrigam o intestino médio
qual é arteria e seus principais ramons que irrigam o intestino posterior
antes do sangue chegar a circulação sistêmica ele passará pelo……….
pelo figado, por meio do sistema porta,
como é formato o sistema porta
veia esplênica + mesentérica superior, com a mesentérica inferioir sendo uma veia que soma a mesentérica superior
quais são as 3 porções da faringe
nasofaringe
orofaringe
hipofaringe
qual é o principal músculo da faringe, como estão as fibras e qual é a direção do bolo alimentar
o principal musculo é o músculo constritor, esse musculo possui fibras dispostas em varias direções.
os movimentos coordenados movimenta o bolo alimentar do crânio pro caudal
quais são os músculos que dão sustentaçãsustentação a faringe
o músculo estilofaríngeo
m. salpinofaríngeo
m. palatofaríngeo
por qual nervo a região superioir do musculo contritor vai ser inervada
pelo glossofaringeo, 9 par
por qual nervo a região media do musculo contritor vai ser inervada
pelo glossofaringeo e pelo vago
por qual nervo a região inferioir do musculo contritor vai ser inervada
pelo nervo vago 10 par craniano
qual é o principal nervo responsável pela Inervação da musculatura acessória da faringe
o principal é o glossofaríngeo, 9 par craniano
quais são as artérias que vão irrigar a faringe
Artéria Faríngea Ascendente: é o principal vaso sanguíneo responsável pela irrigação da faringe. Origina-se da artéria carótida externa e ascende ao longo da parede faríngea, emitindo ramos para as partes nasofaríngea, orofaríngea e laringofaríngea.
Ramos da Artéria Carótida Externa: Além da artéria faríngea ascendente, outros ramos da carótida externa contribuem para a irrigação faríngea, incluindo as artérias palatinas ascendentes, que suprem a parte superior da faringe.
Artérias Palatinas Menores: Estas são ramos da artéria maxilar. Contribuem para a irrigação da parte superior da faringe, especialmente a orofaringe.
Ramos da Artéria Lingual: Embora sua contribuição seja mais significativa para a língua, ramos da artéria lingual também podem fornecer sangue para a parte inferior da faringe.Ramos das
Artérias Maxilares: As artérias maxilares, por meio de seus ramos, como as artérias palatinas maiores, também podem contribuir para a irrigação da faringe.
quais são as principais veias que vão drenar a faringe
Veia Faríngea Ascendente: Paralela à artéria faríngea ascendente, esta veia é uma das principais responsáveis pela drenagem venosa da faringe. Ela coleta sangue das partes nasofaríngea, orofaríngea e laringofaríngea, drenando-o para veias maiores, como a veia jugular interna.
Plexo Faringeo Venoso: Este plexo envolve a faringe e coleta o sangue venoso da região para drená-lo em veias maiores. Este plexo está conectado com as veias faríngeas ascendentes e com o sistema venoso da base do crânio.
Veias Palatinas: As veias palatinas drenam partes da faringe e frequentemente desembocam no plexo faríngeo venoso ou diretamente nas veias faríngeas ascendentes.Veias Linguais: Embora primariamente associadas à língua, ramos venosos da veia lingual podem participar da drenagem venosa da parte inferior da faringe, especialmente na região da orofaringe
.Veias Jugulares: As veias jugulares internas e externas desempenham um papel crucial na drenagem venosa da cabeça e do pescoço, incluindo a faringe. O sangue coletado pelo plexo faríngeo venoso e veias associadas eventualmente flui para essas veias jugulares.
como é feito a drenagem linfática da farínge
Nasofaringe
Linfonodos Retrofaríngeos: Situados posteriormente à faringe, estes linfonodos recebem linfa da nasofaringe.Linfonodos Faringeos Laterais:
Também conhecidos como linfonodos jugulodigástricos, que estão localizados ao longo da veia jugular interna e recebem linfa principalmente da nasofaringe e, em menor grau, da orofaringe.
Orofaringe e Laringofaringe
Linfonodos Jugulodigástricos: Recebem linfa principalmente da orofaringe e da laringofaringe. Estão envolvidos na drenagem linfática de estruturas como a amígdala palatina e a base da língua.Linfonodos Jugulares Internos: Uma cadeia de linfonodos ao longo da veia jugular interna, que recebe linfa de várias partes da faringe.
Drenagem Geral
A linfa coletada por estes linfonodos é eventualmente direcionada para os linfonodos cervicais profundos, que drenam para os troncos linfáticos jugulares, os quais, por sua vez, desembocam no ducto linfático direito ou no ducto torácico, dependendo do lado do corpo em que se encontram.
Esses ductos são responsáveis por retornar a linfa ao sistema venoso no ângulo venoso jugulo-subclávio, fechando o ciclo da circulação linfática.