Imunologia Flashcards
Qual a função fisiológica do sistema imune?
Defender o corpo de micro-organismos infecciosos, mas atua também defendendo o corpo de substâncias estranhas não infecciosas e de células danificadas.
Reagir à micro-organismos estranhos, sejam infecciosos ou não, sem se preocupar com dano fisiológico ou patológico.
O que é a imunidade e quais seus dois tipos e onde ela atua?
A imunidade é o conjunto de respostas coordenadas e sequenciais para defender o organismo contra micro-organismos estranhos. Ela pode ser inata ou adaptativa e é local e sistêmica (iniciada em um local mas distribuída por vários outros)
O que é a imunidade inata e adaptativa?
A imunidade inata (natural, nativa) é aquela que é usada nas primeiras horas da infecção, quando a imunidade adaptativa não foi adquirida. Ela é mediada por fatores que já existiam antes da infecção (fagocitos, células dendriticas, células NK, mastócitos)
A imunidade adaptativa (específica, adquirida) é estimulada por agentes infecciosos, aumentando as capacidades defensivas após a exposição sucessiva à um microorganismo particular.
O que é o antígeno e como ele se divide?
Antígeno é o corpo estranho causador da doença. Ele pode desencadear resposta imune (imunógeno) ou não.
Como as células associadas à resposta imune se classificam (2 tipos)?
Quase todas as células imune derivam da medula óssea, e se classificam de acordo com sua linhagem: células mieloides (células dendriticas e fagocitos) e células linfoides (linfócitos)
As células mieloides dão origem ao neutrófilo, macrófago (monócito como precursor), plaquetas e eritrócitos
Quais células formam os fagocitos e qual a principal diferença entre elas?
Os fagocitos são formados por neutrofilos e macrofagos, e são muito importantes na resposta inata.
Os neutrofilos tem meia vida mais curta (1-2 dias), atuam apenas na fase aguda da doença e tem atividade enzimática de curta duração. Isso só é possível por rearranjo do citoesqueleto e montagem de enzimas.
Os macrofagos duram por dias, semanas ou até anos e tem resposta mais lenta pois fazem isso por transcrição genica.
Como é a estrutura e o funcionamento dos neutrofilos?
Também conhecidos como células polimorfonucleares (PMN), tem núcleo segmentado com 3-5 lóbulos conectados, além de terem 2 tipos de grânulos: os grânulos específicos, repleto de enzimas, e os azurofilicos, com enzimas e substâncias microbicidas.
Os humanos produzem trilhões de neutrofilos por dia, que vão para o sangue, durando horas ou dias. Caso eles vão para os tecidos, atuam por 1-2 dias e morrem. Eles fagocitam micro-organismos ou produzem substâncias antimicrobianas que matam micro-organismos extracelulares, o que acaba danificando tecidos sadios. Os neutrófilos são sempre a primeira célula à ser chamada, mas nem sempre a primeira à responder (pele e célula de langerhans). ATUAM APENAS NA FASE AGUDA e SÃO AS CÉLULAS MAIS ABUNDANTES NO SANGUE SAUDÁVEL
Como os monocitos se transformam em macrofagos?
Os monocitos (mononucleares) são criados por células precursoras, e começam então a circular no sangue e migram para os tecidos em reações inflamatórias, amadurecendo ainda mais e se transformando em macrófagos. São células ativadas localmente e podem ser tornar a população mais abundante em caso de infecção
Quais são alguns locais do corpo habitados por macrofagos e de onde derivam?
Encéfalo com as células da glia, células de Kupffer no fígado e macrofagos derivados do pulmão. Eles derivam do saco vitelínico ou de precursores do fígado fetal.
Quais são os dois tipos de monocitos e quais suas funções?
Monócito clássico/inflamatorio: são os mais numerosos e produzem mediadores inflamatórios, fazem fagocitose e são rapidamente recrutados para o sítio de lesão ou inflamação, são MAIS INFLAMATÓRIOS
Monócito não clássico: ele é recrutado após a lesão e faz um processo chamado patrulhamento: se arrasta ao longo das células endoteliais, são MENOS INFLAMATÓRIOS e fazem mais reparo (angiogenese, por exemplo).
O que seriam os macrofagos M1 e M2? Por que eles são diferentes?
Macrofagos tem diferentes funções dependendo do tipo dos estímulos ativadores.
M1: algumas citocinas produzidas pela subpopulacao T ativam os macrofagos para que eles sejam mais eficientes no killing de organismos. Monocitos clássicos e macrofagos M1 tem semelhanças funcionais.
M2: outras citosinas produzidas pela subpopulacao T ativam os macrofagos para que eles tenham função de remodelamento tecidual. É uma ativação alternativa.
Como mais os macrofagos podem ter sua conformação alterada?
Dependendo do estímulo externo, como micro-organismos, os macrofagos podem alterar sua morfologia, criando um grande citoplasma, células multinucleares e etc.
Quais são as características comuns entre mastocitos, eosinófilos e basofilos? Eles atuam em qual tipo de imunidade?
Se originam na medula óssea, possuem grânulos citoplasmaticos com mediadores inflamatórios e antimicrobianos e atuam em reações alérgicas e na proteção contra helmintos (vermes), ATUAM NA RESPOSTA INATA E ADAPTATIVA
Onde os mastocitos estão localizados e porque eles não são vistos no leucograma?
Os mastocitos maduros não estão na circulação, mas sim adjacente à vasos e nervos. Dessa forma, ele não é visto no leucograma.
Como os mastocitos são ativados?
Eles possuem receptores com alta afinidade por IgE, logo, esse anticorpo reveste o mastócito e ativa o mesmo quando encontra com um antígeno. Os mastocitos também são ativados ao entrar em contato com algum produto microbiano, independentemente do IgE
O que os mastocitos liberam e qual sua função?
Histamina - defesa contra helmintos e atua em alergia
Os basofilos são semelhantes aos mastocitos? Qual a principal diferença?
Os basofilos são muito parecidos com os mastocitos, mas eles são vistos no leucograma (apesar de serem minoria nos leucócitos) e tem grânulos com afinidade à corantes básicos.
Onde os eosinofilos estão localizados?
Tecidos perifericos, como mucosa respiratória, gastrointestinal e genitourinaria
O que está presente nos grânulos dos eosinofilos?
Substâncias capazes de quebrarem a parede células de parasitas, mas que podem lesar tecidos do hospedeiro
Qual a função das células dendriticas na resposta inata e adaptativa?
Resposta inata: as DC são células circulantes que passam pelo sangue e percebem a presença de micro-organismos.
Resposta adaptativa: as DC capturam as proteínas microbianas e as exibem para células T, iniciando a resposta adaptativa.
Qual é a função das DCs clássicas e cite um exemplo e uma célula semelhante.
As DCs clássicas capturam todos os tipos de antigenos que entram pelo epitélio e os apresentam para as células T. No intestino, elas emitem prolongamentos que entram no lúmen do órgão capturando antígenos. Uma célula semelhante é a célula de Langerhans.
Qual a função das DCs plasmacitoides.
Elas produzem uma citocina antiviral que captura o vírus e o apresenta para a célula T.
Como as células dendriticas são formadas?
A célula tronco hematopoietica dá origem à uma célula precursora de monócito/célula dendritica. Ela se diferencia em precursor de célula dendritica, originando a pré-DC clássica e plasmacitoide. Quando elas chegam aos tecidos, se efetiva,e completamente.
Entretanto, a célula precursora de monócito e de célula dendritica pode dar origem à um monócito, que forma a célula dendritica INFLAMATÓRIA
Em qual tipo de imunidade os linfócitos atuam e como seus receptores antígenicos funcionam?
Os linfócitos são células ímpares da resposta imune adaptativa e cada um deles possui um receptor antigênico único e específico para um antígeno específico,