DTA Flashcards
V ou F: O isolamento de qualquer espécie de Vibrio a partir de alimentos cozidos indica práticas de higiene inapropriadas, já que o micro-organismo é destruído rapidamente pelo calor.
Verdadeiro.
V ou F: O início dos sintomas botulismo ocorre de 7 a 10 dias após a ingestão das toxinas bacterianas.
Falso.
Cl. botulinum: O início dos sintomas ocorre de 12 a 36 horas após a ingestão das toxinas bacterianas.
V ou F: Os Campylobacter apresentam multiplicação ótima ocorre entre 22 a 26 ºC.
Falso.
Os Campylobacter não se multiplicam em temperaturas abaixo de 30 ºC.
V ou F: As Listeria spp são mais sensíveis ao calor, quando comparadas com a Salmonella, sendo que a pasteurização não é suficiente para destruir o organismo.
Falso.
A Listeria é uma bactéria Gram-positiva que não forma endósporos. É móvel por meio de flagelos e multiplica-se entre 0 e 42 ºC. Portanto, a L. monocytogenes pode multiplicar- -se vagarosamente sob temperaturas de refrigeração, ao contrário da maioria dos outros patógenos de origem alimentar. Elas são menos sensíveis ao calor, quando comparadas com a Salmonella, sendo que a pasteurização é suficiente para destruir o organismo.
V ou F: Os sintomas agudos e complicações crônicas E. coli ETEC incluem diarreia sanguinolenta.
Falso.
A E. coli EPEC que apresenta diarreia sanguinolenta.
V ou F:
Em relação às DTAs, possuem maior importância no grupo etário de menores de 5 anos, em decorrência da elevada mortalidade por vômito nesse grupo, como também nos imunodeprimidos e idosos.
Falso.
Mortalidade por DIARRÉIA.
V ou F:
Os níveis de enzimas nas células mucoides são afetados pela atividade bacteriana, e a deficiência em lactose é um bom indicador de colonização do intestino delgado por bactérias patogênicas.
Verdadeiro.
V ou F:
Atualmente, considera-se possível o risco de infecção pelo consumo de carne bovina que apresente a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), que no homem se apresenta como a síndrome de Creutzfeld-Jacobs, caracterizada como uma encefalopatia degenerativa espongiforme, progressiva e fatal.
Falso.
Cuidado! A DTA oriunda do consumo de carne bovina com o príon é a VARIANTE da síndrome de Creutzfeld-Jacobs, visto que a síndrome propriamente dita é uma alteração espontânea degenerativa dos humanos e não está correlacionada ao consumo de carne de ruminantes infectada com os príons.
V ou F:
Interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal são facilitadas pelo glicocálix, uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos.
Verdadeiro.
“Os tecidos sob as células epiteliais contêm capilares sanguíneos que absorvem monossacarídeos e aminoácidos e capilares linfáticos para absorção de ácidos graxos e glicerol. O intestino delgado é onde ocorre mais de 80% da absorção. Os níveis de enzimas nas células mucoides são afetados pela atividade bacteriana, e a deficiência em lactose é um bom indicador de colonização do intestino delgado por bactérias patogênicas. Interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal são facilitadas pelo glicocálix, uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos”.
V ou F:
Exemplos clássicos do processo de ingestão de toxinas formadas no alimento decorrente da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento são as intoxicações causada por Bacillus cereus (cepa diarreica).
Falso.
A cepa diarreica (emética) está relacionada à toxinfecção.
“Intoxicações – são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento (diferente da toxinfecção, o microrganismo produz essa toxina ainda no alimento). Os mecanismos de ação dessas toxinas em humanos não estão bem esclarecidos. Observações em animais sugerem alterações na permeabilidade vascular e inibição da absorção de água e sódio levando às diarreias. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. Exemplos clássicos deste processo são as intoxicações causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum”.
V ou F:
Micotoxinas são metabolizadas no fígado por um processo chamado de “biotransformação”. Todavia, a biotransformação pode tornar um composto mais tóxico. Por exemplo, aflatoxina B1 é convertida em um epóxido reativo, o qual reage com o DNA nuclear, causando danos que podem levar a câncer de fígado.
Verdadeiro.
V ou F:
As intoxicações são causadas por micro-organismos toxigênicos (que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino.
Falso.
Esse conceito apresentado é de toxinfecção.
Assinale a alternativa incorreta:
A.
Conceitua-se que em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5, como – por exemplo – leite, carnes, pescados e alguns vegetais, observa-se o predomínio de bactérias esporuladas.
B.
Nos alimentos ácidos como frutas e hortaliças, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam bactérias esporuladas, bolores e leveduras.
C.
Conceitua-se que em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5, como – por exemplo – leite, carnes, pescados e alguns vegetais, observa-se o predomínio de bactérias patogênicas aeróbicas e anaeróbias.
D.
Em alimentos muito ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, sucos de frutas e refrigerantes, predominam bactérias lácticas e acéticas, exceto bolores e leveduras.
E.
Exemplos de bactérias esporuladas são o Clostridium botulinum spp e Bacillus cereus.
Letra D
Os bolores e leveduras também podem predominar em alimentos muito ácidos. As demais assertivas encontram-se corretas.
“A sobrevivência e a multiplicação de um agente etiológico nos alimentos dependem de seus mecanismos de defesa e das condições do meio, expressas principalmente pelos níveis de oxigenação, pH e temperatura, variável de acordo com cada alimento. Em geral, conceitua-se que em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5 (Ex.: leite, carnes, pescados e alguns vegetais), observa-se o predomínio de bactérias esporuladas (Ex.: Clostridium spp, Bacillus cereus), bactérias patogênicas aeróbias (Ex.: Salmonella spp) e anaeróbias (Ex.: Clostridium spp). Nos alimentos ácidos como frutas e hortaliças, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam bactérias esporuladas, bolores e leveduras. Em alimentos muito ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, frutas, sucos de frutas e refrigerantes, predominam bactérias lácticas, bactérias acéticas, bolores e leveduras”.
Os vômitos presentes nas intoxicações possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o estômago.
Falso.
Intoxicações – são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento (diferente da toxinfecção, o microrganismo produz essa toxina ainda no alimento). Os mecanismos de ação dessas toxinas em humanos não estão bem esclarecidos. Observações em animais sugerem alterações na permeabilidade vascular e inibição da absorção de água e sódio levando às diarreias. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. Exemplos clássicos deste processo são as intoxicações causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum
As infecções por Vibrio parahaemolyticus são exemplos clássicos de toxinfecções.
Falso.