Inspeção 1 Flashcards

1
Q

Para aprovação de novos métodos de insensibilização a parte interessada deverá apresentar requerimento fundamentado ao Serviço de Inspeção Federal.

A

Falso.
Para aprovação de novos métodos de insensibilização a parte interessada deverá apresentar requerimento fundamentado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal contendo:

I - descrição detalhada do novo método proposto e equipamentos utilizados;

II - indicação das espécies animais em que pretende utilizá-lo;

III - especificação dos critérios para avaliação do método e os requisitos críticos de controle do processo; e

IV - literatura especializada ou trabalho científico avalizado por instituição de pesquisa, pública ou privada, regularizada perante o órgão competente, que comprove a eficácia do método proposto em promover a insensibilização do animal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Os comedouros podem ser fixos ou móveis e devem permitir que 15% (quinze por cento) dos suídeos, ovinos e caprinos e 20% (vinte por cento) dos equídeos, bovinos e búfalos alojados tenham acesso ao alimento simultaneamente.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Contenção: é a aplicação de meios físicos e químicos pelos quais se limita a movimentação do animal.

A

Contenção: é a aplicação de meios FÍSICOS pelos quais se limita a movimentação do animal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Pescado: os anfíbios e os crustáceos abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária oficial.

A

Falso.

Anfíbios e répteis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O período de jejum dos animais não deve exceder o total de vinte e quatro horas ovinos e caprinos.

A

Verdadeiro.
Art. 30. O período de jejum dos animais não deve exceder o total de:

I - vinte e quatro horas para bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos;
II - dezoito horas para suídeos e equídeos; e
III - doze horas para aves.

§2º Os animais que excedam o período máximo de jejum previsto no caput devem ser alimentados em quantidades moderadas e a intervalos adequados, exceto as aves domésticas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

É permitido o deslocamento cervical como método de abate de emergência para aves com menos de três quilos de peso vivo.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As espécies autorizadas nos métodos mecânicos são diferentes para cada método. Sendo na pistola de dardo cativo penetrante: aves, bovídeos, caprinos, coelho, equídeos, ovinos, répteis da família Alligatoridae e suídeos. E na pistola de dardo cativo não penetrante: aves, bovinos, caprinos, coelhos, ovinos, suídeos.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O animal não poderá vir a óbito decorrente do método de insensibilização.

A

Os animais, após insensibilização, devem permanecer inconscientes e insensíveis até a sua morte por choque hipovolêmico consequente da sangria, sendo facultada a morte do animal pelo método de insensibilização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em hipótese alguma será autorizado armazenar substâncias como materiais de higiene e limpeza na área de manipulação de alimentos.

A

Falso.
Salvo quando for necessário para a higiene ou a elaboração, não se deverá utilizar ou armazenar na área de manipulação de alimentos, nenhuma substância que possa contaminá-lo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qualquer pessoa que esteja afetada deve comunicar imediatamente ao Serviço de Inspeção Federal do estabelecimento que está enferma.

A

Falso.

AO SIF NÃO! À DIREÇÃO DO ESTABELECIMENTO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A água recirculada que não recebeu novo tratamento não poderá ser utilizada naquelas condições em que seu emprego não represente risco à saúde nem contamine a matéria prima ou produto acabado.

A

Falso.
água recirculada pode ser novamente utilizada desde que tratada e mantida em condições tais que seu uso não apresente risco para a saúde. O processo de tratamento deverá manter-se sob constante vigilância. Excepcionalmente, água recirculada que não recebeu novo tratamento poderá ser utilizada naquelas condições em que seu emprego não represente risco à saúde nem contamine a matéria prima ou produto acabado.

Para a água recirculada deverá haver um sistema separado de distribuição que possa ser facilmente identificado. Os tratamentos de água recirculada e sua utilização em qualquer processo de elaboração de alimentos, deverão ser aprovados pelo órgão competente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Pessoas portadoras de feridas infectadas, infecções cutâneas, doença de chagas, diarreia, brucelose ou tuberculose não poderão trabalhar, sob nenhum pretexto, em qualquer área de manipulação de alimentos.

A

Falso.

CUIDADO! O BPF não cita BRUCELOSE OU TUBERCULOSE!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Os procedimentos de verificação visam a determinar se os princípios do Sistema APPCC estão sendo cumpridos no plano e/ou se o plano necessita de modificação e reavaliação, bem como comprovar o funcionamento do Sistema APPCC e o atendimento da legislação vigente nos aspectos de formulação, padrões físico-químicos e microbiológicos.

A

Verdadeiro.
11º Passo (Princípio 6) – Estabelecer os procedimentos de verificação: Os procedimentos de verificação visam determinar se os princípios do Sistema APPCC estão sendo cumpridos no plano e/ou se o plano necessita de modificação e reavaliação, bem como comprovar o funcionamento do Sistema APPCC e o atendimento da legislação vigente nos aspectos de formulação, padrões físico-químicos e microbiológicos. A verificação será executada por pessoas da própria empresa, independentes da atividade relacionada com os procedimentos de vigilância, ou por auditores externos, a critério da empresa. A determinação da frequência dos procedimentos de verificação é da responsabilidade do dirigente da empresa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A quinta etapa de implantação do APPCC é marcada pela sequência lógica de aplicação dos princípios de APPCC abordando 12 passos que serão necessários à implantação do APPCC, entre eles, o oitavo passo é estabelecer os limites críticos para cada PCC. Os limites críticos são os valores que separam os produtos aceitáveis dos inaceitáveis.

A

Verdadeiro.
5ª Etapa – Sequência Lógica de Aplicação dos Princípios do APPCC: Nesta etapa estão listados os doze passos que serão necessários à implantação da APPCC. Os passos de 6 a 12 referem-se aos sete princípios básicos do plano.

1º Passo – Reunir a Equipe APPCC, formada nos moldes apresentados na 1ª etapa;
2º Passo – Descrever o produto;
3º Passo – Identificar o uso pretendido e consumidor do produto;
4º Passo – Construir o diagrama operacional;
5º Passo – Verificar, na prática, a adequação do diagrama operacional;
6º Passo – Listar e identificar os perigos, analisar os riscos e considerar as medidas preventivas de controle (Princípio 1);
7º PASSO – IDENTIFICAR OS PCCS E APLICAR A ÁRVORE DECISÓRIA (PRINCÍPIO 2);
8º Passo – Estabelecer os limites críticos para cada PCC (Princípio 3);
9º Passo – Estabelecer o sistema de monitorização para cada PCC (Princípio 4);
10º Passo – Estabelecer as ações corretivas (Princípio 5);
11º Passo – Estabelecer os procedimentos de verificação (Princípio 6);
12º Passo – Providenciar a documentação e estabelecer os procedimentos de registro (Princípio 7).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O Plano APPCC é a avaliação sistemática de todas as etapas envolvidas na produção de um alimento específico, desde a obtenção das matérias-primas até o uso pelo consumidor final, visando estimar a probabilidade da ocorrência dos perigos.

A

Falso.
A assertiva traz a definição de “Análise de Risco”.

De acordo com o item “Definições”, página 29 da Apostila Inspeção Convet 1: “Plano APPCC é o documento escrito que descreve os procedimentos e os compromissos a serem assumidos pela indústria de produtos de origem animal, através do programa de controle de qualidade dinâmico, fundamentado nos princípios do Sistema APPCC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

É permitido o uso de dispositivos produtores de descargas elétricas em áreas ou regiões sensíveis dos bovinos adultos, como cabeça e cauda. Porém, é proibido para equídeos, ovinos e caprinos, qualquer que seja sua idade, ou em bezerros e leitões.

A

Falso.
§2º Excepcionalmente, nos animais que se recusem a se mover, será permitida a utilização de dispositivos produtores de descargas elétricas de forma complementar aos instrumentos rotineiramente utilizados na condução ou desembarque de animais, desde que observados os seguintes critérios:

I - ser aplicados preferencialmente nos membros posteriores, com descargas que não durem mais de um segundo e desde que haja espaço suficiente para que o animal avance ou levante;

II - é proibido o uso do dispositivo em áreas ou regiões sensíveis dos animais, tais como ânus, genitais, cabeça e cauda;

§3º O disposto no §2º não se aplica a equídeos, ovinos e caprinos, qualquer que seja sua idade, ou em bezerros e leitões.

17
Q

A linha de abate de aves domésticas deve:

Ser planejada de modo a assegurar que as aves permaneçam o menor tempo possível
penduradas nos ganchos antes da insensibilização, não podendo exceder o tempo máximo de __ segundos para frangos e galinhas e __ para perus, patos e gansos.

A

Ser planejada de modo a assegurar que as aves permaneçam o menor tempo possível
penduradas nos ganchos antes da insensibilização, não podendo exceder o tempo máximo de 60 segundos para frangos e galinhas e 120 para perus, patos e gansos.

18
Q

Das espécies autorizadas para uso de corrente elétrica em tanque de imersão são aves e pescado.

A

Falso.

Somente AVES.

19
Q

Manejo pré-abate: é o conjunto de operações do embarque na propriedade de origem até a contenção para insensibilização.

A

Verdadeiro.

20
Q

Operações pelas quais se fraciona um alimento independentemente da modificação da composição original é a definição de “Fracionamento de Alimentos”.

A

Falso.

No fracionamento de alimentos, as operações ocorrem SEM MODIFICAR A COMPOSIÇÃO ORIGINAL!

21
Q

As pessoas que manipulem matérias primas ou produtos semielaborados e que apresentem o risco de contaminar o produto acabado, não devem entrar em contato com nenhum produto acabado enquanto não tenham trocado a roupa de proteção usada durante o aludido procedimento e que esteve em contato ou foi manchada com as matérias primas ou produtos semielaborados

A

Verdadeiro.

22
Q

Todo estabelecimento que pretenda obter alimentos aptos para o consumo humano deve atender ao requisitos higiênico-sanitários estabelecidos nas normas de BPF, como a localização dos estabelecimentos, que deverão estar situados obrigatoriamente em zonas isentas de odores indesejáveis, fumaça, poeira e outros contaminantes, e que não estejam expostas a inundações e possuam cinturão verde.

A

Falso.
PREFERIVELMENTE situados em zonas….

Não menciona nada sobre cinturão verde!

23
Q

Não se devem cultivar, produzir, nem extrair alimentos ou crias de animais destinados à alimentação animal, em áreas onde a água utilizada nos diversos processos produtivos possa constituir, por intermédio dos alimentos, risco para saúde do consumidor.

A

Falso.

Alimentação HUMANA.

24
Q

Não será permitido variações das especificações químicas e físico-químicas quanto à composição da água, como exemplo a água salobra.

A

Falso.
O Órgão governamental competente poderá admitir variações das especificações químicas e físico-químicas diferentes das estabelecidas quando a composição da água for uma característica regional e sempre que não se comprometa a inocuidade do produto e a saúde pública.

25
Q

O regulamento de Boas Práticas de Fabricação tem como âmbito de aplicação a toda pessoa necessariamente jurídica que possua pelo menos um estabelecimento no qual se realizem atividades, como por exemplo fracionamento de alimentos destinados ao comércio nacional e internacional.

A

Falso.

As normas de BPF aplicam-se tanto para pessoas JURÍDICAS quanto FÍSICAS.

26
Q

Para aprovação de novos métodos de insensibilização a parte interessada deverá apresentar requerimento fundamentado ao Serviço de Inspeção Federal.

A

Falso.

Ao DIPOA.

27
Q

A descrição da Pistola de dardo cativo não penetrante: Êmbolo retrátil não perfurante que provoque a laceração cerebral e lesão irreversível.

A

Falso.
Êmbolo retrátil NÃO perfurante que provoque a contusão cerebral.

  • Dardo cativo penetrante: Êmbolo retrátil perfurante que provoque a laceração cerebral e lesão irreversível.
28
Q

Os equipamentos de insensibilização mecânica devem possuir compressor de ar inclusivo ou cartucho de pólvora compatível com a espécie e tamanho do animal a ser abatido.

A

EXCLUSIVO.

29
Q

As salas obrigatoriamente deverão estar isentas de vapor, poeira, fumaça e acumulo de água.

A

Falso.

Na medida do possível…

30
Q

A eliminação de terra, restos de alimentos, pó ou outras matérias indesejáveis é a correta definição de __.

A

LIMPEZA.
Limpeza: é a eliminação de terra, restos de alimentos, pó ou outras matérias indesejáveis.

Contaminação: entende-se como a presença de substâncias ou agentes estranhos de origem biológica, química ou física, que se considere como nociva ou não para a saúde humana.

Desinfecção: é a redução, por intermédio de agentes químicos ou métodos físicos adequados, do número de microorganismos no prédio, instalações, maquinaria e utensílios, a um nível que impeça a contaminação do alimento que se elabora.

31
Q

A água recirculada pode ser novamente utilizada desde que tratada e mantida em condições tais que seu uso não apresente risco para a saúde.

A

Verdadeiro.
A água recirculada pode ser novamente utilizada desde que tratada e mantida em condições tais que seu uso não apresente risco para a saúde. O processo de tratamento deverá manter-se sob constante vigilância. Excepcionalmente, água recirculada que não recebeu novo tratamento poderá ser utilizada naquelas condições em que seu emprego não represente risco à saúde nem contamine a matéria prima ou produto acabado.

Para a água recirculada deverá haver um sistema separado de distribuição que possa ser facilmente identificado. Os tratamentos de água recirculada e sua utilização em qualquer processo de elaboração de alimentos, deverão ser aprovados pelo órgão competente.

32
Q

O estabelecimento poderá receber matéria-prima ou ingrediente que contenha parasitas, micro-organismo ou substâncias tóxicas, decompostas ou estranhas desde que possam ser reduzidas a níveis aceitáveis.

A

Verdadeiro.
“O estabelecimento não deve acertar nenhuma matéria prima ou ingrediente que contenha parasitas, micro-organismos ou substâncias tóxicas, decompostas ou estranhas que não possam ser reduzidas a níveis aceitáveis, pelos procedimentos normais de classificação e/ou preparação ou elaboração.”

33
Q

As pessoas que mantêm contato com os alimentos durante seu trabalho devem submeter-se aos exames médicos por intermédio do Ministério do Trabalho ou do Sindicato antes do seu ingresso e, depois, de forma mensal.

A

Falso.
Submeter-se aos exames por intermédio dos ÓRGÃOS COMPETENTES DE SAÚDE, antes do ingresso, e depois, de forma PERIÓDICA! O BPF não cita o prazo específico!

34
Q

Qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto que permita controle de perigos é chamado de “Ponto de Controle Crítico (PCC).

A

Falso.
Cuidado! A assertiva traz a definição de PONTO DE CONTROLE

De acordo com o item “Definições”, página 28 da Apostila Inspeção Convet 1: “Ponto de Controle é qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto que permita controle de perigos”.

Ponto de Controle Crítico (PCC): “Qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto, onde se aplicam medidas preventivas de controle sobre um ou mais fatores, com o objetivo de prevenir, reduzir a limites aceitáveis ou eliminar os perigos para a saúde, a perda da qualidade e a fraude econômica”.

35
Q

É proibido o uso de madeira nas áreas de industrialização de alimentos, visto a dificuldade da higienização do material.

A

Falso.

Não é proibido, deve ser EVITADO.

36
Q

Deverão ser mantidos registros apropriados da elaboração, produção e distribuição por mínimo 5 anos após o vencimento.

A

Falso.
Em função do risco inerente ao alimento, deverão ser mantidos registros apropriados da elaboração, produção e distribuição, conservando-os por um período superior ao da duração mínima do alimento.

37
Q

As vias de trânsito interno utilizadas pelo estabelecimento, que se encontram dentro do seu limite perimetral, deverão ter uma superfície obrigatoriamente pavimentada, apta para o tráfego de veículos. Devem possuir escoamento adequado, assim como meios que permitam a sua limpeza.

A

Falso.

PAVIMENTADA OU COMPACTADA.

38
Q

As normas de Boas Práticas de Fabricação se aplicam somente para estabelecimentos os quais elaboram, industrializam, fracionam ou armazenem os alimentos, não se aplicando para os estabelecimentos transportadores – os quais ficam a cargo da ANVISA e da ANTT.

A

Falso.
Objetivo e Âmbito de Aplicação, 1.2 Objetivo da Portaria 368, de 04 de setembro de 1997: “Âmbito De Aplicação: O presente Regulamento se aplica, onde couber, a toda pessoa física ou jurídica que possua pelo menos um estabelecimento no qual se realizem algumas das seguintes atividades: elaboração/industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos destinados ao comércio nacional e internacional”.

39
Q

A potencial perda da integridade econômica é considerada um “Perigo” para o Sistema APPCC.

A

Verdadeiro.
Perigo são causas potenciais de danos INACEITÁVEIS que possam tornar um alimento impróprio ao consumo e afetar a saúde do consumidor, ocasionar a perda da qualidade e da INTEGRIDADE ECONÔMICA dos produtos.

Genericamente, o perigo é qualquer uma das seguintes situações:

  • presença inaceitável de contaminantes biológicos, químicos e físicos na matéria-prima ou nos produtos semiacabados ou acabados;
  • crescimento ou sobrevivência inaceitável de micro-organismos patogênicos e a formação de substâncias químicas em produtos acabados ou semiacabados, na linha de produção ou no ambiente;
  • contaminação ou recontaminação inaceitável de produtos semiacabados ou acabados por micro-organismos, substâncias químicas ou materiais estranhos;
  • não conformidade com o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) ou Regulamento Técnico estabelecido para cada produto