Inspeção 4 Flashcards

Leite + IN 76 + IN 77

1
Q

V ou F: Os queijos de massa semicozida poderão ser considerados como de cura rápida ou longa.

A

Verdadeiro.

Os queijos de massa crua poderão ser comercializados sem cura (queijo minas frescal) ou curado por bactérias (meia-cura) ou por fungos (ex: gorgonzola). Já os queijos de massa semicozida poderão ser considerados como de cura rápida (ex: gouda 1-2 meses) ou longa (cheddar 3 meses ou mais). Já entre os queijos de massa cozidas, podemos destacar a muçarela”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

V ou F: A formação de compostos sulfidrílicos, originados dos aminoácidos sulfurados das proteínas, é uma das desvantagens do processo de pasteurização, uma vez que altera o sabor do leite para um sabor de “cozido”.

A

Verdadeiro.

No entanto, esse processo tem algumas desvantagens, como insolubilização parcial de sais de cálcio, a inativação parcial de algumas vitaminas e algumas enzimas e a parcial caramelização da lactose, bem como a formação de compostos sulfidrílicos, originados dos aminoácidos sulfurados das proteínas, alterando o sabor do leite (sabor de cozido)”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

V ou F: A composição rica de glicerídeos na matéria-prima para produção de manteiga pode provocar uma manteiga com aspecto arenoso.

A

Falso.

Alguns defeitos de fabricação da manteiga são: casca com coloração amarela intensa (embalagem permeável a vapor d`água), pontos coloridos (bactérias, bolores e leveduras), marmorização - zonas brancas e amarelas (mal malaxagem ou mistura), má distribuição de água (malaxagem insuficiente ou embalagem tardia), manteiga arenosa (cristalização, moléculas instáveis, cremes muito gordos, pasteurizados demasiadamente e temperaturas maior que 20°C durante a pré-armazenagem) e manteigas duras (composição rica em glicerídeos de elevado ponto de fusão e solidificação da matéria gorda devido a tratamentos inadequados e nas condições pós-endurecimento da manteiga)”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

V ou F: Caso, no leite fermentado, seja mencionado o uso de bifidobactérias, a contagem será de no mínimo 10³ UFC de bifidobactérias.

A

Falso.

No caso em que se mencione o uso de bifidobactérias, a contagem será de no mínimo 10 a 6 UFC de bifidobactérias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

V ou F: A parcial caramelização da lactose é um dos objetivos e vantagens da pasteurização do leite.

A

Falso.
A parcial caramelização da lactose é uma das DESVANTAGENS!

Esse processo tem algumas desvantagens, como insolubilização parcial de sais de cálcio, a inativação parcial de algumas vitaminas e algumas enzimas e a parcial caramelização da lactose, bem como a formação de compostos sulfidrílicos, originados dos aminoácidos sulfurados das proteínas, alterando o sabor do leite (sabor de cozido)”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

V ou F: O gel de coalhada formado na produção do leite é muito instável e por isso ocorre a saída do soro quando o coágulo é quebrado.

A

Falso.

O gel de coalhada formado é bastante estável, mas apresenta sinérese (saída do soro) quando o coágulo é cortado ou quebrado. Pelo controle da sinérese, deve-se controlar o conteúdo de umidade da massa do queijo e também o grau e a extensão da maturação e a estabilidade do queijo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

V ou F: A caramelização ocorre pela degradação de açúcares em ausência de aminoácidos ou proteínas e pode ocorrer tanto em meio ácido quanto em meio básico.

A

Verdadeiro.

A caramelização é um tipo de “escurecimento não enzimático”, e não deve ser confundida com a reação de Maillard. Ocorre pela degradação de açúcares em AUSÊNCIA de aminoácidos ou proteínas e pode ocorrer tanto em meio ácido quanto em meio básico. Envolve temperaturas elevadas acima de 120°C e tem como produtos finais compostos escuros de composição química complexa. Envolve várias reações: hidrólise, degradação, eliminação e condensação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

V ou F: O teste de pesquisa de neutralizantes, reconstituintes e inibidores devem ser realizados pelo estabelecimento no momento da recepção do leite cru refrigerado a fim de produzir o leite pasteurizado.

A

Verdadeiro.

No momento da recepção do leite cru refrigerado no laticínio, serão coletadas amostras do leite transportado e realizadas as seguintes análises (provas de plataforma): * temperatura de recebimento do leite no estabelecimento: 7,0°C, admitindo-se, excepcionalmente, o recebimento até 9,0°C; * teste do álcool/alizarol 72% (estável); * acidez titulável: 14g a 18g de ácido lático/mL; * índice crioscópico: -0,512°C a -0,536°C; * densidade relativa a 15°C: 1,028g/mL a 1,034g/mL; * teor de gordura: mínimo de 3%; * pesquisa de peroxidase e fosfatase alcalina (quando o leite for oriundo de usina ou fábrica, as duas devem estar presentes); * percentual de sólidos desengordurados: mínimo de 8,4%; * proteínas: mínimo de 2,9g/100g; pesquisa de neutralizantes de acidez e reconstituintes da densidade e inibidores microbianos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

V ou F: Entende-se por leite condensado ou leite condensado com açúcar o produto resultante da desidratação em condições próprias do leite adicionado de açúcar.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

V ou F: As médias geométricas do leite tipo A devem considerar as análises realizadas no período de três meses consecutivos e ininterruptos com no mínimo uma amostra mensal do leite da granja.

A

Falso. Quinzenal!

O leite cru destinado a fabricação de leite tipo A e seus derivados deve apresentar médias geométricas trimestrais de Contagem Padrão em Placas de no máximo 10.000 UFC/mL (dez mil unidades formadoras de colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas de no máximo 400.000 CS/mL (quatrocentas mil células por mililitro). § 1º As médias geométricas devem considerar as análises realizadas no período de três meses consecutivos e ininterruptos com no mínimo uma amostra quinzenal do leite da granja. § 2º Deve ser efetuada a média geométrica entre os resultados do mês, para representar este no cálculo da média geométrica trimestral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

V ou F: IN 77 - O estabelecimento deve fornecer aos laboratórios do MAPA as informações necessárias para a identificação dos produtores, incluindo a localização georreferenciada e a quantificação do volume de leite produzido.

A

Falso.
O estabelecimento deve fornecer aos laboratórios da RBQL as informações necessárias para a identificação dos produtores, incluindo a localização georreferenciada e a quantificação do volume de leite produzido”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

V ou F:
Aceita a adição de lecitina como emulsionante, na proporção de 5g/kg, para a elaboração de leites instantâneos e antiumectantes com utilização restrita ao leite em pó a ser utilizado em máquina automática de venda.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

V ou F:
No momento da recepção do leite cru refrigerado no laticínio, serão coletadas amostras do leite transportado e realizadas algumas análises, como, por exemplo, a temperatura, que deverá ser de 7,0°C, sem exceções.

A

Falso.

Admite-se, excepcionalmente, o recebimento até 9,0°C.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A acidez do iogurte deve estar em torno de 70°D e 72°D e o pH em torno de 4,4 a 4,7.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Na primeira fase da coagulação do leite, ocorre a liberação da enzima coagulante à fração k-caseína, com consequente liberação de uma fração proteica denominada glicolactose.

A

Falso.
GLICOMACROPEPTÍDEO.
O glicomacropéptido é hidrofílico e mantém-se em suspensão na fração do soro de leite enquanto a fração restante da Ƙ-caseína se precipita para formar parte do coalho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Um queijo com 45% de gordura é classificado como gordo.

A

Falso.
De acordo com o conteúdo de matéria gorda no extrato seco, em porcentagem, os queijos classificam-se em:

a) extra gordo ou duplo creme: mínimo- de 60%
b) gordo: 45% a 59,9%
c) semi-gordo: 25% a 44,9%
d) magro: 10 a 24,9%
e) desnatado: menos de 10% de gordura”.

17
Q

O responsável pelo procedimento de coleta do leite na propriedade rural deve informar ao estabelecimento quando coletar leite que estiver em desacordo com o teste de alizarol.

A

Falso.

DEVE DEIXAR DE COLETAR O LEITE QUE NÃO ATENDA!

18
Q

A pasteurização lenta consiste no aquecimento direto do leite entre 63°C-65°C pelo período de 30 minutos, mantendo-se o leite sob agitação mecânica lenta, em aparelhagem própria.

A

Falso.

INDIRETO.

19
Q

O estabelecimento deve realizar análise individual do leite de todos os produtores para determinação do índice crioscópico, pesquisa de neutralizantes de acidez, reconstituintes de densidade ou do índice crioscópico e substâncias conservadoras, conforme cronograma definido no seu programa de autocontrole.

A

Verdadeiro.

20
Q

O iogurte é um produto lácteo cuja fermentação é realizada com cultivos protossimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. Bulgaricus e Lactobacillus delbruecki subsp. Termophilus.

A

Falso.

Streptococcus salivarius subsp termophilus e Lactobacillus delbruecki subsp bulgaricus

21
Q

A contagem padrão em placas é a contagem de microrganismos - bactérias, leveduras e fungos filamentosos - capazes de formar colônias contáveis em meio de cultura líquida e sob incubação anaeróbica por setenta e duas horas a uma temperatura de trinta graus Celsius.

A

Falso.
“Instrução Normativa 77/2018: Art. 2º Para os fins desta Instrução Normativa, são adotados os seguintes conceitos:

II - contagem padrão em placas: contagem de microrganismos - bactérias, leveduras e fungos filamentosos - capazes de formar colônias contáveis em meio de cultura sólido e sob incubação aeróbica por setenta e duas horas a uma temperatura de trinta graus Celsius, em conformidade plena com o método de referência estabelecido pela Norma Internacional ISO 4833, expressa em unidades formadoras de colônia por mililitro de leite”.

22
Q

As granjas leiteiras devem dispor de dependências de beneficiamento e industrialização em prédios separados da dependência de ordenha, com isolamento e condução do leite da ordenha em circuito fechado.

A

Falso.

NO MESMO PRÉDIO OU CONTÍGUO!

23
Q

O leite, ao ser adicionado ao tanque, deve ser coado e refrigerado à temperatura máxima de __°C, em até __ horas.

A

O leite, ao ser adicionado ao tanque, deve ser coado e refrigerado à temperatura máxima de 4,0°C, em até 3 horas.

24
Q

O leite pasteurizado tipo A deverá ser avaliado, em relação aos parâmetros microbiológicos, quanto à quantificação de Enterobacteriaceae em UFC/mL.

A

Verdadeiro.
Para ter sua expedição autorizada, o leite pasteurizado tipo A integral deverá apresentar valor mínimo de 3% de gordura (0,6% a 2,9% se for semidesnatado e máximo de 0,5% se for desnatado), 14g a 18g ácido lático/mL, estabilidade na prova do alizarol 72%, mínimo de 8,4% de sólidos não gordurosos, índice crioscópico entre -0,512°C a -0,536°C, negativo na prova da fosfatase alcalina e positivo na prova da peroxidase. Em relação aos parâmetros microbiológicos, o parâmetro utilizado é a quantificação deEnterobacteriaceae em UFC/mL.

25
Q

Ricota fresca é o queijo obtido pela precipitação ácida e quente de proteínas do soro do leite, com adição de leite de até 20% do seu volume.

A

Verdadeiro.