Aula 2 Imuno Flashcards
Qual a primeira linha de defesa contra micro-organismos que rompem a barreira celular?
Fagocitos (macrofagos e neutrófilos). Alguns macrofagos estão já nos tecidos, já monocitos e neutrofilos são geralmente recrutados pro local de infecção.
Por que as DCs detectam microorganismo invasores rapidamente e como elas respondem??
Pois estão localizadas em muitos tecidos e possuem inúmeros receptores de PAMPs e DAMPs. Elas secretam citocinas chamando leucócitos para o local de infecção.
Qual tipo de citocina as DC plasmocitoides e como elas fazem isso?
Elas secretam IFN-1, principal citocina antiviral, devido a alta quantidade de TLR endossomicos e receptores sensíveis para RNA e DNA.
Por que as ILCs se diferenciam das células T e por que elas não sao chamadas de linfócitos?
As ILCs se diferenciam das células T pois não possuem receptores TCR. Elas não são chamadas de linfócitos pois não possuem receptores antigenicos que passaram por expansão clonal
Como a ativação de um linfócito T difere da ativação de uma ILC?
Já que a ILC não possui TCR, ela é ativada por outras citocinas, e não por antígenos, como visto nos linfocitos
Como as células NK são consideradas, o que elas combatem, o que secretam e como elas são estruturadas?
As células NK (tipo de ILC1) são células citotoxicas que combatem vírus e patógenos intracelulares, secretando IFN gama. As células NK contêm grânulos citoplasmáticos e expressam proteínas de superfície únicas, mas não expressam as imunoglobulinas ou os receptores de células T, os receptores de antígenos dos linfócitos B e T, respectivamente.
Quais são as duas funções das células NK?
Matar células infectadas e produzir IFN gama para destruir micro-organismos fagocitados pelos macrofagos
Como a célula NK mata as células infectadas?
Ao serem ativadas, as células NK secretam proteínas que estão nos seus grânulos: a perforina facilita a entrada de outras proteínas e as granzimas entram e iniciam uma sequência de apoptose na célula alvo
Como as células NK distinguem as células lesadas das células sadias?
A partir dos receptores de ativação e de inibição, que detectam moléculas presentes na superfície de outras células e causam sinais excitadores (causam killing) ou inibidores (desligam a NK)
O que é o MHC de classe 1? Quais fatores diminuem a expressão de MHC I?
Proteínas de superfície celular expressas por todas as células nucleadas sadias do corpo. Células mais velhas diminuem a expressão de MHC classe 1. Vírus também podem ter ou influenciar a inibição do MHC classe 1, fazendo com que o receptor inibidor não consiga se ligar na célula, atacando ela
Qual a diferença entre o MHC 1 e 2
MHC 1 está em todas as células nucleares.
MHC 2 está só nas células apresentadoras de antígeno (APC), mas elas tb tem núcleo: macrófago, células dendriticas e linfócitos B
Como as células NK atuam reconhecendo as MHC 1? Como a NK reage recebendo um estímulo inibitório e um excitatorio ao mesmo tempo
As células NK possuem receptores diferentes dos usados por linfócitos TCD8, o que permite identificar as células que apresentam MHC1 (células sadias) das células que não apresentam MHC1 (células lesadas). Caso a celula receba estímulo inibitório e excitatorio, o inibitório sempre vence.
Um dos receptores de ativação bem‐definidos das células NK é chamado de NKG2D; ele reconhece as moléculas que se assemelham às proteínas do complexo de histocompatibilidade principal de classe I (MHC) e são expressas em resposta a diversos tipos de estresse celular.
Os receptores inibitórios das células NK, que bloqueiam a sinalização através da ativação de receptores, são específicos para moléculas próprias do MHC de classe I, as quais são expressas em todas as células nucleadas saudáveis. Portanto, a expressão do MHC de classe I protege as células saudáveis da destruição pelas células NK.
O que acontece se as células NK receberem um estímulo de ativação devido à ausência de MHC1?
Elas secretarão citocinas para matar as células infectadas
Como as células NK e os linfócitos TcD8 se completam?
O TCD8 é melhor para matar células infectadas por vírus, já que ele detecta a presença de MHC1 e é imunidade adaptativa, apresentando melhor expansão clonal. Entretanto, o vírus tenta fugir do TCD8, então diminui a expressão de MHC, sendo então destruído pela célula NK, que é ativada pela ausência de MHC
Ao serem recrutados para o sítio de infecção, o que os macrofagos fazem?
Eles fazem fagocitose, ingerindo micro-organismos contidos em vesículas.
Qual a primeira etapa da fagocitose?
Micro-organismos se ligam à receptores que são específicos para esse micro-organismos. Esses receptores podem reconhecer padrões particulares, como os receptores de manose e podem ter alta afinidade para opsoninas (anticorpos ou moléculas do complemento que se ligam ao microorganismo)
Ao serem ativados, o que os macrofagos fazem?
Eles juntam os fagossomos (material fagocitado) aos lissosomos, formando os fagolisossomos, onde há vários mecanismos microbicidas.
Quais são as principais enzimas microbicidas nos fagolisossomos?
Espécies reativas de oxigênio: as ROS se originam de oxigênio molecular convertido pelo fagócito oxidasse, produzido pela própria célula.
Óxido nítrico: espécie reativa de nitrogênio
Enzimas proteolíticas: uma das mais comuns é a elastase, presente em neutrofilos e participa do killing de muitas bactérias
Como são algumas formas de ativações dos macrofagos?
Micro-organismos, citocinas (ifn-gama), estímulos de linfócitos T
Quais algumas funções dos macrofagos?
Killing de organismos, fibrose, reparo tecidual