INSP I Flashcards
Qual é o âmbito de Aplicação da IN 03/2000?
Em todos os estabelecimentos industriais que realizam o abate dos animais de açougue.
Verificação do processo a ser efetuada pela Inspeção Federal junto ao estabelecimento
O Serviço de Inspeção Federal junto ao estabelecimento é responsável pela fiscalização do cumprimento deste
Regulamento Técnico, devendo proceder à verificação do processo de insensibilização e sangria, mediante:
Observação, em caráter aleatório, das operações de insensibilização e sangria e inspeção dos equipamentos respectivos
Revisão dos registros de monitoramento levados a efeito pelo estabelecimento;
Comparação do resultado das observações e da inspeção efetuadas com os registros correspondentes ao monitoramento realizado pelo Controle de Qualidade do estabelecimento.
V ou F:
Os animais não serão colocados no recinto de insensibilização se o operador responsável pelo atordoamento não puder proceder a essa ação imediatamente após a introdução do animal
nesse recinto;
Não se deve proceder a imobilização da cabeça do animal até que o magarefe possa efetuar a insensibilização.
VERDADEIRO
Método elétrico eletronarcose
O equipamento deverá possuir:
Um dispositivo de segurança que o CONTROLE, a fim de garantir a indução e a manutenção dos animais em estado de INCONSCIÊNCIA até a operação de sangria;
Um dispositivo SONORO ou VISUAL que INDIQUE o PERÍODO DE TEMPO de sua aplicação;
Um dispositivo de segurança, posicionado de modo visível, INDICANDO a TENSÃO e a INTENSIDADE da corrente, para o seu controle, a fim de garantir a indução e a manutenção dos animais em estado de inconsciência;
De SENSORES para verificação da resistência, a corrente elétrica que o corpo do animal oferece, a fim de garantir que a voltagem e a amperagem empregadas na insensibilização sejam proporcionais ao porte do animal, evitando lesões e sofrimento inútil.
VERDADEIRO
V ou F:
O equipamento deve dispor de aparelhos para medir a concentração de gás no ponto de exposição mínima. Esses aparelhos devem emitir um sinal de alerta, visível e/ou audível pelo operador, caso a concentração de dióxido de carbono esteja fora dos limites recomendáveis pelo fabricante;
FALSO
O equipamento deve dispor de aparelhos para medir a concentração de gás no ponto de exposição MÁXIMA.
A concentração de dióxido de carbono, em seu nível máximo, em volume, deve ser de, pelo menos, _____para suínos e _____ para aves.
70%
30%
V ou F:
Os equipamentos onde os animais são expostos à atmosfera controlada devem ser concebidos, construídos e mantidos de forma a conter o animal adequadamente, diminuindo ao máximo a possibilidade de compressão sobre o corpo do animal, de forma que não provoque lesões e sofrimento físico;
FALSO
Os equipamentos onde os animais são expostos à atmosfera controlada devem ser concebidos, construídos e mantidos de forma a conter o animal adequadamente, ELIMINANDO a possibilidade de compressão sobre o corpo do animal, de forma que não provoque lesões e sofrimento físico;
Requisitos aplicáveis aos estabelecimentos de abate CONSTRUÇÃO DESEMBARQUE ESPERA FERIDAS
A construção, instalações e os equipamentos dos estabelecimentos de abate, bem como o seu funcionamento devem poupar aos animais qualquer excitação, dor ou sofrimento;
Os estabelecimentos de abate devem dispor de instalações e equipamentos apropriados ao desembarque
dos animais dos meios de transporte;
Os animais devem ser descarregados o mais rapidamente possível após a chegada; se for inevitável uma espera, os animais devem ser protegidos contra condições climáticas extremas e beneficiar-se de uma ventilação
adequada;
Os animais que corram o risco de se ferirem mutuamente devido à sua espécie, sexo, idade ou origem devem ser mantidos em locais adequados e separados;
V ou F:
A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá utilizar os mesmos parâmetros e determinações emitidas para animais de açougue.
FALSO
A insensibilização … deverá ser disciplinada por ocasião da emissão dos Regulamentos Técnicos que regerão os abates dos mesmos.
É o conjunto de operações de movimentação que deve ser realizada com o mínimo de excitação e desconforto, proibindo-se qualquer ato ou uso de instrumentos agressivos a integridade física dos animais ou provoque reações de aflição.
MANEJO
É a aplicação de um determinado meio físico a um animal, ou de qualquer processo destinado a limitar os seus movimentos, para uma insensibilização eficaz.
CONTENÇÃO
É o processo aplicado ao animal, para proporcionar rapidamente um estado de insensibilidade, mantendo as funções vitais até a sangria.
Atordoamento ou Insensibilização
São os mamíferos (bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos) e aves
domésticas, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária;
Animais de açougue
É o conjunto de diretrizes técnicas e científicas que garantam o bem-estar
dos animais desde a recepção até a operação de sangria.
Procedimentos de abate humanitário
É o termo usado para expressar as reações indicativas da capacidade de responder a estímulos externos.
Sensibilidade
V ou F:
O equipamento deverá possuir um dispositivo de segurança que o controle, a fim de garantir a indução e a manutenção dos animais em estado de inconsciência até a operação de sangria;
VERDADEIRO
Percussivo Penetrativo
A pistola deve ser posicionada de modo a assegurar que o dardo penetre no córtex
cerebral, através da região frontal.
VERDADEIRO
V ou F:
Os animais devem ser movimentados com cuidado. Os bretes e corredores por onde os animais são encaminhados devem ser concebidos de modo a reduzir ao mínimo os riscos de ferimentos e estresse. Os
instrumentos destinados a conduzir os animais devem ser utilizados apenas para esse fim e unicamente por instantes.
VERDADEIRO
Monitoramento do programa
Cabe ao estabelecimento, realizar, pelo menos uma vez ao dia, o monitoramento do processo de insensibilização e sangria. Este monitoramento será realizado, no mínimo, através da checagem dos seguintes aspectos:
Velocidade do fluxo do abate, fluxo mínimo de corrente e tensão para animais de mesma espécie, de acordo com o tamanho e peso;
Posição dos eletrodos no caso de insensibilização elétrica;
Contrações musculares, tônicas e clônicas após a insensibilização;
Intervalos de tempo entre a contenção e o início da insensibilização e entre a insensibilização e a sangria.
Da seção das artérias carótidas e/ou do tronco bicarótico;
Do cérebro, para identificar o efeito da ação mecânica.
Outras técnicas para avaliação do método de abate poderão ser incorporadas, desde que se enquadrem nos métodos estabelecidos em legislação específica.
De acordo com a Portaria 368
As operações e processos praticados para a obtenção de um alimento terminado é a definição de “Manipulação de Alimentos”.
FALSO
A definição acima está se referindo à “Elaboração de Alimentos”.
Manipulação -> Operações sobre a matéria-prima até o produto final.
Elaboração -> Operações e processos até o produto terminado.
De acordo com a Portaria 368
As vias de trânsito interno utilizadas pelo estabelecimento, que se encontram dentro do seu limite perimetral, deverão ter uma superfície obrigatoriamente pavimentada, apta para o tráfego de veículos. Devem possuir escoamento adequado, assim como meios que permitam a sua limpeza.
FALSO
PAVIMENTADA OU COMPACTADA!
OBJETIVO: estabelecer os requisitos gerais (essenciais) e de boas práticas de elaboração a que deve atender TODO estabelecimento que pretenda obter alimentos aptos para o consumo humano.
Vias de trânsito interno: as vias e Áreas utilizadas pelo estabelecimento, que se encontram dentro do seu limite perimetral, deverão ter uma superfície compacta e/ou pavimentada, apta para o tráfego de veículos. Devem possuir escoamento adequado, assim como meios que permitam a sua limpeza”.
De acordo com a Portaria 368
Em hipótese alguma será autorizado armazenar substâncias como materiais de higiene e limpeza na área de manipulação de alimentos.
FALSO
SALVO QUANDO FOR NECESSÁRIO!
De acordo com a Portaria 368
As pessoas que manipulem matérias primas ou produtos semielaborados e que apresentem o risco de contaminar o produto acabado, não devem entrar em contato com nenhum produto acabado enquanto não tenham trocado a roupa de proteção usada durante o aludido procedimento e que esteve em contato ou foi manchada com as matérias primas ou produtos semielaborados.
VERDADEIRO
De acordo com a Portaria 368
Não será permitido variações das especificações químicas e físico-químicas quanto à composição da água, como exemplo a água salobra.
FALSO
SERÁ PERMITIDO variações de acordo com a CARACTÉRISTICA REGIONAL!
O Órgão governamental competente poderá admitir variações das especificações químicas e físico-químicas diferentes das estabelecidas quando a composição da água for uma característica regional e sempre que não se comprometa a inocuidade do produto e a saúde pública”.
De acordo com a Portaria 368
As pessoas que mantêm contato com os alimentos durante seu trabalho devem submeter-se aos exames médicos por intermédio do Ministério do Trabalho ou do Sindicato antes do seu ingresso e, depois, de forma mensal.
FALSO
Submeter-se aos exames por intermédio dos ÓRGÃOS COMPETENTES DE SAÚDE, antes do ingresso, e depois, de forma PERIÓDICA! O BPF não cita o prazo específico!
As pessoas que mantêm contato com os alimentos durante seu trabalho devem submeter-se aos exames médicos por intermédio dos órgãos competentes de saúde antes do seu ingresso e, depois, periodicamente.
De acordo com a Portaria 368
Devem ser tomadas precauções adequadas para eliminar as contaminações químicas, físicas ou microbiológicas ou por outras substâncias indesejáveis, além das medidas que devem ser tomadas em relação à prevenção de possíveis danos.
FALSO
devem ser tomadas precauções adequadas para EVITAR as contaminações químicas, físicas ou microbiológicas ou por outras substâncias indesejáveis. Além disso, medidas devem ser tomadas com relação à prevenção de possíveis danos”.
De acordo com a Portaria 368
O estabelecimento poderá receber matéria-prima ou ingrediente que contenha parasitas, micro-organismo ou substâncias tóxicas, decompostas ou estranhas desde que possam ser reduzidas a níveis aceitáveis.
VERDADEIRO
De acordo com a Portaria 368
Imediatamente após o término da jornada de trabalho e 2 vezes durante o turno (pré-operacional e pós-operacional) deverão ser rigorosamente limpos o chão, incluídos os condutos de escoamento de água.
FALSO
Imediatamente após o término da jornada de trabalho, ou quantas vezes seja necessário. deverão ser rigorosamente limpos o chão, incluídos os condutos de escoamento de água, as estruturas de apoio e as paredes das áreas de manipulação de alimentos”.
De acordo com a Portaria 368
Operações pelas quais se fraciona um alimento independentemente da modificação da composição original é a definição de “Fracionamento de Alimentos”.
FALSO
No fracionamento de alimentos, as operações ocorrem SEM MODIFICAR A COMPOSIÇÃO ORIGINAL!
“Fracionamento de Alimentos: são as operações pelas quais se fraciona um alimento sem modificar sua composição original”.
De acordo com a Portaria 368
Os equipamentos deverão ser usados, exclusivamente, para as finalidades sugeridas pelo formato que apresentam.
VERDADEIRO
De acordo com a Portaria 368
Durante o armazenamento deverá ser exercida uma inspeção periódica mínima a cada 2 horas dos produtos acabados, com o objetivo de que só sejam liberados alimentos aptos para o consumo humano e se cumpram as especificações aplicáveis aos produtos acabados, quando estas existam
FALSO
Durante o armazenamento deverá ser exercida uma inspeção PERIÓDICA dos produtos acabados, com o objetivo de que só sejam liberados alimentos aptos para o consumo humano e se cumpram as especificações aplicáveis aos produtos acabados, quando estas existam”.
De acordo com a Portaria 368
Visitantes são todas as pessoas que visitam o estabelecimento produtor de alimentos, como escolas, faculdades ou consultores.
FALSO
Visitantes: consideram-se como visitantes todas as pessoas não pertencentes às áreas ou setores onde se manipulem alimentos. Serão tomadas precauções para impedir que os visitantes contaminem os alimentos nas áreas onde estes são manipulados. As precauções podem incluir o uso de roupas protetoras”.
De acordo com a Portaria 368
Todo estabelecimento que pretenda obter alimentos aptos para o consumo humano deve atender ao requisitos higiênico-sanitários estabelecidos nas normas de BPF, como a localização dos estabelecimentos, que deverão estar situados obrigatoriamente em zonas isentas de odores indesejáveis, fumaça, poeira e outros contaminantes, e que não estejam expostas a inundações e possuam cinturão verde.
FALSO
Os estabelecimentos deverão estar situados, preferivelmente, em zonas isentas de odores indesejáveis, fumaça, poeira e outros contaminantes, e que não estejam expostas a inundações”.
De acordo com a Portaria 368
Pessoas portadoras de feridas infectadas, infecções cutâneas, doença de chagas, diarreia, brucelose ou tuberculose não poderão trabalhar, sob nenhum pretexto, em qualquer área de manipulação de alimentos.
FALSO
CUIDADO! O BPF não cita BRUCELOSE OU TUBERCULOSE!
De acordo com a Portaria 368
Devem existir pias com água fria ou fria e quente e meios convenientes para secá-las como porta toalhas (papel e pano) ou secadores automáticos.
FALSO
Não se permitirá o uso de toalhas de pano. No caso do uso de toalhas de papel deverá haver, em número suficiente, porta-toalhas e recipientes coletores.
De acordo com a Portaria 368
Todos os produtos de limpeza e desinfecção deverão ter seu uso aprovado previamente pelo controle da empresa, identificados e guardados em local adequado fora das áreas de manipulação de alimentos. Ademais, deverão ter uso autorizado pelos órgãos competentes.
VERDADEIRO
De acordo com a Portaria 368
É conveniente que o estabelecimento instrumente os controles de laboratório com metodologia analítica reconhecida, que se considere necessária para assegurar alimentos aptos para o consumo.
VERDADEIRO
De acordo com a Portaria 368
Não se devem cultivar, produzir, nem extrair alimentos ou crias de animais destinados à alimentação animal, em áreas onde a água utilizada nos diversos processos produtivos possa constituir, por intermédio dos alimentos, risco para saúde do consumidor.
FALSO
Alimentação HUMANA, e não animal.
Proteção contra a contaminação pela água: não se devem cultivar, produzir, nem extrair alimentos ou crias de animais destinados à alimentação humana, em áreas onde a água utilizada nos diversos processos produtivos possa constituir, por intermédio dos alimentos risco para a saúde do consumidor”.
De acordo com a Portaria 368
É proibido o uso de madeira nas áreas de industrialização de alimentos, visto a dificuldade da higienização do material
FALSO
Não é PROIBIDO, e sim deverá ser EVITADO!
“Deverá ser evitado o uso de materiais que dificultem a limpeza e a desinfecção adequadas, por exemplo a madeira, a menos que a tecnologia empregada torne imprescindível o seu uso, e não constitua uma fonte de contaminação”.
De acordo com a Portaria 368
Todas as operações do processo de produção, incluída a embalagem, deverão realizar-se sem demoras inúteis e em condições que excluam toda a possibilidade de contaminação, deterioração ou proliferação de micro-organismos patogênicos e causadores de putrefação
VERDADEIRO
De acordo com a Portaria 368
Qualquer pessoa que esteja afetada deve comunicar imediatamente ao Serviço de Inspeção Federal do estabelecimento que está enferma.
FALSO
AO SIF NÃO! À DIREÇÃO DO ESTABELECIMENTO!
De acordo com a Portaria 368
Em casos de devolução de produtos, estes deverão ser colocados nas câmaras-frias ou destinados ao pátio de manobras, até que se estabeleça seu destino.
FALSO
Devolução de Produtos: no caso de devolução de produtos, estes deverão ser colocados em setores separados e destinados à finalidade, até que se estabeleça seu destino”.
De acordo com a Portaria 368
Deverão ser mantidos registros apropriados da elaboração, produção e distribuição por mínimo 5 anos após o vencimento.
FALSO
Em função do risco inerente ao alimento, deverão ser mantidos registros apropriados da elaboração, produção e distribuição, conservando-os por um período superior ao da duração mínima do alimento”.
Todas as operações do processo de produção, incluída a embalagem, deverão realizar-se sem demoras inúteis e em condições que excluam toda a possibilidade de contaminação, deterioração ou proliferação de micro-organismos patogênicos e causadores de putrefação
VERDADEIRO
O material utilizado para embalagem não deverá transmitir substâncias indesejáveis que ultrapassem os limites aceitáveis pelo órgão competente.
VERDADEIRO
Em hipótese alguma será autorizado armazenar substâncias como materiais de higiene e limpeza na área de manipulação de alimentos.
FALSO
Cuidado! SALVO QUANDO FOR NECESSÁRIO!
Desvio é a falha no cumprimento ou não atendimento do limite crítico, denotando este estar sob ou sobrepassado.
VERDADEIRO
Limite crítico é o valor ou atributo estabelecido, que não deve ser excedido, no ponto de controle.
FALSO
Limite crítico é o valor ou atributo estabelecido, que não deve ser excedido, no controle do ponto crítico
A planta de situação do estabelecimento com identificação dos locais de colocação de produtos (área externa) e armadilhas (área interna) deve constar do plano de controle de insetos e roedores.
VERDADEIRO
A sexta etapa do plano do APPCC é o encaminhamento da documentação para avaliação pelo DSA.
FALSO
Para avaliação pelo DIPOA.
É de responsabilidade da Direção-Geral e do Nível Gerencial das empresas assegurar que todo o corpo funcional esteja conscientizado da importância da execução das atividades do Boas Práticas de Fabricação.
FALSO
Responsabilidade: É de responsabilidade da Direção-Geral e do Nível Gerencial das empresas assegurar que todo o corpo funcional esteja conscientizado da importância da execução das atividades do Programa ou Plano de APPCC.”
É a representação gráfica de todas as etapas operacionais, em sequência ordenada, na elaboração de cada produto”.
Diagrama Operacional
Durante os trabalhos de matança, o SIF deverá verificar o estado e funcionamento dos esterilizadores situados nos diversos pontos da sala; se possuem carga completa de água limpa e em temperatura nunca inferior a 82,2ºC, jamais permitindo-se seu uso para finalidades estranhas, além da observação da frequência e oportunidade do seu uso pelos funcionários da IF e operários, com especial atenção à sangria, corte abdominal e linhas de inspeção.
FALSO
…em temperatura nunca inferior a 85ºC, jamais permitindo-se seu uso para finalidade estranhas…
Em sistemas de evisceração não automatizados, os chuveiros de lavagem de carcaças poderão ser localizados no final da calha de evisceração, ou na saída da sala de evisceração.
FALSO
Em sistemas de evisceração não automatizados, esses chuveiros poderão ser localizados no INÍCIO da calha de evisceração ou na ENTRADA da sala de evisceração”.
A calha de evisceração disporá de pontos de água localizados em suas bordas na proporção mínima de 1 (um) para cada 2 (dois) operários, destinados à lavagem dos aventais.
ERRADO
Lavagem das MÃOS!!!
Não será permitida a recirculação da água nos resfriadores contínuos ou sistema de aspersão.
VERDADEIRO
O veterinário oficial responsável pela Inspeção Federal junto ao matadouro se incumbe também, da missão de especificar a velocidade da nória na linha de evisceração, de maneira que durante todo o abate seja possível a normal realização dos exames post mortem.
VERDADEIRO
Entende-se por rótulo o processo de identificação do alimento através do rótulo.
ERRADO
A definição acima trata da “Rotulagem”.
Todas as vezes que os operários se ausentarem das seções de manipulação, durante o trabalho, deverão deixar à saída das mesmas os aventais e luvas, dependurados em cabides apropriados, bem como os utensílios de trabalho.
VERDADEIRO
Os miúdos devem ser pré-resfriados em resfriadores contínuos, por imersão, tipo rosca sem fim, obedecendo a temperatura máxima de 7ºC e renovação constante da água, no sentido contrário aos movimentos dos mesmos, na proporção mínima de 1,5 (um e meio) litros por quilo.
ERRADO
Máxima de 4ºC!!!
Os miúdos devem ser pré-resfriados em resfriadores contínuos, por imersão, tipo rosca sem fim, obedecendo a temperatura máxima de 4ºC e renovação constante da água, no sentido contrário aos movimentos dos mesmos, na proporção mínima de 1,5 (um e meio) litros por quilo”.
Os estabelecimentos que realizarem cortes e/ou desossa de aves devem possuir dependência própria, exclusiva e climatizada, com temperatura ambiente não superior a 12ºC.
VERDADEIRO
A evisceração não automatizada será, preferentemente, realizada com as aves suspensas em ganchos de material inoxidável, presos em trilhagem aérea mecanizada.
ERRADO
OBRIGATORIAMENTE!
As carcaças menos afetadas pela aerossaculite, podem ser rejeitadas parcialmente após a remoção e condenação completa de todos os tecidos envolvidos com a lesão, incluindo o exsudato.
VERDADEIRO
As soluções empregadas na higiene das instalações, do equipamento e do pessoal, devem sempre ser aquelas registradas no Ministério da Saúde e ter seu uso autorizado pelo DIPOA.
VERDADEIRO
Durante os trabalhos de matança, o SIF deverá verificar o estado e funcionamento dos esterilizadores situados nos diversos pontos da sala; se possuem carga completa de água limpa e em temperatura nunca inferior a 82,2ºC, jamais permitindo-se seu uso para finalidades estranhas, além da observação da frequência e oportunidade do seu uso pelos funcionários da IF e operários, com especial atenção à sangria, corte abdominal e linhas de inspeção.
ERRADO
85ºC!!!
Em sistemas de evisceração não automatizados, os chuveiros de lavagem de carcaças poderão ser localizados no final da calha de evisceração, ou na saída da sala de evisceração.
ERRADO
Em sistemas de evisceração não automatizados, esses chuveiros poderão ser localizados no início da calha de evisceração ou na entrada da sala de evisceração”.
A quantidade de água determinada pelo Método de Controle Interno exprime-se em percentagem do peso total da carcaça de ave no limite máximo de 6% de seus pesos.
ERRADO
OITO POR CENTO!!!
É facultada a retirada de rins, pés, pescoço e cabeça das carcaças das aves.
VERDADEIRO
O recolhimento de ovários de aves (reprodutoras ou poedeiras comerciais) será permitido desde que o produto seja resfriado, imediatamente, após a coleta, a uma temperatura de 0ºC.
ERRADO
Temperatura de QUATRO GRAUS!
Após 60 minutos de evisceração retardada, deve-se condenar órgãos internos. Deve-se realizar avaliação minuciosa e criteriosa da carcaça sob o ponto de vista organoléptico e adotando o seguinte critério, dependendo do grau de comprometimento dos caracteres organolépticos: aproveitamento condicional ou condenação total.
VERDADEIRO
Os esgotos de condução de resíduos não comestíveis deverão ser lançados nos condutores principais, através de piletas e sifões.
VERDADEIRO
O forro será dispensado nos casos em que a cobertura for de estrutura de policloreto de vinila, refratária ao calor solar e proporcionar perfeita vedação à entrada de insetos, pássaros etc.
ERRADO
O forro será dispensado nos casos em que a cobertura for de ESTRUTURA METÁLICA!
Congelamento é o processo de refrigeração e manutenção a uma temperatura não maior que -18ºC.
ERRADO
Cuidado para não confundir! A portaria nº 210 cita congelamento como a temperatura não maior que -12ºC.
Não se permitirá a confluência da rede das águas servidas dos pré-resfriadores para condução de outros resíduos não comestíveis.
ERRADO
SERÁ PERMITIDO!
O sangue coletado na área de sangria das aves deverá ser destinado para industrialização, como comestível se as aves forem liberadas pelo Serviço de Inspeção Federal.
ERRADO
Serão destinados à industrialização como NÃO COMESTÍVEL!
Se a quantidade de água resultante no método de gotejamento (“drip teste”), expressa em percentagem do peso da carcaça, com todos os miúdos ou partes comestíveis na embalagem, ultrapassar o valor limite de 6%, considera-se que as carcaças absorveram a quantidade de água normalmente durante o pré-resfriamento.
ERRADO
ABSORVERAM UM EXCESSO DE ÁGUA!!!
A água de renovação do sistema de pré-resfriamento por imersão poderá ser hiperclorada, permitindo-se no mínimo 5 ppm de cloro.
ERRADO
MÁXIMO 5 PPM!!!
O Sistema APPCC constitui-se de sete princípios, entre eles o estabelecimento do risco.
ERRADO O estabelecimento do risco não é um princípio básico do Sistema APPCC. 1- Identificação do perigo; 2- Identificação do Ponto Crítico; 3- Estabelecimento do Limite Crítico; 4- Monitorização; 5- Ações Corretivas; 6- Procedimentos de Verificação; 7- Registros de resultado”.
As aves que morrerem na plataforma de recepção ou durante o transporte, serão encaminhadas, com presteza, em recipientes fechados e identificados, à necropsia, sempre sob controle da Inspeção Federal.
ERRADO
AO FORNO CREMATÓRIO OU À GRAXARIA!!!
Os miúdos devem ser pré-resfriados em resfriadores contínuos, por imersão, tipo rosca sem fim, obedecendo a temperatura máxima de 7ºC e renovação constante da água, no sentido contrário aos movimentos dos mesmos, na proporção mínima de 1,5 (um e meio) litros por quilo.
ERRADO
Máxima de 4ºC!!!
As carcaças deverão ser lavadas em chuveiros de aspersão dotados de água sob adequada pressão, com jatos orientados no sentido de que toda a carcaça seja lavada, inclusive os pés, durante o processo de evisceração.
FALSO
Antes da evisceração, as carcaças deverão ser lavadas em chuveiros de aspersão dotados de água sob adequada pressão…
É facultada a retirada de rins, pés, pescoço e cabeça das carcaças das aves.
VERDADEIRO
Não será permitida a recirculação da água nos resfriadores contínuos ou sistema de aspersão.
VERDADEIRO
As carcaças menos afetadas pela aerossaculite, podem ser rejeitadas parcialmente após a remoção e condenação completa de todos os tecidos envolvidos com a lesão, incluindo o exsudato.
VERDADEIRO
As salas obrigatoriamente deverão estar isentas de vapor, poeira, fumaça e acumulo de água.
FALSO
NA MEDIDA DO POSSÍVEL as salas deverão estar isentas de vapor…
Os estabelecimentos que realizarem cortes e/ou desossa de aves devem possuir dependência própria, exclusiva e climatizada, com temperatura ambiente não superior a 12ºC”.
VERDADEIRO
O ambiente da escaldagem e depenagem deverá possuir ventilação suficiente para exaustão do vapor d’água proveniente da escaldagem e das impurezas em suspensão. Além disso, deverá ser empregado, obrigatoriamente, o uso de “lanternins”, coifas ou exaustores e de forro.
FALSO
Atenção! O forro PODERÁ SER dispensado na seção da escaldagem e depenagem. O emprego de “lanternins”, coifas ou exaustores será recomendado QUANDO a ventilação natural foi INSUFICIENTE.
Se a quantidade de água resultante no método de gotejamento (“drip teste”), expressa em percentagem do peso da carcaça, com todos os miúdos ou partes comestíveis na embalagem, ultrapassar o valor limite de 6%, considera-se que as carcaças absorveram a quantidade de água normalmente durante o pré-resfriamento
Errado
ABSORVERAM UM EXCESSO DE ÁGUA!!!
A água de renovação do sistema de pré-resfriamento por imersão poderá ser hiperclorada, permitindo-se no mínimo 5 ppm de cloro.
Errado
MÁXIMO 5 PPM!!!
O gênero Numida meleagris refere-se às Galinhas D’Angola ou Guiné.
VERDADEIRO
O gotejamento deverá ser realizado, imediatamente após o pré-resfriamento, com as carcaças suspensas pelas asas ou pescoço, em equipamento de material inoxidável, dispondo de calha coletora de água de gotejamento, suspensa e disposta ao longo do transportador.
VERDADEIRO
O gênero anser refere-se aos patos e paros maduros.
FALSO
Gênero Anas: patos e patos maduros. e. Gênero Anser: gansos e gansos maduros”.
Cuidado para não confundir o gênero Anser e Anas!
Anser -> gansos
Anas -> patos
Preferencialmente a operação de retirada das carcaças dos continentes onde foram congeladas, para o acondicionamento em sacos ou outros continentes secundários, deverá ser realizada, desde que a área assim o comporte e sem prejuízo das operações normais.
FALSO
EXCEPCIONALMENTE!
“Excepcionalmente a operação de retirada das carcaças dos continentes onde foram congeladas, para o acondicionamento em sacos ou outros continentes secundários, poderá ser permitida, desde que a área assim o comporte e sem prejuízo das operações normais.”
O serviço de inspeção federal deverá verificar, antes do início da matança, a apresentação dos trabalhadores quando a limpeza do uniforme de serviço, com duas ou mais trocas por semanas.
VERDADEIRO
Será permitido a utilização de material do tipo “elementos vazados” ou “combogó”, nas áreas industriais de processamento, inclusive na plataforma de recepção de aves e graxarias.
FALSO
NÃO SERÁ PERMITIDO!
A temperatura das carnes manipuladas na seção de cortes não poderá exceder 7ºC.
VERDADEIRO
A inspeção de linha é realizada por pessoal treinado especificamente para tal função, mas o juízo final sobre a comestibilidade das carnes e vísceras, cabe única e exclusivamente ao Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário.
FALSO
AO VETERINÁRIO OFICIAL!
A quinta etapa de implantação do APPCC é marcada pela sequência lógica de aplicação dos princípios de APPCC abordando 12 passos que serão necessários à implantação do APPCC, entre eles, o primeiro passo é reunir a equipe APPCC, formada nos moldes apresentados na primeira etapa de implantação (Formação da Equipe).
VERDADEIRO